7 alimentos que você deve comer pra acelerar o crescimento do cabelo

Assim como é importante incluir em nossa dieta alimentos que favoreçam nossa saúde capilar, é fundamental evitar todos aqueles que possam ser prejudiciais para o crescimento do cabelo.
7 alimentos que você deve comer pra acelerar o crescimento do cabelo
Karla Henríquez

Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez.

Escrito por Equipe Editorial

Última atualização: 15 dezembro, 2022

Se você quiser acelerar o crescimento do cabelo e já não sabe o que fazer, preste atenção, porque talvez o que falte seja mudar sua dieta.

Em muitos casos, nossa alimentação nos oferece tudo o que necessitamos para resolver nossos pequenos problemas.

1. Salmão

O salmão é um peixe rico em ácidos graxos ômega 3, um nutriente que se encarrega de fortalecer os folículos e estimular o crescimento do cabelo.

Várias pesquisas científicas demonstraram que, se esses ácidos forem consumidos regularmente, durante seis meses, a fase telógena é reduzida, ou seja, a fase de repouso dos folículos pilosos posterior à catágena.

  • Portanto, o consumo de alimentos ricos em ômega 3 ajudará a reativar o crescimento.
  • Além disso, o salmão também é rico em vitamina B12 e ferro, que também ajudam nessa tarefa.

2. Frango para estimular o crescimento do cabelo

Frango para estimular o crescimento dos cabelos

O frango é um tipo de carne rica em proteína animal, fundamental para produzir queratina, substância que compõe cerca de 80% dos fios.

  • Se você sofrer com a deficiência dessa proteína durante 2 ou 3 meses, o cabelo deixa de crescer no seu ritmo habitual, e aparece a queda.

Outras carnes que também podem servir para aumentar o consumo de proteína animal são as de peru e coelho.

3. Amêndoas

Esse tipo de fruta seca é rico em vitamina E, um nutriente que ajuda a ativar o crescimento dos cabelos e fortalecê-lo.

  • Basta consumir cerca de 20 amêndoas por dia para obter até 70% da quantidade diária recomendada dessa vitamina.

Também são ricas em várias outras substâncias muito recomendadas para o cabelo, como a biotina, os ácidos graxos e as vitaminas do grupo B.

4. Ostras

Ostras melhoram nosso cabelo

As ostras não apenas são deliciosas, como também fazem muito bem ao nosso cabelo.

Trata-se de um alimento bastante rico em zinco, que ajuda nossos cabelos a crescerem mais rápido e a terem mais brilho.

Basta consumir uma ostra por dia para obter a dose recomendada desse mineral.

Se você não puder comer ostras todos os dias, há outras opções ricas em zinco que também são muito adequadas para favorecer o crescimento dos fios. Por exemplo:

  • Trigo
  • Fígado
  • Carne de caça
  • Carne de porco

5. Sementes de abóbora

As sementes de abóbora são ricas em vitaminas do grupo B, ideais para favorecer o crescimento dos cabelos, assim como para melhorar o estado do couro cabeludo.

  • Para evitar a queda dos cabelos, você terá que introduzir em sua dieta o óleo de abóbora. Graças às suas propriedades, é um grande complemento para combater problemas como a alopecia.

6. Lentilhas

Lentilhas favorecem o crescimento do cabelo

As lentilhas contêm uma boa quantidade de ferro, um dos nutrientes essenciais para garantirmos um crescimento saudável dos fios.

Uma porção de lentilhas contém aproximadamente a metade da dose diária recomendada desse nutriente.

Além disso, as lentilhas são ricas em zinco e colina, fundamentais para normalizar a circulação sanguínea do couro cabeludo.

7. Ovo

O ovo é um dos alimentos com maior teor de proteínas que podemos encontrar, além de nos fornecer uma quantidade significativa de vitamina B12.

Se você consome esse alimento regularmente, seus cabelos crescerão mais fortes do que nunca e muito rapidamente.

Alimentos pouco recomendáveis para o crescimento do cabelo

Assim como existem alimentos que podem estimular o crescimento, existem outros que devemos evitar se nosso objetivo for ter um cabelo saudável, forte e que cresça em um bom ritmo.

São eles os alimentos processados, refinados, e com alto teor de açúcar e carboidratos.

  • Trata-se de uma série de produtos que provocam inchaço, alteram os níveis hormonais e que favorecem o aparecimento de infecções causadas por fungos, uma das causas da queda dos cabelos.

Quanto ao açúcar, vale dizer que é um dos fatores que, junto com o estresse, pode acabar provocando a perda excessiva de cabelos, e até o rompimento dos folículos pilosos (causando, consequentemente, o déficit no crescimento).

Ainda que isso não signifique que devemos eliminar a ingestão de açúcares, já que têm outras propriedades, é bom levar tal fato em conta.

Só temos que saber nos controlar e não abusar na dieta desse tipo de produto, e substituí-los por outras alternativas mais saudáveis, como frutas, verduras, legumes e grãos integrais. Lembrando que esses alimentos mais saudáveis já nos oferecem toda a porção de açúcares que o corpo necessita.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Guo EL, Katta R. Diet and hair loss: effects of nutrient deficiency and supplement use. Dermatol Pract Concept. 2017 Jan 31;7(1):1-10.
  • Glynis A., A double blind, placebo controlled study evaluating the efficacy of an oral supplement in women self perceived thinning hair. J Clin Aesthet Dermatol, 2012. 5 (11): 28-34.
  • Ibrahim, I. M., Hasan, M. S., Elsabaa, K. I., & Elsaie, M. L. Pumpkin seed oil vs. minoxidil 5% topical foam for the treatment of female pattern hair loss: A randomized comparative trial. Journal of Cosmetic Dermatology. 2021; 20(9): 2867-2873.
  • Almohanna HM., Ahmed AA., Tsatalis JP., Tosti A., The role of vitamins and minerals in hair loss: a review. Dermatol Ther, 2019. 9 (1): 51-70.
  • Murphrey, M. B., Agarwal, S., & Zito, P. M. Anatomy, Hair. 2018.
  • Oh JY, Park MA, Kim YC. Peppermint Oil Promotes Hair Growth without Toxic Signs. Toxicol Res. 2014 Dec;30(4):297-304.
  • Panahi Y, Taghizadeh M, Marzony ET, Sahebkar A. Rosemary oil vs minoxidil 2% for the treatment of androgenetic alopecia: a randomized comparative trial. Skinmed. 2015 Jan-Feb;13(1):15-21.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.