6 dicas para construir um casamento de sucesso

22 de janeiro de 2019
Caso queira fazer com que sua união seja um casamento de sucesso, é muito importante aprender a respeitar o outro. E, ainda que realizem atividades juntos, saber dar espaço para o outro.

Quando casamos sonhamos em iniciar um lar maravilhoso, mas sabe-se que que nem todos conseguem alcançá-lo. Existem circunstâncias que podem apagar a faísca do amor no casamento.

Conviver com uma pessoa que não cresceu nem recebeu educação, sem importar o quanto a ame, implicará compromissos que podem gerar situações negativas. Isso se o parceiro não se encontra mentalmente preparado para enfrentá-las.

Hoje apresentamos 6 dicas para construir um casamento de sucesso.

Conselhos para um casamento de sucesso

Para um casamento feliz é necessário compartilhar tempo juntos

Como dizíamos, a vida a dois pode ser um desafio. No entanto, caso siga os seguintes conselhos, os compromissos que adquiriu ante seus familiares e amigos quando disse o “Sim”, se converterão na melhor decisão de sua vida. Tome nota:

1. Comunique-se

A comunicação é a base de toda relação. Tente fazer de seu parceiro seu melhor amigo. Conserve sobre os temas diários, conte sobre suas metas e projetos.

Além disso, dê mostras de seu apreço constantemente, bem como manifeste seus desacordos com a finalidade de buscar soluções; não de gerar conflitos.

2. Escute

Deve fechar a porta do egoísmo caso queira ter um casamento de sucesso. Não se conforme em sempre falar, ao invés disso, escute também com atenção e seriedade os pensamentos do outro.

Oriente-o no que precisar, alegre-se com seus sucessos e corrijam juntos qualquer assunto o qual não estejam de acordo.

3. Sexo bom

As relações sexuais são fundamentais em uma relação. Por isso, não entrem na rotina. Mantenha a chama do romance e surpreenda seu parceiro de vez em quando.

Busquem novas posições, experimentem em outros lugares. Além disso, conversem sobre o que gostam e o que não querem provar.

Leia este artigo: 6 hábitos para melhorar a vida sexual

4. O perdão

Ninguém é perfeito e, como humanos, temos a capacidade de errar. Ante uma falha e a mostra do arrependimento, ativem a qualidade do perdão.

Assegurem-se de que o que afetou a relação não volte a ocorrer. Assim como tomem as medidas correspondentes e sigam juntos o caminho.

5. Não revivam velhas feridas

Se ocorreu algo desagradável e o perdão foi concedido, não volte com o tema ante qualquer desentendimento. O que já foi falado e perdoado, deve ficar para trás; a fim de seguir avançando em novas experiências.

6. Espaço pessoal

Ainda que sabemos que um casal é com duas pessoas, também devemos perceber que cada uma delas tem uma individualidade. Respeitem o espaço de cada um para compartilhar com seus respectivos entes queridos e praticar seus hobbies.

Invadir a privacidade do parceiro ou tentar permanecer todo o tempo ao seu lado, pode trazer a rotina e o esgotamento.

Erros comuns no casamento

Construa um casamento feliz em família

Em seguida, apresentamos alguns erros comuns que colocam em risco o casamento. Se prestar atenção e aplicar os corretivos necessários, sem dúvida, evitará muitas dores de cabeça e consequências traumáticas na vida sentimental;

  • Ocultar do cônjuge os problemas. Não é bom esconder as dificuldades que está enfrentando. Até mesmo os sentimentos encontrados ou contragostos que sente por seu parceiro.
  • Não compartilhar atividades. Isso abre portas para o distanciamento.
  • Influenciar contra o cônjuge. Essa atitude é altamente prejudicial porque atribui a outros erros premeditados para causar dano.
  • Deixar de dar mostras de amor, afeto e carinho.
  • Recorrer as ironias e as indiretas. Agir assim aviva as diferenças.

Descubra: Feridas que não cicatrizam: neuropsicologia dos maus-tratos contra a mulher

Benefícios

O casamento é a base da sociedade, ou seja, isso significa que ao torná-lo um sucesso, estamos trabalhando em pró de um mundo melhor.

Assim sendo, uma relação saudável e duradoura nos traz pessoalmente os seguintes benefícios:

  • Aumenta a autoestima.
  • Também, amplia nosso círculo social.
  • Ajuda-nos a alcançar uma maior maturidade mental.
  • Além disso, aumenta as chances de encontrar soluções ante os problemas cotidianos.
  • Mantém em ótimas condições nossa saúde sexual.

Em conclusão, para alcançar um casamento satisfatório, o primordial é manter a força do vínculo conjugal ante as adversidades. 

Dessa forma, o casamento de sucesso deve ser um refúgio seguro no qual o parceiro seja capaz de expressar suas diferenças, aborrecimentos e conflitos. Somente assim poderá crescer e dar seus frutos.