Problemas causados pelo uso indevido de fones de ouvido e como seria o seu uso adequado

Um uso inadequado dos fones de ouvido pode acarretar problemas auditivos e nos afetar também em outros níveis caso percamos a noção do tempo de exposição ou do volume, entre outros fatores
Problemas causados pelo uso indevido de fones de ouvido e como seria o seu uso adequado

Última atualização: 01 Março, 2021

Ouvir música é algo de que muitas pessoas gostam e que serve até mesmo como terapia. No entanto, nem todos gostam do mesmo tipo, nem é conveniente ouvi-la em todos os lugares. Por isso, a ciência desenvolveu um dispositivo: os fones de ouvido.

Você já se perguntou quais são os problemas causados pelo seu uso indevido? A seguir, vamos mostrar as chaves que você deve conhecer para que ouvir música por meio de fones de ouvido não acabe afetando a sua saúde. Preste atenção e siga essas boas práticas.

Agora existem fones de todos os tipos, tamanhos, formas e cores. Principalmente os jovens gostam de levar seus fones de ouvido a todos os lugares. No entanto, o uso incorreto deles pode ter efeitos negativos no aparelho auditivo e também na saúde do organismo no geral.

Problemas causados pelo uso indevido de fones de ouvido

Como usar um fone de ouvido adequadamente

É necessário seguir algumas orientações para evitar a perda auditiva devido ao uso frequente de fones de ouvido.

1. Cuidado com o volume

O uso de fones de ouvido com um elevado volume em prolongados períodos pode chegar a causar danos de maneira irreversível no aparelho auditivo, causando problemas auditivos consideráveis. Hoje em dia, os casos de perda auditiva estão aumentando.

Com o uso desse dispositivo pode-se gerar uma potência de som de até 100 decibéis (dB), de forma direta, um valor excessivo a exposição do ouvido humano. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ouvido somente deve receber como máximo uma exposição diária ao ruído que não supere os 85 dB.

Da mesma forma a OMS assegura que o som que ultrapassa os 120 dB, ainda que não cause uma perda completa da audição, pode ir provocando um dano gradual e irreversível no aparelho auditivo. Por isso, é recomendado o uso de fones de ouvido com um volume adequado por no máximo meia hora por dia.

2. Faça um bom uso de maneira constante

Problemas causados pelo uso indevido de fones de ouvido

Além de causar um dano direto no aparelho auditivo, o mau uso desse aparelho gera danos de forma indireta no organismo. Escutar música a um volume superior ao adequado pode causar:

  • Depressão
  • Danos cardíacos
  • Transtornos de sono
  • Falta de concentração
  • Perda de memória
  • Dificuldade para aprender

O mais complicado é que os problemas causados ​​pelo uso indevido de fones de ouvido aparecem progressivamente, sem que a pessoa perceba. Por isso é importante levar em consideração como deve ser o uso adequado deles.

3. Fones de ouvido de boa qualidade

Em primeiro lugar, devemos selecionar fones de ouvido de acordo as com as orelhas e preferências de cada pessoa. Existem dispositivos ergonômicos que se inserem diretamente no canal auditivo, assim como também há do tipo maior, como protetores de ouvido, que são colocados fora da orelha cobrindo-a em toda a sua extensão.

Para ambos casos existem diversos tamanhos e materiais. Quando os fones de ouvido são grandes, o som é bloqueado e concentrado de forma adequada para não haver a necessidade de aumentar o volume excessivamente.

Se decidimos escolher fones de ouvido pequenos que são introduzidos dentro do canal auditivo, tente não introduzi-los pressionando-os. Escolha aqueles que tenham uma almofadinha que se ajuste perfeitamente na entrada do canal para que não tenha que pressioná-los para assim evitar uma lesão.

4. Tempo de exposição

Outro ponto a ser levado em consideração é o tempo que se passa ouvindo sons ou música com fones de ouvido, pois também há problemas causados ​​por passar longas horas com os fones.

O recomendado é utilizá-los durante 30 minutos por dia, para assim evitar problemas de ansiedade, estresse e falta de concentração, entre outros.

  • Para compreender melhor como cuidar dos ouvidos, pode ver sua anatomia e fisiologia.

5. Limpeza dos fones de ouvido

Problemas ouvidos

A limpeza também é de muita importância no uso dos fones de ouvido. É importante saber que os fones de ouvido são aparelhos de uso pessoa, ainda que pareça algo simples. Não devem ser emprestados e devem receber a limpeza adequada cada vez que forem utilizados.

Por meio deles, microrganismos nocivos podem ser transmitidos de forma rápida e direta, podendo causar infecções graves no aparelho auditivo.

Não se esqueça que cada vez que for utilizar seus fones de ouvido deve limpá-los com produtos de limpeza que sejam suaves e não danifiquem o dispositivo. Além disso, após um certo tempo, é recomendável substituir as almofadas auriculares por novas.

Embora seja agradável ouvir música com fones de ouvido, lembre-se de que você deve dar um descanso para os seus ouvidos. Se você quiser evitar a surdez, a melhor coisa que você pode fazer é colocar em prática os diferentes métodos de prevenção.

Pode interessar a você...
O que significam os zumbidos no ouvido?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
O que significam os zumbidos no ouvido?

Em muitos momentos da vida podemos sofrer com ruídos ou zumbidos no ouvido. O que os causa? Saiba mais sobre o tema neste artigo.