Dicas para ter uma sexualidade plena e segura

29 de junho de 2019
Atreva-se a desfrutar de uma sexualidade sem se preocupar com nada. Preste atenção nestes conselhos. Já os havia considerado antes?

Desfrutar de uma sexualidade plena e segura está ao alcance de todo mundo. No entanto, para consegui-lo é necessário conhecer uma série de conselhos que, talvez, tenha se esquecido. Por isso, ao longo desse artigo compilamos 5 chaves para que desfrute de uma sexualidade muito melhor.

Como desfrutar de uma sexualidade plena e segura?

Como bem indica o artigo “Abordagem da sexualidade na adolescência”, a sexualidade é parte de nossa personalidade. Por isso, cada um de nós a expressa de uma maneira diferente. Contudo, existem conselhos que podem ser aplicados em todos os casos.

Alguns deles são muito importantes, dado que a irresponsabilidade nestes casos pode comprometer gravemente a saúde.

1. Protege a saúde

Casal usando proteção

Este é um dos primeiros pontos importantes para desfrutar de uma sexualidade plena e segura. Trata-se de se proteger frente as possíveis infecções ou doenças de transmissão sexual que, na atualidade, afetam uma grande porcentagem da população.

De fato, como indica o artigo “A vigilância e o controle das infecções de transmissão sexual: ainda um problema pendente”, o HPV ou vírus do Papiloma Humano afeta milhares de pessoas a cada ano. Isso é grave, já que existe uma cepa desse vírus que provoca câncer de útero.

2. Conheça seu corpo para desfrutar de uma sexualidade plena e segura

Para desfrutar de uma sexualidade plena é imprescindível conhecer o próprio corpo. Isso inclui os genitais. Você se surpreenderia em saber que muitas pessoas nunca olharam para os próprios genitais e, muito menos, os tenham tocado.

Masturbar-se, tocar-se e ver-se é uma maneira saudável de conhecer o próprio corpo para saber o que gostamos, o que não e descobrir novas formas de prazer. Isso permitirá desfrutar mais das relações sexuais.

Talvez te interesse ler ademais: 8 dados sobre a masturbação feminina

3. Utilize métodos para prevenir a gravidez

Pílulas contraceptivas

Caso não deseje ter um filho e somente quer desfrutar de uma sexualidade plena e segura é imprescindível utilizar métodos para preveni-lo. A pílula contraceptiva é muito efetiva e, combinada com o preservativo (que ajuda a prevenir o contágio de DSTs), formarão um coquetel que permitirá focar somente em desfrutar do momento.

Recomendamos sempre consultar com o médico a opção contraceptiva que melhor pode funcionar em nosso caso. Pode ser que um método funcione melhor que outro. No caso de querer ter um bebê, somente deverá deixar de utilizar o método contraceptivo escolhido.

4. A comunicação é essencial

O quarto dos conselhos para desfrutar de uma sexualidade plena e segura está em se comunicar adequadamente. Se preferir mudar de posição ou que toque em outro lugar é possível dizê-lo, e mais, deve-se comunicá-lo.

Isso permitirá desfrutar de uma relação sexual muito mais prazerosa. Quando sabemos o que gostamos e o expressamos, sem dúvida, as coisas mudam. Além disso, aprenderemos a expressar com assertividade o que queremos, algo que será muito benéfico em outros âmbitos de nossas relações.

Não deixe de ler ademais: Coisas que devemos conversar com o parceiro

5. Brinque e experimente

Lubrificante para ter uma sexualidade plena e segura

Para desfrutar de uma sexualidade plena é muito positivo brincar e experimentar com coisas completamente novas. Portanto, uma das formas mais simples de fazê-lo é optar por brinquedos sexuais que podem acender aquela faísca dentro da relação.

Às vezes, isso pode causar vergonha ou insegurança. Se isso acontece, revise a sua autoestima. Às vezes, os inconvenientes para desfrutar de uma sexualidade plena vêm do fato de não nos sentirmos bem como nosso corpo. É bom colocar isso a conhecimento de um profissional.

Esperamos que estes 5 conselhos para desfrutar de uma sexualidade plena e segura tenham te permitido prestar atenção a determinados aspectos que, às vezes, ignorava. A comunicação, utilizar preservativos, cuidar da autoestima e conhecer o próprio corpo serão os que garantirão uma sexualidade saudável.

Então, você já desfruta de uma sexualidade plena e segura? Em quais dos aspectos mencionados nunca tinha pensado antes? Em suma, escute seu corpo, descubra-o e desfrute sempre de forma segura de sua sexualidade sem barreiras e sem inseguranças.

  • Álvarez de la Cruz, Caridad. (2010). Comunicación y sexualidad. Enfermería Global, (19) Recuperado en 29 de marzo de 2019, de http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1695-61412010000200018&lng=es&tlng=es.
  • Calero Yera, Esmeralda, Rodríguez Roura, Sandra, & Trumbull Jorlen, Aniocha. (2017). Abordaje de la sexualidad en la adolescencia. Humanidades Médicas17(3), 577-592. Recuperado en 29 de marzo de 2019, de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1727-81202017000300010&lng=es&tlng=es.
  • Montero V, Adela. (2011). Educación sexual: un pilar fundamental en la sexualidad de la adolescencia. Revista médica de Chile139(10), 1249-1252. https://dx.doi.org/10.4067/S0034-98872011001000001