4 truques para tirar a água do ouvido

· 4 de novembro de 2017
Ainda que, no começo, não nos incomode muito, tirar a água dos ouvidos é fundamental para evitar problemas de audição e inclusive infecções.

Todos já passaram por essa situação alguma vez; foram à piscina ou à praia e, por alguma razão, entrou água no ouvido.

Esta sensação é uma das mais desagradáveis que pode se apresentar, já que não se escuta bem e se sente um constante zumbido realmente agoniante.

O que torna esta situação mais desesperadora é a dificuldade em tirar a água do ouvido. Esta situação se transforma em uma série de malabares e acrobacias para tratar de eliminar toda a água residual.

Ainda que você não acredite, existem muitos truques e remédio caseiros realmente efetivos que podem ajudar neste problema.

Comumente diz-se que dando pancadinhas ou deitando de lado a água sai, porém, isso nem sempre funciona.

Devido a isso, decidimos trazer os 4 truques mais efetivos para tirar a água do ouvido.

Truques para tirar a água dos ouvidos

A água nos ouvidos é um problema muito comum, principalmente no verão. Por isso foram idealizados vários truques e estratégias para que a água saia com mais facilidade.

No supermercado existem umas gotas especiais para tirar a água dos ouvidos cuja fórmula é muito parecida com a do álcool.

Por outro lado, é muito importante saber que se a água não sai facilmente e vem acompanhada de outros sintomas é conveniente procurar o médico para avaliar o que está acontecendo.

Dentre estes sintomas podemos encontrar:

1. Efeito vazio

Água no ouvido pode provocar dor

É comum que, ao entrar água no ouvido, nos assustemos e comecemos a bater do lado contrário da cabeça.

Ainda que esta técnica possa funcionar, uma opção mais prática é colocar a palma da mão sobre o ouvido afetado e exercer pressão para criar uma espécie de vazio que ajude a água a descer pelo conduto auditivo.

É muito importante que a cabeça fique de lado e que não exerça muita pressão para evitar que a água entre muito mais.

2. Cabeça de lado

Com este truque há muitas modalidades:

  • Você pode pôr a cabeça de lado e bater com a mão na nuca ou no outro ouvido para fazer com que a água desobstrua a região e desça.
  • Outra forma, quando a água está muito profunda no ouvido, é pular com a cabeça de lado. Isso fará com que a pressão exercida pelo pulo expulse a água.
  • Se você quiser uma ajuda extra com isso, pode puxar do lóbulo da orelha para abrir mais o conduto auditivo. Isso facilitará a expulsão da água de qualquer uma das duas maneiras.

3. Deitar de lado sobre a cama

Deitar de lado ajuda tirar a água do ouvido

Este truque é realmente efetivo e muito fácil. Só tem que deitar sobre o ouvido afetado e deixar que a gravidade haja por si só.

Você pode inclinar um pouco a cabeça para conseguir fazer com que fique paralela à cama, o conduto auditivo estará reto e a água vai descer sozinha.

4. Secador de cabelo

Usar um secador de cabelo será ideal para fazer a água evaporar de dentro do ouvido.

O recomendável é ligá-lo na potência mais baixa e colocá-lo a uma distância prudencial para evitar queimaduras e deixá-lo ali por alguns minutos.

Isso fará com que a água saia pelo vento que sai do secador ou que ela seque e evapore devido ao calor.

Remédios caseiros para tirar a água dos ouvidos

Álcool boricado

Álcool boricado para tirar a água do ouvido

Este álcool é muito efetivo para absorver a água e em situações como estas é muito eficaz.

  • Bastar verter algumas gotas dentro do ouvido afetado e deixar repousar por 5 minutos para depois girar a cabeça e deixar que todo o líquido caia.

Se não tiver este álcool, pode fazê-lo sem nenhum problema com o álcool de farmácia que todos temos em casa. Lembre-se de que deixar a água dentro do ouvido pode causar infecções.

Vinagre e álcool

Sumamente efetivo para eliminar a água do ouvido. Misture álcool com vinagre e coloque umas gotas sobre sua orelha, deixando-o repousar 5 minutos e girando a cabeça para que a água saia.

Isto ajudará a água a descer muito mais fácil e os resíduos que ficam lá dentro evaporem.

Este truque também é muito bom para eliminar a cera dos ouvidos.

Água oxigenada

Agua oxigenada para tirar a água do ouvido

Assim como o álcool, basta adicionar umas gotinhas de água oxigenada no ouvido afetado e deixá-lo repousar por 5 minutos.

Depois vire a cabeça e deixe que toda a água saia.