Como retirar a cera de ouvido de maneira natural?

· 25 de novembro de 2018
Graças ao azeite de oliva, poderemos amolecer a cera e, após várias aplicações, ela será naturalmente eliminada do conduto auditivo.

Regularmente, o canal auditivo externo (CAE) se obstrui pelo acúmulo de mucosidade de cheiro desagradável, o que comumente denominamos “cera de ouvido“.

Por isso as nossas capacidades auditivas reduzem e, caso não seja tratada com a brevidade necessária, esta condição pode perfurar o tímpano.

Esse fenômeno costuma aparecer junto com um resfriado ou alergia, o que aumenta os níveis de secreção nasal. Neste artigo, te mostramos como combater de modo eficaz este incômodo. Confira.

Métodos naturais para eliminar a cera de ouvido

Existe um grande número de soluções naturais para eliminar a cera de ouvido. Com o objetivo de lutar contra este fenômeno habitual tão indesejado, em seguida, listamos os melhores segredos e métodos que a natureza nos oferece:

Leia também: 5 recomendações para remover a cera dos ouvidos

Infusão de plantas antissépticas

A melhor neste caso é a camomila. Primeiramente, faça um chá de camomila com uma colher de suas flores secas e uma xícara de água fervente.

Em seguida, deixe repousar a infusão por aproximadamente dez minutos (tampe a xícara para que possa conservar os óleos essenciais da flor). Por fim, coe a infusão e lave os ouvidos com o líquido obtido.

Infusão a base de sabugueiro e eufrásia

Esse chá é muito recomendável para a cera de ouvido que é associada aos processos que geram catarro. Primeiramente, antes de preparar a infusão, ambas as flores devem ser guardadas em um recipiente hermético que esteja protegido da luz.

Em seguida, coloque as ervas em água fervente e deixar repousar por 10 minutos, procure tomar 3 xícaras da infusão por dia (depois de cada refeição).

Azeite de Oliva

azeite de oliva para remover a cera de ouvido   Esse é um método simples, por meio do qual deve-se esquentar o azeite até chegar a uma temperatura morna. Depois, coloque-o goteje no ouvido para conseguir amolecer a cera. Isso pode levar alguns dias de tratamento e a cera geralmente sai naturalmente do canal auditivo.

Leia também: Os benefícios de congelar ervas frescas com azeite de oliva

Infusão a base de equinácea

Esse chá deve ser preparado caso exista uma infecção, já que a equinácea é uma planta com propriedades antibióticas naturais. O processo para preparar a infusão é idêntico ao das anteriores e o seu consumo deve ser de duas a 3 vezes por dia.

Conclusões

Não esqueça que a cera nos ouvidos é um mecanismo de defesa que o nosso corpo apresenta naturalmente. Não obstante, recomenda-se lavar os ouvidos uma vez por mês para evitar complicações nos canais auditivos. Ainda que seu uso seja generalizado, não devemos colocar em nossos canais nenhum tipo de objeto como os cotonetes, já que eles tendem a endurecer e empurrar a cera para dentro do ouvido, colocando o tímpano em risco.

Maranhão-Filho, P., Lopes, H. F., & Maranhão, E. T. (2012).

Adenoma Ceruminoso (Ceruminoma). Rev. bras. neurol, 48(1/2).

Caldas, S. N., Duprat, A., Freitas, E. B., Bento, R. F., & Caldas, N. (1989).

Adenoma ceruminoso do ouvido médio (revisão da literatura e apresentação de um caso).

Rev Bras Otorrinol, 55(4), 179-184.