Propriedades medicinais do gengibre que você desconhecia

· 13 de fevereiro de 2015
Além de ser uma especiaria muito favorável para o nosso sistema digestivo, o gengibre nos ajuda a eliminar toxinas, pois seu sabor picante estimula a transpiração, depurando o organismo.

A planta do gengibre mede, aproximadamente, um metro de altura. Suas folhas são largas, mas a raiz é a parte mais importante, já que possui inúmeras propriedades utilizadas para tratar uma grande quantidade de doenças. Desta maneira, o gengibre se caracteriza por ser muito utilizado como condimento em diferentes receitas, mas é importante ter cuidado para não exagerar nas quantidades ingeridas, pois o sabor é bastante forte e picante. A seguir, vamos conhecer mais sobre o gengibre.

Como já mencionamos anteriormente, o gengibre é muito utilizado como condimento, porém, devido às suas grandes propriedade medicinais, seu consumo para o tratamento de diferentes doenças é cada dia mais frequente, pois seus benefícios são realmente surpreendentes.

Leia também: 5 formas de consumir gengibre

Gengibre

Propriedades medicinais do gengibre

  • Seu uso é recomendado no tratamento de doenças do sistemas digestivo. Por exemplo: flatulências, gastrite, dores abdominais, vômitos e náuseas. Além disso, previne a formação de úlceras estomacais e melhora as já existentes.
  • Ajuda na eliminação dos parasitas intestinais.
  • Ideal para as pessoas que sofrem de artrite, já que o consumo frequente de chá de gengibre pode diminuir em grande medida as inflamações das articulações e, desta forma, as dores causadas por esta doença.
  • O consumo frequente do chá de gengibre é excelente para manter os níveis de colesterol no sangue controlados, como resultado, evitando as complicações cardiovasculares.
  • Contém elementos muito úteis para a proteção do fígado, já que seus componentes ativam a secreção da bílis, melhorando notavelmente as funções deste tão órgão importante do corpo.
  • Este produto natural ajuda a manter o sistema circulatório em ótimas condições, já que impede que as plaquetas do sangue se unam e entupam as veias, o que pode ser muito perigoso para o fluxo correto do sangue. Em geral, seu consumo evita a arteriosclerose e suas propriedades anticoagulantes permitem que o coração se mantenha forte e saudável, evitando outras complicações que derivadas da má circulação sanguínea.
  • Possui propriedades antiespasmódicas, que são de grande ajuda para as mulheres que sofrem de fortes dores durante o período menstrual.
  • Também possui propriedades expectorantes e contra a tosse, sendo ideal para o tratamento de catarro e gripes constantes.
  • Sua ação antioxidante, devido aos seus componentes como o etanólico e o metanólico, ajuda a manter todas as células do organismo saudáveis e jovens.
  • Foi demonstrado que o consumo deste importante produto ajuda a prevenir a formação de alguns tumores em diferentes partes do corpo.
  • Pode favorecer a transpiração e, assim, ajudar a remover as impurezas do organismo, permitindo a eliminação de toxinas.

Pode te interessar: Isso é o que acontece quando você bebe água com gengibre todos os dias em jejum

Não se esqueça!

Por todas essas razões é importante incluir um pouco dessa raiz nas refeições de cada dia, assim como tomar um pouco de chá todas as noites. Desta maneira simples, pode-se melhorar ou prevenir muitos problemas de saúde.

  • Palharin, L. H. D. D. C., Figueiredo, E. N., Camargo, M. P. L., & Bosquê, G. G. (2008). Estudo sobre gengibre na medicina popular. Revista Científica Eletronica de Agronomia.
  • de Grandis, R. A., Mochetti, H. de F., Santinon, M. E., Perina, S., Resende, F. A., Bauab, T. M., & Nogueira, L. G. (2015). Avaliação da atividade antibacteriana do Gengibre (Zingiber officinale Roscoe) e do maracujá amarelo (Passiflora edulis Sims). Revista de Ciencias Farmaceuticas Basica e Aplicada.