Conselhos para decorar os corredores da casa

· 23 de julho de 2018
Para evitar que seus corredores fiquem nus e sem vida, é importante saber como decorá-los. Descubra a seguir as dicas para conseguir fazer isso de maneira criativa.

Através deles acessamos diferentes cômodos, portanto, são nossas passagens. Apesar disso, costumamos esquecer que também precisamos decorar os corredores da casa.

Apesar de não serem uma prioridade, não é demais lhes dar um pouco de atenção em um determinado momento. Afinal, corredores com uma boa apresentação farão com que as transições entre um quarto e outro sejam muito mais agradáveis.

Quando imaginamos a decoração de um corredor, em geral pensamos em apenas uma coisa: quadros na parede. E francamente, que chata se torna a imagem de um longo corredor com quadros que nunca paramos para olhar! Outro elemento que pode vir à mente é a típica mesa com fotos de família.

As réplicas dos quadros de Monet podem ser colocadas em lugares mais apropriados do que um corredor. Para decorar os corredores da casa de uma forma muito mais atraente e “divertida”, o melhor que podemos fazer é sermos sinceros com nós mesmos e decorar com aqueles elementos que vão deter nosso olhar e que vamos usar em algum momento. Quais elementos são estes? Descubra a seguir.

Elementos para decorar os corredores da casa

Decoração dos corredores

  • Um espelho. Sim, em geral um espelho é o que fica melhor na hora de decorar um corredor, já que oferece uma certa sensação de amplitude e luminosidade. É preciso destacar que ele pode ser colocado com ou sem uma mesa embaixo.
  • A mesa. Deve ser preferencialmente estreita e sem gavetas, já que as mesas com gavetas promovem a tendência de armazenar coisas que depois caem no esquecimento. Na superfície, não é preciso encher de fotos e outros objetos. Basta colocar um caminho de mesa bonito e dois itens decorativos originais.
  • Objetos decorativos médios e grandes. Se temos um corredor mais ou menos amplo, podemos colocar acessórios de tamanho médio ou grande. Por exemplo, pode-se colocar lâmpadas antigas, uma jarra grande (com flores, ramos ou em conjunto com outras jarras de diferentes tamanhos), etc.
  • O abajur. Há pessoas que gostam de colocar abajures com um acabamento requintado e um ar de ostentação. Se este é o seu caso, procure reduzir o uso de outros elementos, já que assim pode fazer com que o abajur se destaque como elemento principal. Cuidado ao instalá-lo a uma altura em que as pessoas possam esbarrar nele e derrubá-lo ao cruzar o corredor! Caso opte por um abajur simples, procure que ofereça uma boa iluminação para que possa apreciar todos os elementos com facilidade.
  • O tapete. Este é outro elemento opcional. Um bonito tapete de corredor pode ajudar a tornar a casa mais acolhedora e quente, e pode ajudar a unificar um pouco a decoração.
  • Pintura / papel de parede. Se o corredor é amplo e você quer lhe dar personalidade e cor, pode decorá-lo com um papel de parede de sua preferência ou com uma camada de pintura de alguma cor chamativa. Outra boa ideia é usar ambos os elementos para “romper” um pouco com a continuidade visual e conseguir dinamismo.
  • Murais. Hoje em dia há murais com imagens de paisagens muito agradáveis que, à primeira vista, criam a ilusão de que o corredor não acaba ali, mas sim que se conecta com um espaço natural. O melhor deste tipo de elemento é que ele pode ser personalizado.
Como decorar os corredores de casa

Ideias para decorar os corredores da casa

Uma boa ideia para decorar um corredor consiste em fazer com que um elemento seja o protagonista. Por exemplo, se vamos focar no lustre pendurado no centro do corredor, podemos pintar o teto de um tom claro e adicionar um pouco de brilho, para que assim, ao acender a luz, possamos simular pedras preciosas ou “estrelas” distantes. No que diz respeito à paleta de cores, se o lustre é dourado ou ocre, convém pintar o corredor de um tom azul claro e o teto de uma cor ainda mais clara. Os tons nude também funcionam muito bem.

Leia também: 4 trabalhos manuais fáceis para decorar a casa

Outra ideia para decorar os corredores da casa consiste em deixar as paredes em branco ou de uma cor só, neutra, e colocar um tapete colorido que chame muito a atenção não só no design, mas também na textura. Neste caso, esqueça os acessórios e aposte em colocar, no fim do corredor, um cesto com almofadas de diferentes tamanhos e cores. O resultado será muito acolhedor.

Também podemos colocar os elementos que mencionamos antes: abajur, espelho e mesa, mas procurando fazer com que uma dessas peças seja diferente do comum. Por exemplo, ao invés de colocar um espelho quadrado, circular ou oval com uma moldura simples, podemos colocar um espelho que tenha uma forma diferente ou com alguma característica chamativa. Claro, sobre a mesa colocaremos apenas alguns elementos, como duas velas, uma figura de madeira ou uma planta.

No que diz respeito à decoração, a última palavra sempre será nossa, já que somos quem conhece melhor o espaço e o que queremos fazer com ele. Agora, se estas ideias lhe chamaram a atenção mas não se ajustam aos corredores que você tem em casa, não tenha medo de experimentar e fazer as adaptações necessárias. Uma ideia pode levá-lo a outra ainda melhor e perfeita para o seu ambiente.