Diga adeus ao cabelo seco de forma natural

· 8 de setembro de 2014
Evite o uso de produtos com álcool, já que eles ressecam o cabelo. Utilize um shampoo suave e, para nutri-lo, experimente usar condicionadores e máscaras naturais.

O cabelo oleoso é uma chatice, mas o cabelo seco também não é nada fácil. O cabelo ressecado é chato, pois depois de lavar fica a mesma coisa.

Além disso, o cabelo seco pode ser uma consequência de fatores externos, como a exposição a produtos químicos, ou por fatores internos, como uma doença.

Por isso, dê ao seu cabelo ressecado um tratamento natural, com estes simples remédios caseiros. Fique ligado!

Tenha cuidado com o shampoo

O shampoo é uma das causas mais comuns do cabelo seco. Muitas pessoas acreditam que o cabelo limpo é um cabelo saudável, e, portanto, o lavam uma ou mais vezes ao dia.

No entanto, os shampoos muitas vezes contêm agentes de limpeza agressivos que podem destruir os óleos naturais do cabelo; que ajudam a manter a umidade.

Por outro lado, um shampoo suave estimulará as glândulas sebáceas, sendo assim, provavelmente não se deve passar mais de três dias sem usar outro shampoo. Os shampoos ideais para os cabelos secos tem um pH entre 4.5 e 6.7.

Shampoo caseiro para cabelos secos

Trate bem o cabelo seco

O cabelo seco é o tipo mais frágil de cabelo e está sujeito a quebra, por isso devem ser manuseados com cuidado. Ao fazer espuma, faça suavemente.

Além disso, evite puxar o cabelo. Não esfregue as unhas, que não somente quebra os fios, como também irrita o couro cabeludo.

Ainda mais, faça espuma com os dedos. Esfregar suavemente o couro cabeludo com os dedos também estimulará as glândulas sebáceas.

Leia mais: 4 alternativas para dar vida aos cabelos secos

Use condicionador

O cabelo precisa ser condicionado. Por isso, procure produtos que contenham pouco ou nada de álcool, pois esses secam ainda mais o cabelo.

Condicionadores com pouca ou nenhuma fragrância tendem a conter pouco álcool. Se o seu cabelo é muito seco, considere o uso de um condicionador de noite para a manhã; que é aplicado antes de ir para a cama e é enxaguado pela manhã.

Condicionador de abacate para o cabelo seco

Tratamentos com óleo

Os cabeleireiros frequentemente recomendam tratamento de óleo quente para reparar o cabelo danificado e seco.

Além disso, existem produtos de óleo quente para esquentar e aplicar no cabelo durante 5 a 20 minutos (de acordo com as instruções do produto).

Ainda mais, use um saco plástico ou uma toca de banho sobre o cabelo, enquanto o óleo quente esteja ativo; depois lave o cabelo com um shampoo suave.

Saiba mais: 5 formas de usar óleo de coco no cabelo

Penteie menos

Apesar das crenças, a escovação excessiva pode quebrar o cabelo, fazendo com que caia. O cabelo frágil e seco é ainda mais vulnerável a uma escovação excessiva.

Portanto, sempre penteie o cabelo suavemente e nunca quando estiver seco (use um pente, com cuidado, quando o cabelo ainda estiver molhado).

É também importante o tipo de pente utilizado. As escovas de cerdas largas são boas opções, pois ajudam a não puxar o cabelo em excesso.

Tratamento à base de vinagre

Vinagre para os cabelos secos

Existem várias maneiras de ajudar o cabelo seco com vinagre de maçã. É um excelente condicionador e pode melhorar a limpeza e o brilho.

É necessário acrescentar uma colher de vinagre no cabelo como enxágue. Mantenha uma garrafa de vinagre no banheiro para esse propósito.

Dado que a caspa pode fazer que o cabelo pareça opaco, utilize o vinagre para que desapareça a caspa. Massageie o vinagre sem diluir no couro cabeludo várias vezes por semana antes de usar o shampoo.

Além disso, é possível deixar de molho no vinagre e água antes, para ajudar a controlar a caspa, e eliminar a acumulação de aerossóis, shampoos e condicionadores.

Acrescente ¼ de xícara de vinagre de sidra de maçã em um pequeno recipiente com água e cubra o cabelo com ele. Como alternativa, pode-se colocar a mistura em uma garrafa com spray e aplicar no seu cabelo.

Um condicionador que controle a caspa e dê ao seu cabelo um brilho saudável, pode ser feito misturando duas xícaras de água e ½ xícara de vinagre. Aplique o condicionador depois de retirar o shampoo ao enxaguar, e deixe atuar no seu cabelo durante alguns minutos antes de enxaguar com abundante água.

Caso precise de um tratamento mais forte para o controle de caspa, utilize o mesmo método, mas mantenha o vinagre no cabelo durante 1 hora, coberto com uma toca de banho. Este enxágue de vinagre também ajuda a controlar o frisado indesejado no cabelo seco ou danificado.