7 alimentos para combater a anemia de forma natural

Você sabia que os ovos, além de melhorar os quadros de anemia crônica, ajudam a fortalecer o cabelo e as unhas? Procure consumi-los com suco de laranja para otimizar a assimilação de seus nutrientes.

Quer saber como é possível incluir em sua dieta alimentos para combater a anemia naturalmente? Não perca as dicas deste artigo!

A anemia é um problema que se produz pela redução da hemoglobina no sangue, quase sempre devido à deficiência de ferro ou nutrientes como o ácido fólico e a vitamina B12.

É um dos problemas de saúde mais comuns quanto à nutrição e, ainda que se dê em todas as pessoas, os mais afetados são as crianças e as mulheres.

Sua presença traz consigo dificuldades no processo de oxigenação das células e, por sua vez, interfere no funcionamento de vários órgãos importantes para a saúde.

Como consequência, a pessoa afetada permanece em um estado de fadiga crônica e, em casos mais graves, pode desenvolver transtornos como a hipertensão, infecções e perda de memória.

A boa notícia é que é um problema que pode ser controlado de forma natural, visto que basta melhorar os hábitos alimentares e a nutrição.

Por esta razão, a seguir queremos dedicar nosso espaço a 7 maravilhosos alimentos para combater a anemia de forma natural com suas propriedades benéficas.

Alimentos para combater a anemia naturalmente

1. Espinafre

O espinafre é um dos alimentos para combater a anemia

Pobre em calorias e rico em nutrientes essenciais, o espinafre ocupa um dos primeiros lugares como alimentos para combater a anemia.

Contém vitaminas A e do complexo B, ambas necessárias para fortalecer as defesas e controlar a fadiga.

Seus teores de ferro, zinco e cálcio promovem a produção de hemoglobina e ajudam a restabelecer a circulação para conseguir uma ótima oxigenação dos tecidos.

  • O ideal é consumir pelo menos ½ xícara de espinafre (75 g) para obter 20% dos requisitos de ferro.

2. Aveia

Além de ser uma fonte de ferro, a aveia contém vitaminas e substâncias antioxidantes que são fundamentais no tratamento desta condição.

Seu alto teor de nutrientes essenciais ajuda a melhorar ao transporte do oxigênio e dos nutrientes, de modo que evita baixas no rendimento físico e mental.

  • Consuma 2 ou 3 colheres de sopa de aveia (20 ou 30 g) ao dia até curar a anemia.

3. Ovos

Ovos ajudam a combater a anemia

O consumo regular de ovos é um dos hábitos que ajuda a manter o organismo com um nível de energia alto.

Este alimento oferece aminoácidos essenciais e minerais que, em conjunto, ajudam a produzir hemoglobina e anticorpos.

Suas propriedades nutricionais diminuem a anemia crônica e, por sua vez, controlam sintomas como o enfraquecimento do cabelo e das unhas.

  • Adicione ovos em sua dieta regular, preferencialmente no café da manhã.
  • Acompanhe seu consumo com suco de laranja para favorecer a assimilação de seus nutrientes.

4. Lentilhas

As lentilhas são uma das variedades de leguminosas que mais oferecem benefícios aos pacientes com anemia.

Seu conteúdo de ferro facilita o controle da produção de glóbulos vermelhos e, ao mesmo tempo, reduz as dificuldades circulatórias.

Contém proteínas e substâncias antioxidantes que ajudam a proteger as células perante o desgaste que sofrem pelas deficiências nutricionais.

  • Consuma até 3 porções de lentilhas por semana.

5. Pão integral

Pão integral ajuda a combater a anemia

Os produtos de grão integral são uma grande alternativa para controlar a fadiga e o enfraquecimento causado pela anemia.

Seus carboidratos são uma fonte de “combustível” para os tecidos e as células, o que ajuda a manter um ótimo rendimento físico e mental.

Também contam com uma pequena quantidade de ferro que, complementada com outros alimentos, acelera a recuperação desta doença.

  • Inclua este alimento em seu café da manhã, acompanhado de carnes magras, abacate ou frutas.

6. Fígado de boi

Frequentemente o tratamento dos pacientes com anemia inclui uma dieta com pratos preparados com fígado de boi.

Este tipo de carne é uma fonte principal de ferro de fácil absorção e, portanto, é um dos melhores complementos nutricionais para controlar este problema.

  • Consuma fígado de boi pelo menos 2 vezes por semana.

7. Romã

Ainda que o teor de ferro da romã não seja tão alto, sua inclusão na dieta pode contribuir para melhorar os sintomas causados pela anemia.

Esta contém fibra, potássio e outros minerais essenciais que, além de compensar as deficiências, melhoram a circulação e o processo de oxigenação celular.

Seu consumo moderado aumenta o nível de energia e ajuda a manter em equilíbrio a produção de hemoglobina.

  • Consuma um pedaço de romã por dia, ou tome-a como suco.

Seu diagnóstico foi positivo para anemia? Além de atender às recomendações médicas, aumente o consumo destes alimentos para desfrutar se seus benefícios.

E tenha em conta que as proporções devem ser moderadas, já que são um complemento alimentar.

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