Estudos sobre os benefícios do mamão para a saúde   

11 de maio de 2019
O mamão é uma fruta de origem tropical que possui numerosos nutrientes e antioxidantes. Preste atenção neste artigo, onde  contamos todos os efeitos que poderiam ter no organismo de acordo com os estudos.

O mamão é uma fruta cheia de poder e tem mais benefícios do que você poderia imaginar. Alguns estudos científicos avaliaram o efeito de seus nutrientes e antioxidantes em processos como o câncer, a inflamação, e o envelhecimento.

Neste artigo vamos dizer-lhe os 6 melhores benefícios do mamão testado pela ciência. Não perca!

Por que o mamão é importante?

Por que o mamão é importante?

Sem dúvida alguma, a vitamina C é um dos pontos fortes do mamão, fornecendo incríveis 144% do valor diário recomendado por porção. Certamente, isso é maravilhoso como estimulante do sistema imunológico, e como antioxidante dos radicais livres.

Outras vitaminas incluídas são a vitamina A (31% do valor diário recomendado), que se requer para uma pele saudável, membranas mucosas e a visão. Além disso, é especialmente eficaz contra a degeneração macular.

O mamão fornece 13% do valor diário recomendado de folato e boas quantidades de fibra e potássio, componentes essenciais nas células e no corpo, que ajudam a controlar a frequência cardíaca e a pressão sanguínea.

O mamão contém 212 aminoácidos e várias enzimas, incluindo a papaína. Esta enzima tem um efeito anti-inflamatório no estômago, o que melhora a digestão e o desconforto estomacal.

Propriedades nutricionais

  • O mamão é uma fruta aquosa com um sabor doce que contribui com apenas 43 calorias por 100 gramas.
  • Contém vitaminas do grupo B (B1, B2 e B3), grande quantidade de vitamina C, bem como vitamina A, e vitamina D.
  • É uma fonte de fibra.
  • Contém minerais como sódio, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, zinco e iodo.

Confira ademais: Melhore sua digestão e alivie a inflamação com esta vitamina de mamão e leite de amêndoas

6 benefícios do mamão para a saúde

1. Previne o câncer

Benefícios do mamão: Previne o câncer    

Os alimentos com quantidades elevadas de vitamina C têm sido associados a um menor risco de câncer. Assim, a vitamina C presente nos alimentos melhora a função do sistema imunológico, diminui o estresse oxidativo, reduz os níveis de inflamação, e ajuda a bloquear e a prevenir a formação e ativação de substâncias cancerígenas.

Além disso, há indícios de que o licopeno que encontramos no mamão tem efeitos anticancerígenos, que pode ajudar a prevenir diversos tipos de câncer e a retardar o crescimento dos tumores.

2. É um poderoso antioxidante natural

O dano oxidativo é um fator de risco para doenças como câncer, ou doenças cardíacas e envelhecimento. O mamão também é rico em vários compostos antioxidantes, principalmente em carotenoides, compostos naturais que atuam como pigmentos e antioxidantes, e são uma fonte de provitamina A.

3. Reduz a inflamação

A inflamação é um mecanismo natural que seu corpo usa para protegê-lo de infecções causadas por bactérias, vírus ou outros patógenos. Geralmente, todos os alimentos ricos em substâncias e compostos antioxidantes têm propriedades anti-inflamatórias, em maior ou menor grau.

No mamão, é o licopeno, entre outros carotenoides, que contribui para os níveis mais baixos de inflamação do corpo.

4. Reduz o risco de doença cardíaca

Alguns estudos sugerem que o licopeno, graças à sua capacidade de combater os radicais livres e reduzir o estresse oxidativo, contribui para um menor risco de doença cardíaca.

Por outro lado, o mamão também contém uma quantidade muito elevada de vitamina C, que também atua como um antioxidante, e que também demonstrou reduzir as chances de desenvolver doenças cardíacas e crônicas.

5. O mamão reduz as marcas do envelhecimento    

Mamão tem propriedades antienvelhecimento

O envelhecimento é um processo que se desenvolve ao longo do tempo, mas que é acentuado pela oxidação. Assim então, alimentos ricos em antioxidantes, como o mamão, podem reduzir os sinais de envelhecimento que aparecem em sua pele. Por exemplo, as rugas ou a pele flácida, ao combater o estresse oxidativo.

Além disso, foi confirmado que tanto a vitamina C como o licopeno melhoram a aparência da pele e reduzem as marcas do envelhecimento. Finalmente, a aplicação tópica de mamão também tem sido usada com resultados muito bons na cicatrização de úlceras, e outras feridas da pele.

Leia também: Como combater a digestão lenta com preparações à base de aloe vera

6. Favorece a digestão

Benefícios do mamão: Favorece a digestão

A papaína age como uma enzima digestiva, favorecendo a decomposição de alimentos. Além disso, existem evidências científicas que confirmam que o consumo de papaia pode prevenir os problemas de digestão. Em um estudo realizado com uma fórmula à base de mamão, os pacientes analisados ​​mostraram uma melhora nos sintomas, como inchaço ou flatulências, graças ao conteúdo da papaína substância que promove a digestão.

Contraindicações

Apesar de todos os seus benefícios, não é recomendado consumir mamão se:

  • Você tem problemas digestivos frequentes
  • Está em um processo de diarreia.
  • Você está sendo tratado com diuréticos
  • Sofre com pedras nos rins.

Em conclusão, comer mamão é uma maneira excelente e deliciosa de combater doenças como o câncer ou doenças cardíacas. Inclua essa fruta em sua dieta como você mais gostar: fresca e ao natural, em suco ou smoothie, ou até mesmo em saladas.

 

  • Hewitt H, Whittle S, Lopez S, Bailey E, Weaver S.  Topical use of papaya in chronic skin ulcer therapy in Jamaica. The West Indian Medical Journal [01 Mar 2000, 49(1):32-33] (PMID:10786448)
  • Stavroula K Osganian, Meir J Stampfer, Eric Rimm, Donna Spiegelman, Frank B Hu, JoAnn E Manson, Walter C Willett. Journal of the American College of Cardiology Jul 2003, 42 (2) 246-252; DOI: 10.1016/S0735-1097(03)00575-8
  • Meléndez-Martínez, Antonio J. & Vicario, Isabel M. & Heredia, Francisco J.. (2004). Nutritional importance of carotenoid pigments. Archivos latinoamericanos de nutrición. 54. 149-54.