Frutas adequadas para tratar o fígado gorduroso

· 7 de dezembro de 2014
Os morangos ajudam a fortalecer o sistema imunológico, ao mesmo tempo em que depuram o fígado e desintoxicam nosso corpo. Podemos ingeri-los em sucos, vitaminas ou chás.

O fígado gorduroso é uma doença hepática bastante comum. Acontece quando existe uma acumulação excessiva de gordura neste órgão, afetando suas funções básicas e inflamando suas células.

Mas esse problema pode melhorar se mantivermos uma dieta adequada. Neste artigo, ensinaremos quais frutas podem te ajudar.

Frutas que ajudam a tratar o fígado gorduroso

1. Tamarindo, a fruta tropical

Você conhece as maravilhas curativas desta fruta tropical? São muitos os estudos realizados a respeito, destacando acima de tudo o grande valor nutricional dessa fruta.

O tamarindo é um excelente depurativo que melhora nossa digestão, nos ajuda a perder peso e, graças ao seu teor de fibras e ácidos insaturados, nos ajuda a tratar a arteriosclerose.

Além de tudo isso, nos ajuda a curar o fígado gorduroso. Mas como? O tamarindo possui propriedades protetoras e descongestionantes do fígado.

Também é ideal para tratar os problemas biliares, já que consegue esvaziar e curar a vesícula biliar. Ele limpa e corrige os níveis de colesterol, reduzindo a gordura do fígado gorduroso.

Não tenha dúvidas em consumir essa maravilhosa fruta. A melhor maneira de fazer isso é infusão: 30 g de folhas secas por litro de água. Beba 3 xícaras por dia.

2. Limão, o grande depurador

o fígado gorduroso

Nós adoramos o limão. Tomar por dia um copo de água mineral junto com o suco de um limão é um remédio perfeito para tratar o fígado gorduroso.

Isso porque é um grande agente desintoxicante, rico em vitamina C e com elevados níveis de ácido cítrico.

O grande segredo do suco de limão é que nos permite decompor a comida no estômago, fazendo com que as digestões sejam mais fáceis e adequadas.

Tudo isso se deve aos ácidos da fruta, que estimulam o estômago e protegem nosso fígado.

Leia também: Água com limão e linhaça: ajuda a perder peso?

3. As refrescantes peras

o fígado gorduroso

Você é um apaixonado por peras? Então está com sorte! As peras têm muitos nutrientes, além de serem doces e refrescantes.

Por isso, são úteis para ajudar a combater muitas doenças. Basta recordar do famoso ditado “estar mais saudável que uma pera”.

Tudo isso se deve ao seu alto teor de água e ao alto nível de energia que proporciona. Basicamente, é uma fruta ideal para seguir dietas e perder peso.

Possui, além disso, alto teor de frutose, o que transforma as peras em frutas adequadas para pessoas diabéticas.

Também contêm fibras insolúveis e solúveis, favorecendo a eliminação do colesterol e regulando a função intestinal.

Além disso, combate a prisão de ventre, graças, especialmente, ao seu teor de pectina.

Curiosidade: consumir duas peras por dia cobre 20% da ingestão diárias recomendada de vitamina C, cerca de 10% do ácido fólico, uma boa dose de vitaminas do complexo B (B1, B2 e em menor proporção B3 e B6) e de vitamina E.

Tudo isso torna a pera em um excelente protetor do fígado, já que seu alto teor de ácidos orgânicos faz com que ajude a tratar, por exemplo, a dor de estômago, elevando a secreção de sucos gástricos e limpando de modo ideal o pâncreas e o fígado.

Não se esqueça, seja de forma natural ou em suco, consuma todos os dias uma pera e você verá os benefícios refletidos na sua saúde.

4. O benefício do suco de melão com sementes de mamão

o fígado gorduroso

Você conhecia este simples remédio? É um remédio excelente para limpar nosso fígado, já que nosso objetivo é, acima de tudo, reduzir a incidência das gorduras.

Dessa forma, permitimos que o fígado, onde a bile é produzida, continue cumprindo suas funções básicas, como realizar a absorção intestinal das gorduras e das vitaminas, além de eliminar as substâncias tóxicas e o excesso de colesterol.

Tomar, por exemplo, todas as tarde este suco pode servir de ajuda para tratar o fígado gorduroso.

O que necessito para fazer meu suco de melão e sementes de mamão?

  • Dois pedaços de melão.
  • Um copo de água fresca.
  • Duas sementes de mamão.

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata. Em seguida, beba pouco a pouco mastigando bem as sementes de mamão. Você verá os excelentes resultados.

Leia também: Mamão, chá verde e aloe vera: o melhor remédio para a inflamação abdominal

5. As excelentes propriedades dos morangos

o fígado gorduroso

Os morangos, além de deliciosos, são um remédio excelente para limpar o fígado e desintoxicar nosso corpo.

Possui fibras e vitamina C, uma substância antioxidante que, além do mais, protege o corpo fortalecendo o sistema imune.

Seus ácidos orgânicos são ideais para proteger o fígado graças aos seus efeitos desinfetantes e anti-inflamatórios.

Os morangos são também ricos em água, o que evita a retenção de líquidos, além de reduzir a hipertensão e o ácido úrico.

Destacamos que entre seus minerais, os morangos oferecem, principalmente, potássio, magnésio, ferro, fósforo, iodo e cálcio.

Na época de temporada, quando a oferta dessa fruta é maior, seria ideal consumir uns sete ou oito morangos por dia.

Além disso, você pode preparar deliciosos sucos ou mesmo chá de morango. Adicione um pouco de suco de limão e você terá um ótimo desintoxicante.