Elimine o excesso de ácido úrico do seu corpo com água de alcachofra e limão

6 de maio de 2017
Tanto a alcachofra quanto o limão contam com propriedades diuréticas e purificadoras que ajudam a controlar as inflamações ocasionadas pela acumulação de ácido úrico, favorecendo a sua eliminação.

O ácido úrico é uma substância produzida pelo organismo quando é realizado o processo de decomposição das purinas dos alimentos.

As células trabalham para dissolver esse elemento, transportando-o para a corrente sanguínea e eliminando-o pelos rins.

Esses órgãos filtram o sangue e, em conjunto com os líquidos, expulsam os resíduos através da urina.

Quando há um acúmulo excessivo, seja por excesso de produção, ou por dificuldade de eliminação, se desenvolve uma hiperuricemia.

Essa condição gera um desequilíbrio na inflamação dos tecidos e, com o tempo, pode formar cristais duros que afetam a saúde renal e das articulações.

Felizmente, há alimentos naturais cujas propriedades auxiliam no processo de desintoxicação, eliminando essa substância de maneira eficaz.

Logo abaixo, sugerimos um remédio caseiro de alcachofra e limão, dois alimentos alcalinos que se mostram eficazes contra esse problema. Experimente!

Água de alcachofra e limão para eliminar o excesso de ácido úrico

A água de alcachofra e limão é uma bebida purificante que se popularizou no mundo todo pela variedade de benefícios que oferece ao organismo.

Baixa em calorias e rica em vitaminas e minerais, ela é um complemento nutricional que contribui com a perda de peso ao mesmo tempo em que regula os níveis de colesterol e triglicerídeos.

Suas propriedades digestivas são utilizadas para tratar de doenças inflamatórias, como as que ocasionam a acumulação de ácido úrico.

Além disso, ela também conta com poderosos antioxidantes que ajudam a inibir os danos celulares e prevenir as condições causadas pela deterioração prematura dos tecidos.

Quer conhecer mais? Leia: Descubra como limpar suas artérias com estes três maravilhosos ingredientes

Benefícios da alcachofra para o ácido úricoAlcachofra para o ácido úrico

A alcachofra é uma hortaliça muito saudável que, por seu alto teor de nutrientes essenciais, foi utilizada como apoio da alimentação durante muitos séculos.

Possui quantidades importantes de:

  • Vitaminas (A, do complexo B, C).
  • Minerais (fósforo, ferro, cálcio, potássio, magnésio).
  • Fibras.
  • Carboidratos.
  • Proteínas.
  • Ácidos graxos.

Esses nutrientes essenciais conferem a capacidade de dissolver as gorduras que se acumulam nos tecidos, além de auxiliar no funcionamento do fígado e evitar interrupções em seus processos.

Os ácidos orgânicos causam a diminuição da presença de purinas no corpo e, por consequência, impulsionam sua eliminação através do processo de filtragem que são realizados pelos rins.

De fato, funciona como um diurético natural, aumentando a produção de urina para remover de forma mais efetiva essa substância.

Além disso, por ter apenas 40 calorias é um bom complemento para reduzir o peso e evitar alguns problemas metabólicos associados com a obesidade. 

Benefícios do limão para o ácido úrico Limão para o ácido úrico

O limão é um alimento alcalino que foi utilizado durante séculos como aliado medicinal contra muitas doenças que afetam o corpo.

Seu alto teor de vitaminas, minerais e fibras naturais contribuem com a melhor decomposição das purinas e auxiliam em sua eliminação através da urina.

Seus ácidos naturais passam a ser substâncias alcalinas no corpo, equilibrando o pH do sangue que, devido a essa substância, geralmente é alterado.

Seus nutrientes estimulam a formação de carbonato de cálcio, um composto fundamental para a neutralização do ácido úrico.

Visite esse artigo:  Os 9 diuréticos naturais mais poderosos contra a retenção de líquidos

Como preparar água de alcachofra e limão para combater o ácido úrico?água de alcachofra e limão para combater o ácido úrico

Para preparar essa bebida com alcachofra e limão não é necessário ser um especialista na cozinha. Apenas é necessário adquirir os ingredientes frescos para garantir que tenham todas as propriedades medicinais.

Ingredientes

  • 2 alcachofras médias.
  • 1 litro de água.
  • Suco de 1 limão.

Modo de preparo

  • Corte as alcachofras em várias partes e, em seguida, coloque-as para cozinhar em um litro de água, até que fiquem bem macias.
  • Quando estiver pronto, coloque o suco de um limão e deixe descansar até que atinja uma temperatura ideal para beber.
  • Coe a mistura, sirva em uma xícara, e tome meia hora antes de cada refeição.
  • Repita o consumo durante duas semanas seguidas, como parte de uma dieta de desintoxicação para eliminar o ácido úrico.
  • Logo, após a limpeza do organismo, tome como prevenção, de 2 a 3 vezes na semana.

O consumo dessa bebida saudável lhe ajudará a eliminar o ácido úrico ao mesmo tempo em que combate o excesso de peso.

No entanto, é necessário limitar o consumo de alimentos ricos em gorduras e purinas, que por motivos óbvios, podem interferir no resultado.

Recomendados para você