Dicas para eliminar toxinas e preparar para o verão

3 de maio de 2015
Sabia que os alongamentos podem ajudar a acelerar o processo de depuração? Quando alongamos, o sangue chega com mais facilidade a todos os pontos do corpo e facilita a eliminação de toxinas.

A primavera é o tempo dos novos começos, de muita alegria, de dias mais extensos, temperaturas mais agradáveis. É preâmbulo para o verão e as férias. Embora seja certo que devemos nos cuidar o ano todo, quando faz frio estamos acostumados a comer mais e a fazer menos exercício. Por isso é que neste artigo vai poder encontrar dicas para eliminar toxinas e preparar o corpo para o verão.

Limpar o corpo para o verão

Todos aproveitamos a chegada da primavera para limpar os lares, abrir as janelas e guardar os casacos. E o que ocorre com o corpo?

Durante os meses de inverno, você acumulou muitas toxinas e poluentes através da pele, o ar que respirou, os alimentos que comeu, os maus hábitos, a falta de movimento, etc.

É momento de se desfazer de todas essas coisas que não contribuem em nada para o bom funcionamento do organismo, como o peso extra, as toxinas e os resíduos que se acumularam ao longo dos meses frios.

No entanto, não é preciso morrer de fome ou beber só água morna com limão para conseguir isso.

mulher que irá eliminar toxinas

Inclusive, se não gostar de fazer nada “saudável”, pode ir incorporando na sua rotina certos hábitos que irão ajudar a limpar e preparar o corpo para o verão.

Já tentou colocar o biquíni nestes dias? Quer usar de novo a roupa da temporada passada? Sente-se mal e cansado? Então, limpe o seu corpo!

Como eliminar as toxinas acumuladas no inverno

Para as próximas semanas, prove pelo menos dois desses conselhos para desintoxicar o corpo e prepará-lo para o verão:

No coma glúten nem alimentos processados

Os alimentos processados foram despojados de nutrientes e fazem com que o organismo absorva ingredientes artificiais.

A maioria desses “alimentos” incluem aromatizantes, conservantes, espessantes e tudo de mal para o organismo.

os-cereais

No caso do glúten (a proteína de trigo que também está presente em muitos alimentos processados), ele faz com que o metabolismo seja mais lento e com que o corpo acumule toxinas.

Se durante uma semana não o consumir (já sabemos que é difícil, mas vale a pena), se sentirá muito bem e poderá eliminar muitas toxinas.

Coma uvas verdes todos os dias

As uvas têm muitas qualidades desintoxicantes. Por isso, ao consumi-las nessa época do ano, contribuem com a eliminação das toxinas depositadas nos órgãos durante o inverno, pois são levadas até os intestinos para sua eliminação. As uvas também são ricas em fibra, eliminando a constipação.

Além de aproveitar as vantagens das uvas, beber muita água é indispensável para ajudar no processo de desintoxicação.

Beber um chá verde por dia

Pode ser frio ou quente, como mais gostar (e a temperatura permita). Outras opções, além do chá verde, são o dente de leão e o neem. As infusões feitas com essas ervas servem para conseguir uma maior desintoxicação.

Também pode ser feito um chá com pó de cúrcuma, uma erva conhecida por ser utilizada em muitos pratos indianos. Todas essas infusões ajudam a eliminar as toxinas através da urina.

Evite o açúcar  refinado

Como acontece com as farinhas, o açúcar refinado é ruim para a saúde por várias razões. Em primeiro lugar, porque seu processo de refino tira todos os nutrientes que a planta original pode ter.

Mas não é simplesmente o fato de estar consumindo algo que não contribui com benefícios, porque se só fosse isso, não haveria tanto problema.

O açúcar é muito difícil de digerir e afeta os níveis de açúcar no sangue. Será complicado deixar o hábito de consumir açúcar, mas tente se afastar dos açúcares refinados e dos adoçantes artificiais.

Opções para substituir? Açúcar mascavo e folhas de estévia, são as melhores alternativas.

açucar-cana-kulinarno

Alongamento

O alongamento ajuda a acelerar qualquer processo de desintoxicação. Enquanto se alonga, o sangue oxigenado chega a todos os cantos e curvas do seu corpo, levando com ele as toxinas que depois serão eliminadas por outras vias (urina, fezes, transpiração).

Os exercícios, como a ioga e o tai chi chuan são atividades muito boas para serem feitas na primavera, principalmente, se não gostar muito de atividades físicas.

Saiba mais: Melhores alongamentos para ficar em forma

Respire fundo

A maioria subestima o poder limpador do ar, uma das maneiras de eliminar as toxinas. Além disso, a maioria se esquece de respirar profunda e conscientemente.

De manhã, tome uns minutos para respirar fundo entre 8 e 10 vezes, com os olhos fechados. Será uma experiência revigorante e limpante, não só do corpo, mas também da mente e das emoções.

respiraçao

Certifique-se de ir ao banheiro

Se eliminar a sujeira e os resíduos dos órgãos mas não da maneira correta, todos os esforços podem ser inúteis. De fato, poderá estar piorando o problema.

Dessa forma, ter movimentos intestinais todos os dias é chave no processo de limpeza. Se isso não acontecer, pode considerar consumir alguns suplementos de ervas suaves, iogurte grego e muita fruta. E não se esqueça de beber água!

Beba água com limão, pimenta e vinagre

Um copo grande de água filtrada com o suco do meio limão, meia colherzinha de vinagre de cidra de maçã e um pingo de pimenta de caiena antes do café da manhã aumentará sua energia; com isso, o metabolismo eliminará as toxinas dos órgãos vitais.

Portanto, beba a preparação todos os dias durante uma semana, pelo menos, sempre em jejum.

Leia mais: 10 benefícios de beber água morna com limão

Transpire

transpire para eliminar toxinas

Sua pele é o órgão maior e um dos principais órgãos de eliminação. Saunas, banhos quentes e vapores são grandes opções de desintoxicação, porque ajudam a suar.

Nessas situações poderá eliminar até 20% das toxinas e dos resíduos do seu corpo através da pele. Também pode fazê-lo se exercitando diariamente. No entanto, não esqueça de estar muito bem hidratado para não se sentir esgotado!

  • COLACITI, A. K. (2006). Hiperidrose: Um sintoma em busca da totalidade do indivíduo-breve relato de caso. REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE PSICOLOGIA, Garça/Fasu, ano IV, (6).
  • Deveza, A. C. R. S. (2013). Ayurveda–a medicina clássica indiana. Revista de Medicina92(3), 156-165.