Dicas para fazer com que um ambiente pequeno pareça maior

4 de setembro de 2019
Aprender a brincar com iluminação, cores e elementos decorativos nos ajudará a criar esse efeito visual que nos permite fazer com que uma sala pequena pareça muito maior.

Podemos não estar muito felizes com nossa casa, pois ela pode ser pequena ou ter uma sala cujo tamanho não gostamos. Os aluguéis estão caríssimos e não podemos encontrar a casa dos nossos sonhos a um preço razoável. Podemos transformar praticamente qualquer cantinho da nossa casa para torná-la mais agradável e assim, ficarmos muito mais confortáveis. Nesse caso, você provavelmente queira fazer um ambiente pequeno parecer maior e aproveitá-lo mais.

Para conseguir isso, queremos dar alguns conselhos muito práticos, simples e econômicos que você pode fazer sozinho com suas próprias mãos. Às vezes, apenas mudando a orientação dos móveis, comprando um espelho ou mudando a cor das paredes, podemos transformar uma pequena sala em algo muito mais aconchegante.

A necessidade de ter um cômodo que pareça mais amplo é muito comum. As construções dos apartamentos são geralmente pequenas, porque o terreno custa muito mais caro do que anos atrás. Assim, os apartamentos têm muitos metros quadrados a menos.

No entanto, quase tudo nesta vida tem uma solução. Se você não está pensando em comprar uma casa nova ou alugar outra, observe estas maravilhosas dicas de decoração de interiores que não irão decepcioná-lo.

Dicas para transformar um ambiente pequeno

Decoração para um ambiente pequeno

Se você luta para tornar seu quarto mais espaçoso, ou se você se mudou para um apartamento compartilhado e seu quarto é o menor de todos, não se preocupe. Certamente você pode tirar proveito disso.

Procure cores claras

A paleta de cores que escolhermos para pintar nossa casa é muito importante. Para fazer com que uma sala pareça maior, temos que pintar com cores claras, suaves ou em tons pastel.

Você pode optar por cores como branco, branco quebrado, amarelo claro ou qualquer tom que reflita a luz que entra pela janela. Certamente, se você conseguir mudar, o efeito será imediato.

Leia este artigo: Erros que você deve evitar ao pintar sua casa

Use cores simples e combináveis

Se você escolheu uma cor clara para pintar suas paredes, pode continuar com essa linha de cores nos outros tecidos da sala, pois assim você destacará os traços e terá mais profundidade.

  • Combine cortinas, colchas, almofadas e tapetes de tom semelhante para criar esse efeito.

Pesquise estampados

Para tornar o cômodo mais amplo, brinque com padrões e estampados nos tecidos da decoração. Procure padrões que se repitam para criar ilusões de ótica.

  • Pode ser mais caro obtê-los, mas você pode pedir ajuda a um profissional quando for a uma loja de tecidos.

Pendure espelhos e cristais

Tanto os cristais quanto os espelhos conseguem refletir a luz e tudo à sua frente. Portanto, é uma maneira simples de expandir e obter um efeito visual mais espaçoso. Basta colocar um espelho muito grande e enfeites de vidro na parede.

Os espelhos fornecem muita profundidade. Certamente você notou que em lojas de roupas ou em qualquer tipo de comércio existem muitos espelhos para torná-lo maior do que é.

Organize e evite a saturação de móveis

Aproveitar o espaço em um ambiente pequeno

É importante saber como decidir quantos móveis precisamos em um cômodo. Para conseguir isso, precisamos decidir quais móveis são indicados para tornar o ambiente maior.

  • Sempre procure móveis funcionais que possam servir para guardar objetos.
  • Para ganhar espaço, é muito importante saber como organizar os móveis em nossa casa. Procure proporção, funcionalidade e praticidade.

Descubra: Dicas para aproveitar o espaço no armário

Janelas e boa iluminação em um ambiente pequeno

Se o cômodo for pequeno e tiver uma janela, temos que dar-lhe o destaque que ela merece. As janelas fornecem muita luz, além disso, são um ponto onde o olhar é direcionado para o exterior, fazendo com que o ambiente pareça maior.

No entanto, independentemente de você ter uma janela ou não, é importante que a iluminação do ambiente seja agradável. Ela deve cobrir todos os espaços e não deixar nenhum cantinho escuro.

Use as paredes e mantenha tudo arrumado para que o ambiente pequeno pareça maior

Temos que aproveitar as paredes para organizar melhor nossas coisas. Coloque prateleiras e estantes em diferentes alturas para poder ajeitar tudo e não desperdiçar nenhum espaço.

Por outro lado, não há nada mais irritante do que entrar em uma pequena sala e, ainda por cima, bagunçada. Evite a desordem, assim, sempre que você entrar terá uma sensação gostosa.

Estas são algumas das técnicas mais usadas para fazer com que um cômodo pequeno pareça muito maior. Dessa maneira, você não terá que se arrepender de ter um cômodo pequeno em casa. Sempre podemos transformá-lo com técnicas simples, econômicas e muito eficazes.