Como fazer sabão e sabonetes econômicos em casa

· 30 de abril de 2015

Preparando grandes quantidades de sabão em casa, você pode economizar bastante, sobretudo se sua família for grande. Além disso, pode escolher suas próprias essências, fragrâncias e inovar no visual dos sabonetes em barra. Confira neste artigo como fazer sabão e sabonetes econômicos em casa.

Algumas pessoas gostam de criar belos sabonetes artesanais, com ramos de flores secas, como lavanda ou rosas, ou à base de óleos essenciais curativos e relaxantes, como a camomila, ou estimulantes, como os à base de gengibre, pimenta e canela.

Você também pode usar fatias de limão, de laranja ou de outras frutas para decorar seus sabonetes, usando-os para perfumar e decorar a casa.

Mais importante que tudo, a limpeza é algo essencial em nossas vidas, permitindo cultivar a saúde e o bem estar. Com as receitas abaixo, você poderá preparar sabonetes para a higiene pessoal e detergentes para lavar louça, do seu jeito.

Leia também: Como fazer um sabonete esfoliante natural de aveia

Em muitas delas, é preciso usar um sabão ou sabonete como ingrediente, mas ele servirá para produzir quantidades muito maiores, garantindo a economia. Confira a seguir.

Como fazer sabão e sabonetes econômicos em casa

Receita 1: sabonete líquido para higiene pessoal

Você vai precisar de:

– Recipiente para guardar o sabonete líquido (como aqueles com um bico dispensador)
– 1 sabonete em pasta da fragrância desejada
– Algumas colheres de glicerina vegetal líquida (ou azeite de oliva)
– Água destilada.

Como fazer:

  1. Primeiramente, rale o sabonete em um ralador de queijo ou pique-o em pedaços bem pequenos usando uma faca.
  2. Coloque a água destilada em uma panela grande e então leve ao fogo até ficar morna. A proporção é de três xícaras de água para cada xícara de sabonete ralado.
  3. Abaixe o fogo e adicione o sabonete ralado ou picado. Mexa com uma colher, até o sabonete se dissolver completamente.
  4. Retire a mistura do fogo e adicione a glicerina vegetal ou o azeite (que deixará o sabonete líquido ainda mais hidratante).
  5. Depois de frio, despeje no recipiente.

Dica: guarde as embalagens de sabonetes líquidos que tenham terminado. Assim, você sempre poderá usar o sabonete caseiro como refil.

Com ingredientes simples você pode fazer sabonetes caseiros do seu próprio gosto, além disso, estará economizando pois rendem mais.

Como fazer sabão e sabonetes econômicos em casa

Receita 2: sabonete líquido para pele seca

Bastante simples, esta receita usa óleo de amêndoas, que manterá a pele seca mais hidratada. Use no banho ou para lavar as mãos (mas não no rosto).

Ingredientes:

  • 65 g de sabonete ralado
  • 330 ml de água destilada
  • 30 ml de óleo de amêndoas
  • 20 gotas de essência à sua escolha (para a fragrância)

Modo de fazer:

  • Leve a mistura ao fogo até ficar morna, e então bata tudo no liquidificador, ou vigorosamente, usando uma colher de pau.

Dica: você pode usar essências de lavanda, baunilha ou cítricas para dar um toque especial a essa receita.

Receita 3: detergente para lavar louça

Ingredientes

  • Bórax
  • Bicarbonato de sódio
  • Sabão de Castela
  • Água
  • Óleos essenciais à sua escolha
  • Vinagre branco destilado

Como fazer sabão e sabonetes econômicos em casa

Como fazer:

  1. Primeiramente, despeje em uma panela uma xícara de água (250 ml) e duas colheres de sopa de vinagre (30 ml). Esquente em fogo médio e quando começar a ferver, abaixe o fogo.
  2. Adicione uma xícara de bórax e outra de bicarbonato, mexendo bem até obter uma mistura homogênea.
  3. Adicione meia xícara de sabão de Castela, sem deixar de mexer.
  4. Por último, adicione o óleo essencial, como o de limão, por exemplo.
  5. Depois de frio, coloque em um recipiente com tampa.

Camomila para fazer sabão e sabonetes

Receita 4: sabão de camomila e laranja

Ingredientes:

  • 50 g de camomila
  • 1 litro de água
  • 1 sabão de coco
  • 1 colher de sal
  • 1 casca de laranja

Como fazer:

  1. Primeiramente, bata no liquidificador o limão, o sal e um pouco de água.
  2. Coe a mistura usando um coador de pano (como os usados para fazer café). Reserve.
  3. Rale o sabão e leve ao fogo para ferver com a água e a camomila até ficar homogêneo. Não use uma panela de alumínio.
  4. Quando a mistura de sabão estiver morna, junte o suco da casca de laranja e coe. Mexa tudo devagar e guarde em um recipiente com tampa.
  5. Aguarde uma semana antes de usar.

Leia também: Sabonete caseiro especial para peles delicadas e com dermatite

Sabonete natural

Sabões caseiros e soda cáustica

A soda cáustica é um ingrediente bastante utilizado na fabricação de sabões caseiros, mas, como você pode notar, não a utilizamos em nenhuma das receitas acima. Isso porque se trata de um material corrosivo e perigoso, que pode causar queimaduras e danos gravíssimos a quem o manipula sem os cuidados apropriados.

Ao preparar as receitas acima, entretanto, também é preciso tomar cuidado com a água destilada quente e com a presença de crianças por perto, que podem confundir sabonetes muito bonitos e com pedaços de fruta com comida. Fique de olho!

Se realmente preferir usar uma receita de sabão caseiro com soda cáustica, então coloque todos os materiais protetores, como luvas, óculos e máscara, e tenha muito cuidado ao manipular os preparados.

A prática de preparar sabonetes e sabões em casa, além de terapêutica e econômica, pode render um dinheirinho extra para quem curte artesanato. Prepare belas embalagens e então ofereça o produto para seus amigos e familiares para começar sua empresa própria.

  • Garcia, C. C., Germano, C., Osti, N. M., & Chorilli, M. (2009). físico-química de formulações de sabonete líquido liquid soap with tea tree oil. Revista Brasileira de Farmacognosia.
  • Cangussú, I. M., Vasconcelos, T. Y. L., & Medeiros, D. P. (2015). Desenvolvimento de formulações contendo diferentes concentrações de digluconato de clorexidina e avaliação da estabilidade preliminar das formulações Development of formulations containing different concentrations chlorhexidine digluconate and preliminary. Acta Farmacêutica Portuguesa.