Como limpar os ouvidos corretamente?
Quando não apresentamos nenhum problema no ouvido, a limpeza da região é dada por si só, ou seja, o organismo se encarrega de realizá-la. Mas existem ocasiões em que a produção de cera pode aumentar e acabar bloqueando ou tampando o ouvido, causando incômodos, como zumbidos estranhos que nos atrapalham a escutar com clareza. Neste artigo, ensinaremos a como limpar os ouvidos corretamente.
Neste caso, é necessário extrair o excesso de cera produzido na região. A maneira mais comum de sabermos se apresentamos um entupimento dos ouvidos por culpa do excesso de cera é através destes sintomas:
- Dor e perda da audição;
- Zumbidos e barulhos no ouvido;
- Coceira e secreção com mal odor.
Remédios caseiros para limpar os ouvidos
Felizmente, contamos com uma variedade de fórmulas naturais caseiras muito efetivas caso tenhamos a necessidade de limpar os ouvidos do excesso de cera. Confira agora os remédios caseiros mais utilizados para esta finalidade:
Massagem para amolecer um tampão de cera
Para amolecer um tampão de cera que está bloqueando o canal auditivo é necessário massagear a parte de trás da orelha, esticá-la em várias direções e abrir e fechar a boca ao mesmo tempo que realiza estes exercícios.
Peróxido de hidrogênio
O peróxido de hidrogênio, mais conhecido como água oxigenada, é recomendável tanto para acabar com a dor quanto para ajudar a eliminar a acumulação excessiva de cera que pode bloquear os ouvidos. O procedimento é o seguinte:
Coloque meia xícara de água morna em um recipiente, adicione meia xícara de água oxigenada, depois pegue a mistura e coloque em um conta-gotas. Deite-se de lado e encha o ouvido afetado, deixando o remédio atuar por três ou cinco minutos, depois troque de lado para que o liquido saia, enxágue o ouvido utilizando o mesmo procedimento, porém, apenas com água morna.
Azeite de oliva
Neste caso, deve-se seguir o mesmo procedimento que o anterior, porém, utilizando o azeite de oliva morno. Deixe atuar por quinze minutos e repita o procedimento três vezes por dia, durante três ou quatro dias.
Garrafa com água quente
Para realizar este simples, porém efetivo, remédio caseiro, é preciso apenas pegar uma garrafa e enchê-la com água quente. Depois, pegue a garrafa fechada e aplique-a sobre o ouvido afetado, deixando-a na região por quinze ou trinta minutos. Passado este tempo, é possível notar que a cera fica mais mole e fácil de limpar.
Através de irrigação
É possível encontrar no mercado seringas especiais para limpar os ouvidos, o que se faz com água morna, a temperatura ambiente. Depois de irrigar o ouvido afetado, é preciso secá-lo muito bem.
Infusão de camomila para limpar os ouvidos
Para este procedimento, utilize duas colheres de sopa de flores de camomila e um copo de água. Prepare a infusão e deixe-a repousar até que fique morna. Depois coe bem.
Antes de aplicar, coloque três gotas de azeite de oliva dentro do ouvido e deixe atuar por cinco minutos. Em seguida, enxágue o ouvido com a infusão preparada utilizando um conta gotas.
Se o problema persistir, será necessário procurar por um especialista para realizar uma lavagem nos ouvidos de maneira mais concreta.
Precauções ao limpar os ouvidos
- Quando ocorrer algum incômodo nos ouvidos, nunca limpe-os introduzindo objetos estranhos no local. O cotonete é totalmente contraindicado para este propósito, pois ele pode piorar o problema, empurrando mais o tampão de cera.
- Em ocasiões em que o tímpano foi perfurado, jamais limpe a cera utilizando métodos caseiros; é melhor procurar um especialista, pois estes métodos podem causar graves danos ao ouvido.
- Não utilize irrigadores à pressão para limpar os ouvidos; há um grande risco de causar perfuração do tímpano. Além disso, é preciso considerar que as limpezas, ou lavagens nos ouvidos, não devem ser realizadas com frequência, pois podem abrir margem para o surgimento de infecções.
- Nenhum dos remédios caseiros mencionados deve ser utilizados em crianças com menos de doze anos, visto que corre-se o risco de causar problemas mais graves, devido ao fato de que o ouvido nessa faixa etária é mais sensível. Em casos de suspeita de obstrução do ouvido por cera, é melhor procurar um médico.
Lembre-se
Considere que a cera no ouvido é necessária para protegê-lo do pó, de micro-organismos e de qualquer outra partícula estranha que possa entrar no canal auditivo e causar algum tipo de dano. Por isso, a lavagem é recomendada unicamente quando for realmente necessária (como no caso de entupimento por cera).
Em casos de entupimentos frequentes, o mais recomendável é procurar um otorrinolaringologista; ele decidirá o tratamento que deve ser seguido para resolver o problema adequadamente.