Na hora de pintar a casa, como escolher as cores?

· 5 de agosto de 2014
Para potencializar a criatividade no local de trabalho, podemos pintar as paredes de nosso escritório de amarelo ou laranja. Podemos acrescentar um pouco de verde na decoração para equilibrar.

A cromoterapia consiste em usar as cores de forma terapêutica. Cada cor tem características e propriedades específicas, que as tornam ideais para cada pessoa e cada circunstância.

Nesse artigo, explicaremos as propriedades de cada cor e como podemos usá-las positivamente em nossa casa, para tirar o máximo de proveito de cada cômodo.

Propriedades das cores

Branco: uma cor neutra que transmite pureza e luminosidade.

Amarelo: uma cor que limpa e equilibra. É ideal para potencializar o trabalho intelectual, já que facilita a concentração e melhora os reflexos. Também tem efeitos antidepressivos e está relacionada com o aparelho digestivo.

Laranja: essa cor potencializa a criatividade, o caráter extrovertido e o otimismo. É uma cor muito energética e que oferece calor ao ambiente, uma boa cor para cômodos muito frios. Também é recomendada para aumentar a libido.

Vermelho: A cor mais estimulante e energética, potencializa a circulação sanguínea. É ideal em casos de apatia, anemia, frio, problemas de frigidez e esterilidade ou pressão baixa. Muito positiva se usada corretamente, mas também pode aumentar a agressividade e a irritação ou piorar casos de dor e inflamação.

Azul: ao contrário do vermelho, o azul é uma cor relaxante e refrescante, muito adequada para cômodos muito quentes. É uma cor espiritual e anti-inflamatória.

Verde: a cor da natureza é a mais equilibrante e nos transmite harmonia. Potencializa a regeneração celular e nos ajuda a combater o estresse e o cansaço. Além disso, é a cor do fígado.

Turquesa: essa combinação de azul e verde nos ajuda a reforçar o sistema imunológico e oferece serenidade familiar.

Violeta: é a cor mais espiritual, que aumenta a intuição. Também tem efeitos relaxantes, graças ao seu teor de azul.

Recomendado: Conselhos para decorar os corredores da casa

A temperatura das cores

Já comentamos que algumas cores oferecem calor e outras refrescam. Em resumo, essas cores são:

  • Frio: azul, violeta, verde.
  • Calor: amarelo, laranja, vermelho.

Considerar essas propriedades das cores ajuda na hora de optar entre uma cor e outra para pintar a casa.

Se o quarto já está pintado, podemos tornar-lhe mais fresco ou aconchegante usando cortinas, lâmpadas, sofás, almofadas, lençóis, etc., da cor escolhida para tal finalidade.

Quarto

A cor do quarto é importantíssima, afinal, geralmente passamos muito mais tempo nesse cômodo do que nos outros. A cor deve ter dois principais objetivos:

  • Ajudar a promover o relaxamento e o descanso
  • Ajudar a equilibrar a relação com o parceiro(a)

Em geral, priorizaremos as cores refrescantes, considerando sempre a personalidade de cada um.

Apesar do vermelho ser a cor da sensualidade, evitaremos pintar as paredes com essa cor, pois ela também pode aumentar estados de irritabilidade e influenciar indiretamente em discussões.

Do contrário, optaremos por tons suaves, como o violeta e o azul, ambas muito relaxantes, e poderemos pôr alguns detalhes decorativos de outras cores segundo os efeitos que queremos suscitar.

Por exemplo, se o parceiro (a) tem problemas de frigidez, optaremos por paredes violetas e a decoração laranja ou vermelha.

Quarto de casal

Escritório

No espaço destinado ao trabalho é interessante, em geral, potencializar a criatividade e o intelecto. As duas cores mais adequadas, nesse caso, são o amarelo e o laranja.

Se, ao contrário, o trabalho é muito estressante, optaremos por cores menos estimulantes e que transmitam mais equilíbrio, como o verde, por exemplo.

Uma boa opção para incluir uma dose de verde no ambiente é decorá-lo com plantas.

A sala

A família habitualmente compartilha esse cômodo, é um espaço de reunião, e por isso são recomendáveis as cores quentes.

Também, nesse caso, de acordo com a personalidade de cada um, podemos adicionar elementos decorativos de outras cores.

Sala de jantar

Cozinha

Na cozinha, devemos buscar o equilíbrio entre cores estimulantes e cores relaxantes.

Os toques laranja, por exemplo, nos ajudarão a ter uma postura criativa, vital e otimista na hora de cozinhar.

Mas não é ideal pintar esse cômodo com uma única cor estimulante, mas sim tentarmos combinar os móveis e as paredes para que também seja um espaço relaxante.

O branco também pode ser uma das cores, já que é importante que a cozinha também transmita limpeza.

Leia também: 5 formas de purificar o ar da sua casa naturalmente

Cozinha decorada

Banheiro

No caso dos banheiros, também podemos combinar cores vivas e suaves, ou optar por mantê-los brancos, com elementos decorativos mais vistosos.

Imagens oferecidas por georgiapeachez, ParksTally.