Diga adeus à dor nos pés por causa dos sapatos
Revisado e aprovado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas
Nossos pés começam a suportar todo o peso do nosso corpo desde o momento em que nos levantamos. Por isso, é normal sentir dor nos pés por causa da jornada diária.
Caminhamos dentro de nossa casa, saímos correndo quando estamos com pressa, andamos em sapatos de salto alto e, em geral, os submetemos ao estresse e às atividades agitadas do dia a dia.
Como se fosse pouco, os pés também estão expostos a sofrer de doenças, infecções e diferentes tipos de dores que podem afetar a nossa qualidade de vida.
De fato, a maioria das pessoas não dá importância aos pés e, enquanto não começam a sentir dores incômodas, não vão atrás de soluções para cuidar deles. Em suma, o sapato é uma das causas principais de dor nos pés.
Por isso, hoje compartilharemos algumas dicas simples para aliviar e prevenir as dores causadas por diferentes tipos de sapatos.
Truques para evitar a dor nos pés por causa do sapato
Se os sapatos dos quais você tanto gosta são os que mais causam dores nos pés, talvez você deva conhecer estes truques que podem oferecer uma solução.
Mude a forma de amarrá-los
Às vezes, sem termos consciência disso, amarramos nossos sapatos de forma incorreta e o resultado são pés mais cansados e doloridos.
Não é recomendado apertá-los exageradamente e tampouco deixá-los soltos demais.
Você já experimentou as tiras de couro nos sapatos de salto?
Se os seus saltos não oferecerem a comodidade que você espera, talvez você deva considerar colocar tiras de couro e fivelas para ter mais estabilidade e segurança ao caminhar com eles.
Descanse
Se você estiver usando um sapato apertado ou de salto e não tiver outra opção que não seja usá-lo até o final do dia; então, tente fazer pausas e descansar para relaxar os pés e facilitar a circulação.
Uma boa ideia é elevar os pés durante cinco minutos para que o sangue circule melhor.
Saiba mais: Prove estes remédios naturais para melhorar a circulação
Use palmilhas de gel
As palmilhas de gel são elementos que podem ser introduzidos nos sapatos para evitar o impacto nos pés ao caminhar com salto alto.
Ainda, é possível comprá-las em lojas de acessórios ortopédicos ou de sapatos.
Protetores anti-bolhas
A melhor forma de não sofrer com as dores nos pés é evitando-as. Se você suspeita que seus sapatos causarão bolhas; então, o melhor é conseguir alguns protetores anti-bolhas ou usar meias que protejam os pés quando ficarem roçando no sapato.
Seus sapatos alargaram?
Isso ocorre muito com os sapatos de tecido ou com forro de couro. Para solucionar o problema, coloque dentro deles uma bolsa com gelo e verá como se estreitam.
Ademais, outra opção é colocar uma palmilha adicional; ainda que exista o risco do pé começar a roçar no sapato.
Remédios naturais para aliviar a dor nos pés
Como em muitos casos parece ser inevitável sofrer de dor nos pés, a seguir compartilharemos alguns remédios naturais que podem relaxá-los e oferecer alívio.
Banho de água com sal
O clássico banho de água com sais de Epsom ou sal grosso segue sendo um dos melhores remédios para aliviar as dores nos pés; bem como evitar que a pele resseque-se e endureça.
Coloque meia xícara de sal em um recipiente com água quente. Em seguida, basta submergir os pés durante 20 minutos.
Leia mais: Tipos de sal: qual é o mais saudável?
Infusão de camomila
A camomila tem propriedades anti-inflamatórias e relaxantes que podem ajudar a diminuir a dor nos pés rapidamente.
Para aproveitá-la, é possível preparar um ou dois litros de infusão de camomila; em seguida, coá-la e submergir os pés durante 20 minutos.
Além disso, outra opção é colocar panos com esta infusão sobre os pés.
Infusão de gengibre
O gengibre é uma raiz conhecida em todo o mundo por sua poderosa ação analgésica e anti-inflamatória.
Além disso, é ideal para combater diferentes tipos de dores.
Preparando uma infusão de gengibre pode-se aliviar os pés em questão de minutos; ainda é possível relaxá-los para enfrentar um novo dia.
Coloque um pedaço grande da raiz em água fervendo, deixe repousar durante 5 a 10 minutos; em seguida, submerja os pés no líquido.
Massagens
Um remédio que não poderia faltar para aliviar os pés é a realização de massagens relaxantes.
Se o seu dia foi muito agitado e você sentir as consequências nos seus pés, não hesite em fazer uma massagem com um pouco de azeite de oliva, hortelã ou lavanda.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Buldt AK, Menz HB. Incorrectly fitted footwear, foot pain and foot disorders: a systematic search and narrative review of the literature. J Foot Ankle Res. 2018;11:43. Published 2018 Jul 28. doi:10.1186/s13047-018-0284-z
- Hawke F, Burns J. Understanding the nature and mechanism of foot pain. J Foot Ankle Res. 2009;2:1. Published 2009 Jan 14. doi:10.1186/1757-1146-2-1
- Vasala, P. A. (2012). Ginger. In Handbook of Herbs and Spices: Second Edition (Vol. 1, pp. 319–335). Elsevier Inc. https://doi.org/10.1533/9780857095671.319
- Kurup, H. V., Clark, C. I. M., & Dega, R. K. (2012, June). Footwear and orthopaedics. Foot and Ankle Surgery. https://doi.org/10.1016/j.fas.2011.03.012
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.