Higiene do ouvido no verão: a forma certa de fazê-la

· 4 de novembro de 2018
Você sabia que os cotonetes não são os mais adequados para a higiene do ouvido? Aqui discutimos tudo o que você deve saber sobre esse assunto.

A higiene do ouvido adquire uma grande importância quando chega o verão, uma vez que é quando uma maior quantidade de atividades aquáticas é realizada. Acontece que, embora pareça uma questão inofensiva, o fato de passar um tempinho debaixo d’água pode nos afetar de maneiras diferentes, se não implementarmos a prática de medidas preventivas.

Normalmente, quando nos referimos à higiene do ouvido, geralmente pensamos em limpá-lo com os clássico cotonetes, porque é o que nos ensinaram durante a infância. No entanto, esta não é a única medida nem a mais adequada, segundo os profissionais de saúde.

Isso ocorre porque o cotonete não remove a sujeira, mas a empurra para a parte posterior do ouvido, por isso há sempre o risco de promover o acúmulo de cera e, também, de roçar no canal auditivo.

A higiene do ouvido em geral

Os profissionais de saúde indicam que a melhor hora para realizar a higiene do ouvido é após o banho. Isso porque a umidade suaviza o cerume e permite que este seja removido com mais facilidade. De fato, descobriu-se que o mais aconselhável para remover a sujeira das orelhas é usar difusores de líquidos, especialmente desenvolvidos para isso.

A maioria dos difusores consiste em soluções à base de água do mar, mas também existem outras soluções especialmente formuladas para a remoção do excesso de cera, que contêm os elementos necessários para evitar a formação de um tampão e, por sua vez, eliminar o excesso de cerúmen corretamente.

Os principais componentes desses remédios são o docusato de sódio, beta-ciclodextrinas, que juntamente com a água purificada ajudam a suavizar o excesso de cerúmen, e o envolve para uma posterior eliminação, de forma fácil e eficaz. É, portanto, uma solução de água purificada testada e aprovada, cujas funções são:

  • Emulsionar: ação emoliente que suaviza e dissolve o cerume em partes menores.
  • Encapsular: ação que envolve o cerume para formar micelas, que facilitam seu transporte em meio aquoso.
  • Eliminar: ação de arrastamento do cerume envolto em micelas, para sua eliminação

Sob nenhuma circunstância deve-se recorrer a remédios caseiros para limpar os ouvidos, pois eles podem nos prejudicar em vez de ajudar.

Para cuidar da higiene do ouvido no verão se recomenda usar as roupas indicadas

Os cuidados durante o verão

Durante o verão as pessoas geralmente visitam praias e outros espaços aquáticos com regularidade. E a grande maioria considera que a única medida que deve levar em conta é a boa secagem dos ouvidos depois de ter saído da água.

Embora isso seja importante, não se esqueça que existem outras atividades de verão que influenciam significativamente nos ouvidos: o ruído em eventos musicais ao ar livre, ou em ambientes fechados.

Em outras palavras, o fato de passar um certo tempo debaixo d’água e assistir a eventos musicais nos quais o volume é muito alto pode afetar a saúde do ouvido de várias maneiras. A consequência mais imediata é o tamponamento devido ao aumento da produção de cerúmen. Por causa disso, muitos optam por limpar os ouvidos mais do que o habitual, e de forma inadequada.

Também recomendamos que você leia: Remédios naturais para aliviar a dor de ouvido

Como é a limpeza adequada?

Como é a higiene do ouvido adequada

A melhor maneira de cuidar dos seus ouvidos durante o verão é a seguinte:

  1. Não remova o cerume todos os dias. Deixe uma margem de 3 a 4 dias entre cada limpeza.
  2. Não use cotonetes, ou introduza qualquer outro tipo de objetos. Muito menos deve usar o dedo.
  3. Não lave os ouvidos com sabão durante o banho. Em vez disso, o que você pode usar é uma solução aquosa em spray após o banho.
  4. Sempre seque seu ouvido suavemente após o banho. Não é recomendado introduzir os dedos ou uma ponta da toalha, pois podem danificar as partes mais sensíveis do ouvido.

Como é aplicada uma solução de limpeza?

A primeira coisa que devemos levar em consideração é o fator umidade. Uma vez que tenhamos tomado um banho ou ducha, devemos inclinar a cabeça e pressionar levemente o bico de pulverização na entrada do ouvido. Deixamos o líquido por alguns segundos e prosseguimos imediatamente à secagem suave com uma toalha.

Para utilizações futuras, é sempre necessário lavar o aplicador com água quente após cada utilização. E, claro, este não deve ser compartilhado com nenhuma pessoa.

Existem diferentes produtos com esta finalidade, mas é sempre recomendado comprar aquele recomendado pelo especialista.