Descubra qual é a melhor hora para tomar banho

Ainda que devamos ter em conta o resto de nossos costumes e rotinas diárias, a decisão de tomar um banho pela manhã ou à noite dependerá dos efeitos que queremos conseguir.

O banho é uma das práticas mais comuns a todos os seres humanos e é considerada uma rotina a mais das que compõem o dia a dia de cada pessoa. No entanto, você já parou para pensar em qual é a melhor hora para tomar banho?

Muitos hábitos de higiene passaram a fazer parte da sociedade, principalmente depois do século XVIII. Até então, o banho era considerado nocivo para o organismo. Não é em vão que era algo proibido mais severamente para as crianças.

Mulher tomando banho

Embora seja algo muito simples, tomar banho envolve muito mais do que se molhar, passar sabonete e se enxaguar.

Também existem mais razões pelas quais se usa o chuveiro, tais como o relaxamento, para se refrescar, para melhorar o humor e, em muitas ocasiões, tratar certos tipos de doenças.

A melhor hora para tomar banho: um tema controverso

Por se tratar de uma prática realizada pela grande maioria da população mundial, existem diversos pontos de vista a respeito.

Alguns defendem que o melhor é tomar banho pela manhã, antes de começar a rotina, e outros alegam que o melhor horário é à noite, justamente depois de concluir todos os afazeres e antes de dormir.

Ainda que tomemos banho em tais ocasiões, cabe notar que não há uma verdade absoluta com respeito à hora de realizar esta prática.

Para alimentar a controvérsia frente ao tema em questão, surgem outros tipos de argumentos bastante válidos, tendo em conta que se trata de algo totalmente pessoal e que depende de cada indivíduo.

1. Quando você estiver sujo

Este argumento é talvez o mais usado pelas pessoas para tomar um bom banho. Por sua vez, o mais lógico, já que é sinônimo de assepsia.

2. Por prazer

Ainda que isso soe muito estranho para muitos, uma grande quantidade de pessoas procura tomar banho com a finalidade de satisfazer seu organismo; nesta prática está incluído o relaxamento, que costuma ser muito necessário para os músculos.

A importância de pensar no melhor para a sua pele

Homem com problemas de pele

Existe um elemento fundamental que poucos ou ninguém levam em conta: a pele. Este é um dos fatores mais relevantes na hora de tomar banho.

A pele é composta por uma espécie de camada protetora de bactérias. Ela pode ser amplamente afetada pelo excesso de banhos por dia ou por produtos usados para tomar banho (sabonetes, loções e similares).

A comunidade médica recomenda tomar um banho por dia, para evitar assim que o excesso desta prática coloque a pele em perigo.

Deve-se levar em conta o número de vezes que se faz isso, já que, com o passar do tempo, pode causar problemas nos tecidos cutâneos, como a dermatite ou as alergias.

Então, qual é a melhor hora para tomar banho?

Chuveiro ligado

Sem deixar de assinalar as diferentes opiniões a respeito, cabe sugerir que existem argumentos válidos para tomar banho tanto pela manhã quanto à noite.

Estes são alguns dos que apoiam a cada uma das teorias:

Tomar banho pela manhã

É recomendável tomar um banho pela manhã sempre e quando alguma destas razões se encontre presente em sua rotina diária:

  • Madrugar todos os dias.
  • Ter problemas para se arrumar cedo.
  • Cansaço ao se levantar.
  • Suor excessivo à noite.
  • Uma jornada de trabalho pouco exigente.
  • O banho noturno afeta as horas de sono.
  • Ter uma pele oleosa.

Tomar banho à noite

As razões para tomar banho no período da noite, especialmente antes de dormir, costumam ser contrárias às mencionadas no ponto anterior.

  • Pouco tempo para tomar banho de manhã.
  • Uso de maquiagem durante o dia.
  • Cansaço excessivo.
  • Jornada de trabalho exigente.
  • Trabalhos físicos intensos (esportes ou caminhadas).
  • Excesso de suor durante o dia.
  • Deslocamento feito em bicicleta.
  • Tipo de pele seca.
  • Necessidade de relaxar para dormir melhor.

Que tipo de água é melhorar para tomar banho?

Mulher tomando banho gelado

Depois de expor os argumentos para estabelecer qual é a melhor hora para tomar banho, fica outro tema para resolver: o tipo de água que devemos usar para isso.

Geralmente existem duas opções, a quente e a fria, ainda que delas possa surgir uma terceira, a morna.

Nunca é recomendável ir aos dois extremos. Por isso, o tipo de água mais recomendável para o organismo é a morna (mais para fria do que para quente).

Categorias: Curiosidades Tags:
Recomendados para você