Dieta de beterraba, uma das mais incríveis e eficazes
Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez
Caso você não goste tanto dessa comida, talvez seja hora de dar uma chance. Mesmo por alguns dias, recomendamos que você experimente. Afinal, essa dieta não dura tanto, e seus benefícios valem a pena.
A beterraba e seus grandes benefícios
Antes de dizer-lhe o que é a dieta de beterraba, é importante conhecer seus benefícios. Desta forma poderá se convencer a realizá-la, se você não for um amante deste alimento:
É uma ótima fonte de fibra
A beterraba contém quase em sua maioria, apenas fibras, e nenhuma gordura. Por esta razão é perfeita para fazer funcionar o seu intestino da maneira correta.
Além disso, é rica em magnésio, um mineral que ajuda os músculos a trabalhar melhor, e a se fortalecer após a atividade esportiva. Tem sido demonstrado que o consumo de magnésio em quantidades elevadas favorece a secreção de testosterona, o hormônio responsável por aumentar o músculo de forma natural.
Leia também: Por que a beterraba não pode faltar na sua alimentação
A beterraba melhora a sua digestão
Outro bom motivo para experimentar a dieta da beterraba é o seu efeito favorável no sistema digestivo. Uma xícara de beterraba (165 g) contém cerca de 2 gramas de proteína, uma quantidade considerável para atingir um peso saudável.
Lembre-se de que a proteína promove o trânsito intestinal, fortalece a saúde do cólon, e melhora a qualidade e a quantidade de bactérias benéficas no estômago.
Idealmente, pelo menos uma vez por semana, inclua uma xícara de beterraba em sua dieta. Pode ser na forma de um batido, ou na forma sólida, em uma salada.
Dieta de beterraba
Existem várias opções para seguir a dieta da beterraba. Neste caso vamos mostrar a versão mais simples, para facilitar o seu trabalho e evitar ter que escolher ou experimentar todos eles.
Como é muito restritiva, recomendamos segui-la por no máximo sete dias. Se você tiver um problema médico ou mal-estar físico que tira sua energia, tente primeiro consultar o seu médico sobre a possibilidade de seguir esta dieta.
Café da manhã e jantar
Comece com um batido que tem um sabor interessante e delicioso. É uma boa opção quebrar o jejum após várias horas, e fortalecer seu sistema digestivo durante a noite.
Ingredientes
- 1 beterraba média cortada em cubos
- O suco de 1 limão
- ½ xícara de água de coco (125 ml)
- 1 pitada de sal do Himalaia
Preparação
- Comece a bater a beterraba no liquidificador, e adicione o restante dos ingredientes pouco a pouco.
- Beba imediatamente.
Embora seja provável que você se sinta satisfeito graças às características da beterraba, pode dobrar as quantidades se realmente estiver com fome.
Lanches
Após o café da manhã e almoço é importante deixar espaço para um lanche que vai matar a fome. Especialmente com esta dieta tão restritiva, é importante que você se alimente várias vezes ao dia. Caso contrário, poderá ser tentado a comer algo errado.
Ingredientes
- 1 beterraba grande cortada em cubos
- 3 cenouras médias cortadas em pedaços pequenos
- ½ copo de água (100 ml)
- O suco de 1 limão
- 5 folhas de hortelã
Preparação
- Misture todos os ingredientes e consuma.
Se desejar, você pode trocar a menta por outra especiaria de sua preferência. Além disso, você pode comer o dobro da porção se ainda estiver com fome.
Veja também: Apoie a desintoxicação do seu fígado com este suco de mirtilo e beterraba
Alimento
A dieta da beterraba é muito restritiva, mas mesmo assim, procura que a refeição seja o mais completa possível. É por isso que inclui uma salada bem projetada, para fornecer nutrientes.
Ingredientes
- 1 beterraba média em cubos ou fatias
- 10 rodelas cortadas em pequenos pedaços
- 10 ramas de brócolis cozidas
- 2 cenouras raladas
- 1 maçã cortada em cubos
- 1 pedaço de queijo pequeno cortado em cubos (30 g)
Preparação
- Misture todos os ingredientes e tempere com o seu óleo favorito.
- Você pode adicionar sal, pimenta, ou qualquer outro tempero que possa adicionar um pouco de sabor extra à sua salada.
Você seguiu essa dieta? Você acha que é viável colocá-la em prática? Não se esqueça de nos informar os resultados obtidos, se fizer.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.