Alimentos que aceleram o envelhecimento

· 25 de janeiro de 2019
Você sabia que alguns dos seguintes alimentos causam muitos danos e são vendidos como “saudáveis”? Conheça alguns que aceleram o envelhecimento. Confira.

Cada vez que ingerir os alimentos, o corpo reage de determinada maneira para digeri-los. Alguns ingredientes ou alimentos fazem com que o processo de envelhecimento seja mais rápido, enquanto outros possuem o efeito contrário.

Consumir todos os dias aquilo que faz bem permitirá que o corpo fique saudável, não somente a parte exterior, como também a interior.

Entre os processos que ocorrem no corpo e que impactam no processo de envelhecimento ou juventude se encontram: a oxidação, a inflamação e a glicação.

Não estamos falando somente de rugas ou cabelos brancos, como também de envelhecimento dos órgãos, músculos e articulações, algo que é muito mais importante que a estética.

Os alimentos que colaboram para o envelhecimento

A seguinte lista foi preparada para que você saiba quais alimentos diminuem anos na vida do corpo. Dê uma olhada e tente consumi-los cada vez menos até eliminá-los completamente de sua dieta:

Trigo (refinado e integral)

O processo neste caso é o de glicação, que inclui o dano tanto externo como interno. Não precisamos dizer muito que o trigo faz mal para a saúde.

No entanto, foi demonstrado que nem sequer o integral é bom, já que conta com muitos carboidratos que incrementam a glicose, mais que o açúcar de mesa.

Os pães, macarrão, bolos e outros produtos que são assados causam aumento do açúcar no sangue. Por outro lado, quando compramos produtos com farinha, também enfrentamos os produtos químicos cancerígenos.

Tenha cuidado com as batatas fritas ou alimentos de fast-food, pois possuem trigo em muitos casos.

alimentos a base de trigo podem acelerar o envelhecimento

Alimentos à base de milho

Como os cereais, o xarope e o óleo. É um dos “vilões” que atacam a juventude. Algo similar ao que acontece com o trigo, pois aumentam os níveis de açúcar no sangue.

Além disso, o pior é que os derivados do milho estão presentes em muitos alimentos sem que percebamos, alimentos processados, temperos, molho de tomate, produtos já manufaturados, entre  outros mais.

Além do mais, (como se o fato anterior não fosse suficiente) os óleos e xaropes de milho contribuem para incorporar muita quantidade de ácidos graxos, Ômega 3, que em excesso não fazem bem, pois conduzem a oxidação e a inflamação.

Açúcar refinado

A glicemia está de novo presente. Nesse caso, mediante a ingestão de açúcar branco ou refinado e produtos que a utilizem em grande quantidade.

O açúcar é mau porque engorda e, além disso, pode provocar diabetes, mas também, pois envelhece o corpo.

Em seu lugar, é melhor usar stevia ou mesmo assar os próprios doces ou sobremesas. Deixe de lado tudo o que é açucarado artificialmente.

Saiba mais: Saiba porque o açúcar no organismo é ruim

Óleos vegetais podem acelerar o envelhecimento

Muitos acreditam que o óleo de canola ou o de soja sejam bons para a saúde, no entanto, não são. As empresas os “vendem” como se tratasse de outro líquido e estão muito longe disso.

Em primeiro lugar, porque a matéria prima não é de qualidade, assim como, na maioria dos casos, é transgênica (sementes manipuladas geneticamente para que rendam mais e resistam as pragas).

Em segundo lugar, porque sofrem um processo de refinação sob altas temperaturas e são adicionados dissolventes químicos como o hexano.

O óleo apresenta gorduras poli-insaturadas com muita oxidação e são inflamatórias para o corpo, pois produzem radicais livres, danificam as membranas das células e contribuem para a aparição e desenvolvimento de doenças cardíacas e envelhecimento acelerado.

Por isso, escolha sempre os óleos saudáveis como o de oliva, o de coco virgem, o de abacate e a manteiga de pasto. Deixe de lado os óleos de soja, de milho e de canola.

óleo de soja acelera o envelhecimento

Sódio

O sal é um mineral necessário para o organismo, no entanto, como sempre é indicado, “os excessos nunca são aconselhados”.

Consumir comida com muito sal não somente envelhece, como também adoece, mata os tecidos e células, alterando o metabolismo e bioquímica.

Além disso, gera inflamação, causa retenção de líquidos e afeta a elastina, por isso a pele deixa de ficar brilhosa.

Café

Café pode acelerar o envelhecimento

Beber muito café não é bom porque gera um aumento nos níveis de cortisol, o denominado “hormônio do estresse”; além disso, acelera o envelhecimento, a opacidade da derme e dos dentes.

Também desidrata e causa insônia. Não mais que uma xícara por dia é o recomendado.

Embutidos

Isso se deve, basicamente, ao fato de que os embutidos são feitos de gordura e sal. Eles ajudam a gerar compostos responsáveis pela oxidação das células, danificam os tecidos, entre outras coisas.

É possível comer algumas vezes, mas NÃO todos os dias.

Leia mais: Alimentos que não se deve comer durante a noite

Leite

Muito se diz em relação ao leite e seus derivados. Alguns indicam que é bom para a saúde consumir o cálcio proveniente dos lácteos, mas outros asseguram que causam problemas.

O certo é que produzem mais acne porque as glândulas sebáceas “trabalham” mais, formam radicais livres e possui relação com a aparição do câncer.

Por outro lado, quando se compra leite no mercado, este possui uma grande quantidade de hormônios que não são bons para a saúde humana. O melhor, nestes casos, é optar por leites vegetais .

  • Costa, A., Lage, D., & Moisés, T. A. (2010). Acne and diet: truth or myth?. Anais brasileiros de dermatologia85(3), 346-353.
  • Krause, S. EMBUTIDOS E CÂNCER. lista De tabelas, 72.
  • Chemello, E., & Pandolfo, F. G. (2006). Açúcar, vício moderno e perigoso. Núcleo de Apoio ao Ensino da Química.