Chá de gengibre para limpar o fígado

· 20 de maio de 2016
Ainda que a canela e o gengibre sejam muito benéficos para prevenir problemas digestivos e hepáticos, não devemos tomar sua infusão se já temos algum tipo de doença relacionada, pois poderíamos agravar a situação.

O gengibre é uma planta cuja raiz é utilizada desde a antiguidade com diversas finalidades culinárias e medicinais.

Por ter um agradável aroma e sabor, muitas culturas se apropriaram dela e a adicionaram em sua gastronomia como complemento de diversos pratos, bebidas e coquetéis.

Porém, uma das razões pelas quais tornou-se popular em todo o mundo é porque foi demonstrado que conta com centenas de propriedades benéficas para a saúde; que prometem ser ideais no tratamento e prevenção de muitas patologias.

Depois de ser objeto de pesquisa durante várias décadas foi revelado que, por meio de seu consumo, oferece ao organismo quantidades significativas de fibra e gingerol; um composto ativo que traz o sabor picante característico, mas também muitas de suas propriedades.

Atualmente muitos remédios naturais aproveitam as propriedades do gengibre com o objetivo de lutar contra diversos tipos de doenças e proteger o corpo.

Hoje compartilhamos um chá de gengibre especial, no qual adiciona-se um pouco de canela a fim de potencializar seus efeitos.

Benefícios do chá de gengibre e canela

O chá de gengibre e canela é preparado com a infusão de uma pequena rodela da raiz do gengibre e um raminho de canela.

Trata-se de uma bebida quente com um sabor levemente picante, que proporciona ao organismo muitos benefícios para otimizar seu funcionamento.

De fato, depois de fazer a infusão é possível determinar que seus sabores combinam perfeitamente.

Não se esqueça de ler: A canela, uma especiaria mágica que ajudará a tratar a celulite

O consumo regular deste chá é aconselhável para:

Depurar e desintoxicar o fígado

Depurar o fígado com chá de gengibre

Sabia que é bom depurar o fígado uma ou duas vezes por ano? Este órgão é um dos mais importantes para a saúde por ser o responsável por filtrar e eliminar as substâncias tóxicas que se acumulam no corpo.

Por isso, o chá de gengibre e canela oferece uma ação hepatoprotetora que apoia sua limpeza; quando o órgão está sobrecarregado de tarefas.

Cuidar da vesícula biliar

Aqueles que têm o risco de desenvolver pedras na vesícula podem consumir com regularidade essa infusão; já que além de proteger o fígado, também tem um efeito positivo no cuidado da vesícula biliar.

Reduzir a sensação de frio

O chá de gengibre reduz a sensação de frio

Por ser um chá quente, é aconselhado para aliviar a sensação de frio; especialmente em épocas em que o clima é mais cruel.

O chá de gengibre tem um efeito termogênico, famoso por apoiar a queima de calorias; assim como por manter uma temperatura corporal adequada.

Tônico digestivo

Pessoas com dificuldades digestivas podem se apoiar no consumo do chá de gengibre para melhorar seu movimento intestinal, bem como a função de todo o aparelho digestivo.

Ademais, conta com qualidades úteis no tratamento da inflamação por gases e flatulências.

Fortalecer o sistema imunológico

Entre os nutrientes que a raiz de gengibre oferece destacamos os teores de potássio, fósforo e vitamina C; essenciais para fortalecer as defesas do corpo e melhorar a resposta contra os vírus da gripe e do resfriado.

Quer saber mais? Leia: Você não vai acreditar! Com estes dois exercícios simples é possível queimar até 300 calorias.

Como preparar o chá de gengibre e canela?

Chá de gengibre e canela

Em suma, o preparo deste poderoso remédio natural é muito simples.

Além disso, todos os seus ingredientes costumam ser encontrados por um baixo preço no mercado.

Assim sendo, caso queira aproveitar seus benefícios, siga a seguinte receita:

Ingredientes

  • 1 rodela de raiz de gengibre grossa
  • 1 ramo de canela
  • ½ limão
  • 1 xícara de água (250 ml)

Preparo

  • Em primeiro lugar, lave bem a raiz de gengibre e rale-a.
  • Em seguida, coloque uma xícara de água para ferver e adicione o gengibre ralado e a canela. Deixe no fogo lento por uns 10 minutos.
  • Enquanto isso, lave o limão e tire o suco de uma de suas metades para adicionar à infusão.
  • Quando estiver pronta, filtre o líquido em um coador.
  • Por fim, deixe-o repousar uns minutos e tome duas ou três vezes por dia.

Contraindicações

Apesar de tanto a canela quanto o gengibre poderem ajudar a prevenir vários problemas no estômago; seu consumo não é aconselhado para quem já sofre com problemas digestivos, porque poderia irritar a região.

Ademais, não deve ser consumido em casos de gravidez e não deve ser dado a crianças ou pessoas que estão em tratamento com anticoagulantes como a aspirina, a varfarina, a ticlopidina ou a heparina.

Em caso de dúvidas ou reações desfavoráveis deve-se consultar o médico.

  • PALHARIN, L. H. D. D. C. et al. Estudo sobre gengibre na medicina popular. Revista Científica Eletronica de Agronomia, 2008.
  • DE GRANDIS, R. A. et al. Avaliação da atividade antibacteriana do Gengibre (Zingiber officinale Roscoe) e do maracujá amarelo (Passiflora edulis Sims). Revista de Ciencias Farmaceuticas Basica e Aplicada, 2015.
  • ANDREO, D.; JORGE, N. Capacidade Antioxidante e Estabilidade Oxidativa de Gengiber officinale. UNOPAR Cient Ciênc Biol Saúde, 2011.
  • SOUSA, L. S. et al. ESTUDO PROSPECTIVO SOBRE AS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS DO ZINGIBER OFFICINALE (GENGIBRE) COM ÊNFASE NA AÇÃO ANTIMICROBIANA. Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias, 2013.