10 benefícios que o sal marinho oferece ao seu corpo

3 de maio de 2017
Por se tratar de um ingrediente que não foi manipulado, o sal marinho conserva intactas suas propriedades nutricionais, por isso pode nos ajudar em múltiplos casos, desde fortalecendo as defesas até melhorando a depressão.

O sal marinho é um produto natural que se tornou muito popular nos últimos anos. Não serve apenas como alternativa para o sal refinado, mas também como um aliado para a saúde do organismo.

É proveniente da evaporação da água do mar. É um ingrediente cuja composição se mantém intacta, visto que não é submetido a processamentos industriais.

Destaca-se por seu alto teor de minerais essenciais que, após serem absorvidos, oferecem uma ampla variedade de benefícios ao corpo.

Seu consumo também deve ser feito em doses mínimas, já que os excessos podem causar efeitos contraproducentes.

De acordo com este estudo, o sal marinho contém todos os minerais que as células do nosso corpo precisam.

Tendo em mente que alguns ainda desconhecem suas maravilhosas propriedades, a seguir queremos destacar as 10 principais.

Benefícios do sal marinho

1. Fortalece o sistema imunológico

O sal marinho fortalece o sistema imunológico

Os nutrientes contidos no sal marinho são úteis para aumentar a produção de anticorpos por parte do sistema imunológico.

Seu consumo, em doses mínimas, contribui para prevenir os resfriados, a gripe, e outras infecções virais que atacam o organismo.

Leia também: 7 problemas que experimentamos por um enfraquecimento do sistema imunológico

2. Ajuda a alcalinizar o corpo

Este ingrediente é um grande apoio para a alcalinização do organismo. Isso se deve ao fato de não ter sido exposto a altas temperaturas ou ter suas propriedades nutricionais reduzidas.

Seus minerais essenciais contribuem para regular o pH do sangue. Além disso, promove a expulsão das toxinas e dos compostos ácidos.

3. Combate a asma

O sal marinho combate a asma

Tem uma excelente ação anti-inflamatória e calmante. Por isso, este tipo de sal é uma solução natural contra a irritação das vias respiratórias.

Conta com um leve efeito expectorante que ajuda a reduzir o excesso de produção de catarro. Assim, evita a obstrução dos condutos.

É muito benéfico para os pacientes com asma, já que alivia as dificuldades para respirar.

4. Protege a saúde cardiovascular

Ao diluir meia colher de chá de sal marinho em água morna, obtém-se um remédio natural para controlar os nível altos de colesterol e pressão arterial.

Apesar do sal não ser recomendado para hipertensos, essa variedade pode ser consumida em pequenas doses sem que represente perigo.

Seu alto teor de minerais essenciais contribui para reduzir o risco de aterosclerose, infartos e derrames cerebrais.

5. Alivia as dores musculares

O sal marinho alivia as dores musculares

O sal marinho contém altos níveis de potássio e magnésio. Esses dois minerais são vitais para o bom funcionamento dos músculos.

Estes compostos ajudam diminuir a tensão, especialmente após realizar algum tipo de atividade esportiva ou de alta exigência física.

De quebra, regula os níveis de eletrólitos que, pela perda de líquidos, tendem a se desestabilizar.

6. Combate a depressão

Graças às suas propriedades, este ingrediente natural ajuda a manter os níveis de melatonina e serotonina. Essas duas substâncias químicas estão relacionadas com a sensação de bem-estar.

Após ingeri-la, inibe-se a produção de cortisol e, portanto, diminui o estresse e a depressão.

7. Favorece a digestão

O sal marinho favorece a digestão

Por seu teor de cloreto, o sal marinho ajuda a produzir ácidos naturais. Com isso, otimiza o processo de digestão dos carboidratos e das proteínas.

Sua absorção aumenta a presença de enzimas digestivas e bactérias saudáveis que, em conjunto, trabalham para remover os rejeitos e armazenar nutrientes.

8. Ajuda a dormir bem

Por sua capacidade para estimular a produção de melatonina, este ingrediente pode ser de grande ajuda para os pacientes com insônia e também com transtornos do sono.

Consumido com água quente, antes de dormir, ajuda a relaxar o corpo e a mente. Assim, induz a um sono profundo e sem interrupções.

Contribui para limpar as mucosas do corpo, por isso reduz os roncos relacionados com a obstrução das vias respiratórias.

9. Otimiza as funções cerebrais

O sal marinho otimiza as funções cerebrais

Os minerais essenciais proporcionados por este ingrediente são muito benéficos para o funcionamento do cérebro.

Ao serem assimilados no corpo, melhoram o processo de informação e também de comunicação das células cerebrais. Isso é fundamental para a concentração e a memória.

Pode te interessar: 10 dicas para ter mais concentração

10. Previne o envelhecimento precoce

O efeito antioxidante e alcalino deste produto orgânico o torna um grande apoio contra o envelhecimento precoce das células. Isso quer dizer que, adicionado à dieta, ajuda a reduzir o risco de desenvolvermos doenças crônicas a nível físico e mental.

Além disso, visto que apoia a desintoxicação, é um bom complemento para evitar as rugas e outros sinais cutâneos da idade.

Como você pode notar, o sal marinho oferece muitos benefícios para a saúde em comparação ao sal refinado.

Procure adquiri-lo em lojas de produtos naturais e consuma-o em pequenas doses para aproveitar todas as suas propriedades.

  • Chóliz, M. (1999). Sueño, activacion y trastornos del sueño. Universidad de Psicologia UV. https://doi.org/10.1093/mollus/60.1.47
  • OMS. (2017). OMS | Depresión. OMS. https://doi.org/epd.2008.0216 [pii]r10.1684/epd.2008.0216
  • Bell, S. P., & Rich, M. W. (2016). Cardiovascular disease. In Geriatrics for Specialists. https://doi.org/10.1007/978-3-319-31831-8_21