Geralmente estas bolinhas aparecem devido a alterações hormonais. Recomenda-se manter uma dieta saudável e pobre em gorduras, complementando-a com esfoliantes naturais para evitar seu surgimento ou reduzir sua incidência.
As bolinhas nos braços são muito comuns durante a etapa da puberdade, ainda que também possam surgir na idade adulta.
Este problema, que para a maioria é bastante incômodo a nível estético, pode surgir por diferentes fatores. É uma alteração cutânea que faz com que surjam “bolinhas” nos braços, também chamadas de pequenas espinhas.
Ainda que não representem um risco para a saúde, como muitos outros transtornos da pele, a maioria das pessoas com esta alteração busca eliminá-la para melhorar a aparência dos seus braços.
Assim, possível continuar a usar com tranquilidade as blusinhas sem manga que tanto gostamos, principalmente no verão ou quando o clima está agradável.
Por que as bolinhas nos braços aparecem?
As pequenas bolinhas nos braços se formam porque na pele temos folículos pilosos, nos quais cresce o pelo, mas onde também se armazena uma camada de sebo que cresce conforme a liberação de hormônios aumenta.
Essa camada, ao unir-se a outros fatores, começa a formar esses pequenos grãozinhos.
Queratose pilar?
Quando essas pequenas bolinhas nos braços não são eliminadas, mesmo com a aplicação de diferentes tratamentos, é provável que a pessoa esteja sofrendo de uma condição conhecida como queratose pilar ou pele de galinha.
Trata-se de uma doença que causa o acúmulo de uma proteína chamada queratina, a qual cria obstruções duras dentro dos folículos pilosos. Dessa forma, provocam uma inflamação similar a das espinhas.
É muito comum em pessoas que sofrem com o ressecamento da pele ou que têm dermatite atópica. Além disso, também parece haver um fator hereditário.
Neste caso, o melhor a fazer é consultar um dermatologista para receber um tratamento adequado e, assim, evitar que a condição piore.
Qual é a causa das bolinhas nos braços?
As bolinhas comuns nos braços aparecem quase sempre por causa de alterações hormonais sofridas, principalmente, pelas mulheres e, em menor quantidade, pelos homens, desde a puberdade.
No entanto, acredita-se que o tipo de alimentação influencia muito, ainda que não existam dados científicos fortes comprovando esta hipótese.
Seja qual for a causa, existem alguns tratamentos naturais para eliminá-las sem ter que recorrer a remédios químicos que podem ser agressivos para a pele. Conheça alguns a seguir!
Esfoliação
Através da esfoliação, podemos contribuir para eliminar as células mortas, que se acumulam na pele, e o excesso de sebo, que vai formando essas pequenas bolinhas.
Prepare um esfoliante natural utilizando ingredientes saudáveis para a sua pele que irão combater este problema.
Ingredientes
1 colher de mel (25g)
1 colher de açúcar (15g)
1 colher de maisena (15g)
2 colheres de iogurte natural
Preparo
Misture todos os ingredientes. Depois de formar uma pasta, aplique-a com suaves massagens nas áreas afetadas, deixando agir durante 10 minutos.
Após o tempo recomendado, retire com água fria e não se esqueça de aplicar um creme hidratante sem óleo.
O sal é um ingrediente que, por suas propriedades, pode ajudar a reduzir o excesso de gordura que vai se acumulando em diferentes áreas da pele.
Ingredientes
1/2 xícara de sal marinho ou sal grosso (125g)
Água quente
Preparo
Coloque a meia xícara de sal marinho ou sal grosso em um recipiente com água quente e deixe os braços submersos durante 10 minutos.
A água deve estar quente, já que isso ajuda a abrir os poros para facilitar a eliminação do sebo.
Aveia, sal e mel
Este remédio natural ajuda a suavizar, esfoliar e hidratar a pele, ao mesmo tempo em que contribui para eliminar essas bolinhas incômodas que se formam em grandes quantidades nos braços.
Ingredientes
3 colheres grandes de aveia moída (50g)
2 colheres de mel (50g)
2 colheres de sal (30g)
Preparo
Misture todos os ingredientes e umedeça-os com um pouco de água até formar uma pasta.
Aplique-a com suaves movimentos sobre a pele afetada e deixe agir durante 15 minutos.
Este tratamento deve ser repetido pelo menos 3 vezes por semana para melhores resultados.
Para depilar a área do biquíni não precisaremos fazer nada de especial. Só que, quando estivermos prontos para depilar essa área temos de incorporar uma série de hábitos diferentes, que evitarão os problemas que até agora estavam nos atormentando. Depilar…
No mercado há uma grande variedade de marcas, por isso escolher a máscara de cílios certa pode ser confuso. Por este motivo, muitas vezes podemos cometer erros ao escolher a indicada para nós. Mas não se preocupe, escolher uma máscara é…
Ter um cabelo abundante e forte se tornou uma das prioridades dentro da rotina de beleza de quase todas as mulheres. Considerando que é um dos complementos para parecem bonitas, muitas buscam alternativas para mantê-lo volumoso e brilhante. No entanto,…
A maioria das mulheres acredita que cravos podem aparecer apenas no rosto, mas podem aparecer em qualquer parte de seu corpo! As pernas de morango podem causar desconforto, aqui vamos explicar as causas de seu surgimento e os remédios caseiros…
Não é absurdo dizer que é fácil engordar no verão, pois ganhar peso no verão é devido à mudança na rotina. Tendemos a deixar de consumir alimentos saudáveis e optar pelos mais calóricos; além da falta de exercício por preferirmos…
p>As alterações hormonais, a nutrição e alguns fatores ambientais influenciam positivamente ou negativamente na aparência do cabelo. Apesar de o uso de produtos cosméticos ajudar a revitalizá-lo, existem alguns “obstáculos” que impedem que ele se mantenha forte e hidratado. Você…