7 alimentos para combater a anemia de forma natural

Você sabia que os ovos, além de melhorar os quadros de anemia crônica, ajudam a fortalecer o cabelo e as unhas? Procure consumi-los com suco de laranja para otimizar a assimilação de seus nutrientes.
7 alimentos para combater a anemia de forma natural

Última atualização: 05 Outubro, 2020

Combata a anemia de forma natural aproveitando a contribuição nutricional dos alimentos, dentro de uma alimentação equilibrada. Tudo isso sempre mantendo o tratamento prescrito pelo médico.

É realmente possível melhorar um quadro de anemia com uma alimentação saudável? Sim, a seguir vamos explicar com mais detalhes, bem como fornecer outras informações de interesse. Não deixe de ler!

O papel da alimentação na anemia

A anemia é um problema produzido pela redução da hemoglobina no sangue, quase sempre devido à deficiência de ferro ou nutrientes como o ácido fólico e a vitamina B12.

É um dos problemas de saúde mais comuns quanto à nutrição e, ainda que possa surgir em todas as pessoas, as mais afetadas são as crianças e as mulheres, além dos veganos.

Sua presença traz consigo dificuldades no processo de oxigenação das células. Além disso, também interfere no funcionamento de vários órgãos importantes para a saúde.

Como consequência, a pessoa afetada permanece em um estado de fadiga crônica e, em casos mais graves, pode desenvolver transtornos como a hipertensão, infecções e perda de memória, por exemplo.

A boa notícia é este que é um problema que pode ser controlado de forma natural, visto que basta melhorar os hábitos alimentares e a nutrição.

Por isso, a seguir queremos dedicar nosso espaço a 7 alimentos cujas propriedades contribuem para a melhoria dos pacientes com anemia. Tome nota!

1. Espinafre

Pobre em calorias e rico em nutrientes essenciais, o espinafre ocupa um dos primeiros lugares como alimentos para combater a anemia. Contém vitaminas A e do complexo B, ambas necessárias para fortalecer as defesas e controlar a fadiga.

Seus teores de ferro, zinco e cálcio promovem a produção de hemoglobina e, assim, ajudam a restabelecer a circulação para conseguir uma melhor oxigenação dos tecidos. Além disso, contém uma grande quantidade de vitamina C, que contribui para melhorar a absorção do ferro, assim como afirmado em um estudo publicado em 2019.

  • O ideal é consumir pelo menos ½ xícara de espinafre (75g) para obter 20% dos requisitos de ferro.

2. Aveia

Além de ser uma fonte de ferro, a aveia contém vitaminas e substâncias antioxidantes que são fundamentais no tratamento dessa condição.

Seu alto teor de nutrientes essenciais ajuda a melhorar o transporte do oxigênio, de modo a evitar baixas no rendimento físico e mental.

  • Consuma 2 ou 3 colheres de sopa de aveia (20g ou 30g) ao dia até curar a anemia.

3. Ovos

Consumir ovos regularmente é um dos hábitos que ajudam a manter o organismo com um nível de energia alto. Esse alimento oferece aminoácidos essenciais e minerais que, em conjunto, ajudam a produzir hemoglobina e anticorpos.

Suas propriedades nutricionais diminuem a anemia crônica e também controlam sintomas como o enfraquecimento do cabelo e das unhas, por exemplo. Seu teor de vitaminas B ajuda a prevenir e reduzir os sintomas da doença, de acordo com um artigo publicado na revista American Family Physician.

  • Adicione ovos em sua dieta regular, preferencialmente no café da manhã.
  • Acompanhe seu consumo com suco de laranja, pois assim a assimilação de seus nutrientes é favorecida.

4. Lentilhas, fonte de ferro

As lentilhas são uma das variedades de leguminosas que mais oferecem benefícios aos pacientes com anemia. Isso porque seu conteúdo de ferro facilita o controle da produção de glóbulos vermelhos e, ao mesmo tempo, reduz as dificuldades circulatórias.

Contém proteínas e substâncias antioxidantes que ajudam a proteger as células perante o desgaste que sofrem pelas deficiências nutricionais.

  • Consuma até 3 porções de lentilhas por semana e combata a anemia naturalmente.

5. Pão integral

Esse pão caseiro é fácil de fazer e pode ser usado em praticamente qualquer refeição.

Os produtos de grão integral são uma ótima alternativa para controlar a fadiga, assim como o enfraquecimento causado pela anemia. Seus carboidratos são uma fonte de “combustível” para os tecidos e as células, ajudando, assim, a manter um ótimo rendimento físico e mental.além disso, suas vitaminas do grupo B participam ativamente no metabolismo energético.

Também contam com uma pequena quantidade de ferro que, se complementada com outros alimentos, acelera a recuperação dessa doença.

  • Dessa forma, inclua esse alimento em seu café da manhã, acompanhado de carnes magras, abacate ou frutas.

6. Fígado de boi, o melhor alimento para a anemia

Frequentemente, o tratamento dos pacientes com anemia inclui uma dieta com pratos preparados com fígado de boi. Esse tipo de carne é uma fonte principal de ferro de fácil absorção. Portanto, é um dos melhores complementos nutricionais para controlar esse problema.

  • Consuma fígado de boi pelo menos 2 vezes por semana e combata a anemia naturalmente.

7. Romã para combater a anemia

Embora seu teor de ferro não seja tão alto, sua inclusão na dieta pode contribuir para melhorar alguns sintomas causados pela anemia.

Ela contém fibra e potássio, assim como outros minerais essenciais que, além de compensar as deficiências, melhoram a circulação e o processo de oxigenação celular.

Seu consumo moderado aumenta o nível de energia e, além disso, ajuda a manter em equilíbrio a produção de hemoglobina.

  • Consuma um pedaço de romã por dia ou tome-a como suco.

Melhorara a dieta para prevenir ou tratar a anemia

Seu diagnóstico foi positivo para anemia? Então, além de atender às recomendações médicas, procure manter uma dieta saudável. E, além disso, tenha em conta que as proporções devem ser moderadas, já que são um complemento alimentar.

Lembre-se de que seguir uma dieta que envolve restrições, como a vegana, aumenta o risco de desenvolver anemia e outras doenças relacionadas à deficiência de nutrientes.



  • Simonson W., Should vitamin C routinely be given with oral iron supplements? Geriatr Nurs, 2019.
  • Langan RC., Goodbread AJ., Vitamin B12 deficiency: recognition and management. Am Fam Physician, 2017. 96 (6): 384-389.