Unhas quebradiças: remédios que você precisa conhecer

· 17 de novembro de 2018
Além de aplicar cuidados externos, também é essencial melhorar nossa dieta a fim de tratar os problemas nas unhas das unhas quebradiças e fortalecê-las de dentro para fora.

Existem vários fatores que podem resultar em unhas quebradiças. A má nutrição, falta de nutrientes, infecções nos dedos, o uso de produtos agressivos ou as doenças, estão entre as causas frequentes.

Se as unhas quebrarem ou lascarem facilmente, você deve que saber que algo está acontecendo. A presença de manchas brancas, ou alterações na cor e na forma, também é sinal de alerta.

É importante verificar a dieta diária, e os produtos químicos que entram em contato com as nossas mãos. O uso contínuo de esmalte também pode ser prejudicial: não se esqueça que a unha deve descansar de vez em quando.

Estes remédios para unhas quebradiças ajudarão a superar o problema:

Óleos, os grandes aliados

1. Óleo de coco

Remédios para unhas quebradiças : óleo de coco

A gordura saturada do óleo de coco hidrata as unhas, e afasta infecções. Podemos aplicá-lo quente na unha, e massagear por cinco minutos, para hidratar e melhorar a circulação na área. Recomenda-se fazê-lo duas ou três vezes por dia.

  • Outra opção é adicionar algumas gotas de suco de limão à ¼ xícara de óleo de coco morno.
  • Antes de dormir, vamos embeber as unhas por 10 minutos nessa mistura, e cobri-las com luvas durante a noite, para que o produto atue.

2. Óleo de vitamina E

As cápsulas de vitamina E contêm um óleo, que aplicado diretamente nas unhas irá produzir resultados em pouco tempo.

  • Durante duas semanas, devemos massagear a unha com este óleo, todos os dias durante cinco minutos, para hidratar e fortalecer as unhas.
  • Desta forma, melhoraremos a circulação na área.

3. Óleo de mamona (rícino)

Seu alto teor de vitamina E promove o fortalecimento e o brilho da unha.

  • Basta aplicar uma gota em cada unha, e realizar uma massagem suave. Só com isso, você notará a diferença.

4. Alimentos para ter unhas mais fortes

É importante ingerir alimentos com vitaminas A e B, que promovem a produção de queratina. Vegetais como cenouras, tomates, morangos, pimentões e abóboras, estimularão o fortalecimento das unhas. Assim como, carne, peixe, aves, germe de trigo, leguminosas, nozes, batatas, espinafre e berinjela.

5. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã nos fornece ferro, cálcio, vitaminas, potássio e magnésio. Também contém ácido acético e ácido málico, que ajudam a prevenir infecções.

  • Com a imersão das unhas em uma mistura de partes iguais de vinagre de maçã e água, elas se fortalecerão rapidamente.
  • Este procedimento pode ser realizado uma vez por dia, durante cinco minutos. Depois de retirar as unhas da mistura, empurraremos suavemente a cutícula para trás, e secaremos bem.

6. PepinoRemédios para unhas quebradiças você precisa conhecer: Pepino

O betacaroteno e as vitaminas B e C do pepino são aliados ideais para o fortalecimento das unhas. Para isso, será suficiente processar a metade de um pepino em um copo de água (250 ml), e mergulhar as unhas por alguns minutos nessa mistura.

Descubra: Bebida natural de pepino, limão e laranja para acelerar o seu metabolismo

7. Cebola

A substância liberada pela cebola é fungicida e bactericida. Para obter seus benefícios e proteger a unha de infecções e quebras, podemos colocar os dedos por cinco minutos dentro dos cortes previamente feitos neste vegetal.

8. Alho

O alho é rico em minerais como cálcio, enxofre, zinco, cobre, potássio, ácido fosfórico, e vitaminas A, B e C. Todas essas suas propriedades podem ser exploradas, simplesmente colocando um pouco de alho amassado em um esmalte transparente.

9. Cerveja

A cerveja é um excelente remédio para unhas quebradiças. Misturar meio copo desta bebida (125 ml), com um quarto de xícara de azeite de oliva (62 ml), e outro de vinagre de maçã, irá reparar as unhas quebradiças.

  • Se você as deixar de molho por 15 minutos, uma ou duas vezes por semana, começará a perceber a diferença.

Dicas para evitar as unhas quebradiças

Somado a esses remédios, existem várias dicas para evitar as unhas quebradiças. O principal é mantê-las hidratadas e polidas antes de aplicar uma base especial para unhas lascadas ou fracas. Da mesma forma, também é importante usar esmaltes de boa qualidade.

Lembre-se também de aplicar bastante creme hidratante nas unhas e cutículas, e realizar massagens com movimentos circulares. Em seguida, devem ser cobertas com luvas de algodão, deixando o produto agir durante a noite.

Leia este artigo: Como preparar um remédio com alho e limão para fortalecer as unhas

Unhas de gel?

O ato de substituir as unhas quebradiças por unhas de gel não é uma boa opção. É sempre melhor preservar a unha natural, e é recomendável nutrir as unhas enquanto elas crescem.

Esses 8 remédios para unhas quebradiças ajudarão a manter mãos bonitas e atraentes, aquelas que despertam os olhares. É apenas uma questão de dispor de um pouco de tempo para cuidar dessa parte importante do nosso corpo.