Como eliminar as bolinhas nos braços

· 18 de agosto de 2015
Geralmente estas bolinhas aparecem devido a alterações hormonais. Recomenda-se manter uma dieta saudável e pobre em gorduras, complementando-a com esfoliantes naturais para evitar seu surgimento ou reduzir sua incidência.

As bolinhas nos braços são muito comuns durante a etapa da puberdade, ainda que também possam surgir na idade adulta.

Este problema, que para a maioria é bastante incômodo a nível estético, pode surgir por diferentes fatores. É uma alteração cutânea que faz com que surjam “bolinhas” nos braços, também chamadas de pequenas espinhas.

Ainda que não representem um risco para a saúde, como muitos outros transtornos da pele, a maioria das pessoas com esta alteração busca eliminá-la para melhorar a aparência dos seus braços.

Assim, possível continuar a usar com tranquilidade as blusinhas sem manga que tanto gostamos, principalmente no verão ou quando o clima está agradável.

Por que as bolinhas nos braços aparecem?

As pequenas bolinhas nos braços se formam porque na pele temos folículos pilosos, nos quais cresce o pelo, mas onde também se armazena uma camada de sebo que cresce conforme a liberação de hormônios aumenta.

Essa camada, ao unir-se a outros fatores, começa a formar esses pequenos grãozinhos.

Queratose pilar?

Quando essas pequenas bolinhas nos braços não são eliminadas, mesmo com a aplicação de diferentes tratamentos, é provável que a pessoa esteja sofrendo de uma condição conhecida como queratose pilar ou pele de galinha.

Trata-se de uma doença que causa o acúmulo de uma proteína chamada queratina, a qual cria obstruções duras dentro dos folículos pilosos. Dessa forma, provocam uma inflamação similar a das espinhas.

bolinhas nos braços

É muito comum em pessoas que sofrem com o ressecamento da pele ou que têm dermatite atópica. Além disso, também parece haver um fator hereditário.

Neste caso, o melhor  a fazer é consultar um dermatologista para receber um tratamento adequado e, assim, evitar que a condição piore.

Qual é a causa das bolinhas nos braços?

As bolinhas comuns nos braços aparecem quase sempre por causa de alterações hormonais sofridas, principalmente, pelas mulheres e, em menor quantidade, pelos homens, desde a puberdade.

No entanto, acredita-se que o tipo de alimentação influencia muito, ainda que não existam dados científicos fortes comprovando esta hipótese.

Seja qual for a causa, existem alguns tratamentos naturais para eliminá-las sem ter que recorrer a remédios químicos que podem ser agressivos para a pele. Conheça alguns a seguir!

Esfoliação

bolinhas nos braços

Através da esfoliação, podemos contribuir para eliminar as células mortas, que se acumulam na pele, e o excesso de sebo, que vai formando essas pequenas bolinhas.

Prepare um esfoliante natural utilizando ingredientes saudáveis para a sua pele que irão combater este problema.

Ingredientes

  • 1 colher de mel (25g)
  • 1 colher de açúcar (15g)
  • 1 colher de maisena (15g)
  • 2 colheres de iogurte natural

Preparo

Misture todos os ingredientes. Depois de formar uma pasta, aplique-a com suaves massagens nas áreas afetadas, deixando agir durante 10 minutos.

Após o tempo recomendado, retire com água fria e não se esqueça de aplicar um creme hidratante sem óleo.

Leia também: Faça em casa seu próprio creme hidratante corporal

Água e sal

O sal é um ingrediente que, por suas propriedades, pode ajudar a reduzir o excesso de gordura que vai se acumulando em diferentes áreas da pele.

Ingredientes

  • 1/2 xícara de sal marinho ou sal grosso (125g)
  • Água quente

Preparo

Coloque a meia xícara de sal marinho ou sal grosso em um recipiente com água quente e deixe os braços submersos durante 10 minutos.

A água deve estar quente, já que isso ajuda a abrir os poros para facilitar a eliminação do sebo.

Aveia, sal e mel

bolinhas nos braços

Este remédio natural ajuda a suavizar, esfoliar e hidratar a pele, ao mesmo tempo em que contribui para eliminar essas bolinhas incômodas que se formam em grandes quantidades nos braços.

Ingredientes

  • 3 colheres grandes de aveia moída (50g)
  • 2 colheres de mel (50g)
  • 2 colheres de sal (30g)

Preparo

Misture todos os ingredientes e umedeça-os com um pouco de água até formar uma pasta.

Aplique-a com suaves movimentos sobre a pele afetada e deixe agir durante 15 minutos.

Este tratamento deve ser repetido pelo menos 3 vezes por semana para melhores resultados.

Leia também: Benefícios da aveia para tratar artrite: Muito medicinal!

Argila verde ou rosa

Este ingrediente natural que possui tantos benefícios para a beleza também pode ser utilizado para combater as incômodas bolinhas.

Ingredientes

  • 2 ou 3 colheres de argila verde ou rosa em pó ou em pasta.

Preparo

Umedeça a argila até formar uma pasta e, em seguida, aplique uma camada uniforme em todas as partes afetadas dos braços.

Deve ser aplicada no máximo duas vezes por semana. Isso porque o excesso de argila pode alterar os óleos naturais da pele.