10 infusões para eliminar toxinas

22 de dezembro de 2018
Além de limpar nosso organismo e melhorar nosso trânsito digestivo, o tomilho nos ajuda a aliviar as dores menstruais, combate o sobrepeso e atua como um anticelulite natural.

Normalmente nosso corpo conserva toxinas, as quais são produzidas por cédulas vivas ou organismos como animais, bactérias e outros organismos biológicos. Estas toxinas têm a capacidade de causar doenças tanto leves como mortais. Pensando nisso, hoje falaremos sobre 10 infusões para eliminar toxinas.

Existem dois tipos de toxinas; as exógenas, que ingressam em nosso corpo por meio da respiração, como é o caso da contaminação pela pele e por via digestiva.

A as toxinas endógenas, as quais são produzidas pelo mesmo organismo devido às bactérias intestinais, radicais livres, parasitas ou também graças ao estresse e à ansiedade.

É necessário eliminar as toxinas para contar com uma boa saúde. Nosso próprio organismo se encarrega de descartá-las, mas, em alguns casos, não é o suficiente.

Ao estar com excesso de toxinas, pode-se manifestar um aumento significativo do cansaço, do estresse e das alergias.

Felizmente, existem muitas plantas que nos auxiliam no processo de eliminação. A seguir mostraremos algumas delas.

Infusões para eliminar toxinas: visco

O visco é uma planta depurativa que elimina as toxinas e aumenta a produção de urina. Ferva um litro de água e coloque duas folhas secas. Depois que ferver, passe pelo coador e deixe repousar para tomá-lo. Se ficar muito amargo, adicione um pouco de mel.

Infusões para eliminar toxinas: alcachofra

Infusões para desintoxicação

A alcachofra favorece a eliminação renal e a função digestiva. É uma das melhores plantas para ajudar no processo de depuração, por isso também é recomendada nos casos de sobrepeso.

Para os diabéticos, recomenda-se esta planta, visto que ela contém inulina no lugar de fécula. Também serve como hipoglicemiante, diminuindo o excesso de açúcar no sangue.

Para sua preparação, adicione em um recipiente 3 folhas junto com um copo de água, ferva durante alguns minutos, retire as folhas ou passe a bebida pelo coador. Deixe que esfrie um pouco e tome a infusão.

Faça isso todos os dias para que o seu corpo se beneficie com as propriedades desta planta. Em caso de qualquer desconforto, interrompa ou reduza o consumo.

Infusões para eliminar toxinas: chá verde

As propriedades do chá verde são infinitas, mas como já sabemos a principal é sua ação diurética e sua efetividade na redução nos níveis de colesterol. Coloque três folhas em uma xícara de água fervente, deixe repousar e beba.

Infusões para eliminar toxinas: mirtilo

Infusões com mirtilos para desintoxicaçao

A infusão de mirtilo, mesmo que não se trate de uma planta, é realmente efetiva, posto que ajuda a combater a retenção de líquidos. Recomenda-se seu consumo para pessoas que sofrem de infecções urinárias como a cistite.

Descubra: Como tratar a cistite?

Infusões para eliminar toxinas: toranja

Mesmo que também não se trate de uma planta, sem dúvida alguma sua infusão é ideal para estimular a digestão e diminuir o apetite, por isso é usada para a redução de peso. Adicione alguns gomos de toranja e ferva em 250 ml de água. Retire os gomos e beba a infusão.

Infusões para eliminar toxinas: tomilho

Infusões com Tomilho

O tomilho te ajudará a limpar o organismo e na melhora do sistema digestivo caso você sofra com fortes dores menstruais. É um grande aliado para lutar contra elas. Também é usado como um tratamento anticelulite e para combater o sobrepeso.

Leia também: Descubra as propriedades e usos do tomilho

Pegue uma colher de planta seca e adicione em 250 ml de água fervente, deixe repousar e tome em seguida.

Infusões para eliminar toxinas: erva-doce

A erva-doce é especial para limpar os rins por ser uma excelente planta diurética. Ferva em 250 ml de água alguns talos e folhas, passe pelo coador e consuma em seguida.

Infusões para eliminar toxinas: dente-de-leão

Infusões de dente de leão

O dente-de-leão ajuda a purificar o fígado e a acelerar o sistema digestivo. Adicione uma colher de dente-de-leão para uma xícara de água fervente, deixe repousar e antes de tomá-la, passe pelo coador.

Infusões para eliminar toxinas: salsinha

Ideal para acelerar a eliminação de líquidos. Em um litro de água, adicione duas colheres de folhas de salsinha e deixe ferver por cinco minutos. Retire as plantas com um coador e beba constantemente ao longo do dia.

Infusões para eliminar toxinas: aipo

Infusões com Aipo

Graças às suas propriedades depurativas, o aipo é aliado da eliminação de impurezas e toxinas; igualmente, serve para reduzir o peso e limpar o fígado.

Prepare uma infusão com seus talos, fervendo alguns deles (2 a 3) com um litro de água. Tome constantemente ao longo do dia.

Lembre-se…

A maioria dessas plantas podem ser encontradas em supermercados, feiras ou lojas de produtos naturais. A maioria das infusões nomeadas anteriormente servem para reduzir o peso, mas é necessário ser acompanhada de uma dieta balanceada.

Se você estiver grávida ou lactante, é melhor consultar seu médico antes de consumir tais bebidas e, mesmo que algumas delas seja para consumo constante, não abuse, já que podem ter efeitos laxantes e diuréticos em excesso.

  • Roby, M. H. H., Sarhan, M. A., Selim, K. A. H., & Khalel, K. I. (2013). Antioxidant and antimicrobial activities of essential oil and extracts of fennel (Foeniculum vulgare L.) and chamomile (Matricaria chamomilla L.). Industrial Crops and Products. https://doi.org/10.1016/j.indcrop.2012.10.012
  • Choi, U. K., Lee, O. H., Yim, J. H., Cho, C. W., Rhee, Y. K., Lim, S. Il, & Kim, Y. C. (2010). Hypolipidemic and antioxidant effects of dandelion (Taraxacum officinale) root and leaf on cholesterol-fed rabbits. International Journal of Molecular Sciences. https://doi.org/10.3390/ijms11010067
  • Chacko, S. M., Thambi, P. T., Kuttan, R., & Nishigaki, I. (2010). Beneficial effects of green tea: A literature review. Chinese Medicine. https://doi.org/10.1186/1749-8546-5-13