Depilação: veja como fazer corretamente e evitar riscos

· 13 de setembro de 2013
A depilação dos pelos do corpo está na moda e é um ótimo sinal de preocupação com a estética. Veja algumas dicas aqui

A depilação dos pelos do corpo está na moda e, vamos combinar, é um ótimo sinal de preocupação com a estética. Mas existem conselhos de saúde e dicas que merecem ser obedecidos.

Alguns pelos perderam sua função natural e podem ser retirados sem preocupação, outros não devem ser depilados de qualquer maneira, pois cumprem um papel importante para o bom funcionamento do organismo.

Cuidado para não usar lâmina enferrujada na depilação. Seja usando a lâmina ou a cera, após a depilação, passe produtos hidratantes contendo aloe vera e camomila, o que diminuirá a irritação da pele.

Depilação da barba

Ter barba às vezes soa como um incômodo pelo simples fato de que retirá-la todos os dias provoca irritação na pele.

Então para se livrar deste problema, faça uma depilação após o banho, não use lâminas que perderam o corte e encha o rosto de loções calmantes.

Descubra: 10 mudanças que acontecem ao tomar banho com água fria diariamente

Nariz e orelha

Os pelos do nariz e orelha servem como uma proteção para o interior da cavidade. Aparar os pelos que ficam aparecendo é o mais recomendado.

Depilação do buço

Ter buço para as mulheres é um incômodo. Então, aqui vai uma boa notícia; você pode depilar à vontade, porque a existência de pelos nesta região não cumpre qualquer função e é apenas herança de nossos antepassados.

Apenas não faça uma depilação com cera e vá pegar sol, porque pode deixar a região manchada.

Leia também: 3 tratamentos para reduzir as manchas causadas por melasma

Sobrancelha

A sobrancelha tem a função de proteger os olhos ao servirem de barreira contra elementos estranhos, como o suor. Quando for depilar, prefira a pinça e faça apenas uma limpeza de pelos.

 Depilação da sombrancelha

Depilação das axilas

Retirar os pelos das axilas com certeza ajuda na higiene do local, eliminando assim a possibilidade de mau cheiro, por outro lado, a função do pelo é diminuir o atrito da pele durante a movimentação; um bom desodorante pode ajudar a resolver os dois problemas.

Partes íntimas

Tanto no homem quanto na mulher, os pelos das regiões íntimas servem para proteger o local de micro-organismos invasores. No homem é aconselhável não retirar todo o pelo do local, deixando-os apenas aparados.

A mulher, que sofre mais pressões de estética e comportamento, acaba por aderir à depilação total da virilha.

É preciso redobrar os cuidados com a depilação, seja com cera ou com lâmina, porque tanto uma quanto a outra forma podem causar rachaduras no local, aumentando o risco de entrada de agentes infecciosos.

O conselho é manter os hábitos de higiene em dia para evitar maiores complicações.

Pernas

Aos homens que optarem por depilar as pernas, uma dica: use creme de barbear se for usar a lâmina, o produto ajuda no deslizamento, eliminando o risco de feridas.

Esfoliar a pele antes de depilar também é uma dica valiosa, porque faz com que os pelos sejam extraídos com mais facilidade.