Erros que você deve evitar ao pintar sua casa

· 25 de janeiro de 2019
 Se você for pintar sua casa, tente escolher materiais de qualidade e não economizar nas despesas. Além disso, é essencial respeitar os tempos de secagem para não estragar o acabamento.

Existem muitas técnicas para obter um bom acabamento ao pintar sua casa. Você deve levar em consideração algumas diretrizes antes de realizar esta tarefa, bem como algumas etapas antes e durante o processo de pintura.

A pintura pode ser uma atividade divertida e até relaxante. Podemos encontrar nela uma oportunidade para fugirmos da rotina ou fazermos algo em família, porque crianças e adultos podem dar uma mãozinha.

Se não soubermos, ou se não levarmos em conta alguns problemas, é provável que se torne um pesadelo, porque não há nada mais chato do que tentar fazer algo por si mesmo, e o resultado ser desastroso.

Queremos ajudá-lo nesse ponto, pois não queremos que você desista de sua intenção. Por isso dizemos a você como poderá pintar sua casa, e em que coisas deve se concentrar para obter um bom resultado.

Erros que você deve evitar ao pintar sua casa

Ao pintar sua casa deve escolher cores adequadas

A seguir, contamos os erros mais comuns que as pessoas cometem quando se trata de pintar as paredes de sua casa.

Não fazer uma lista de materiais

Lançar-se para pintar a sua casa sem qualquer planejamento pode ser muito ruim, porque quando você estiver em plena atividade, lhe faltará alguma ferramenta ou material importante.

Por isso, deixamos uma lista padrão do que você pode precisará:

  • Pintura. Calcule as medidas do local e peça conselhos na loja, para comprar a tinta necessária.
  • Rolos adequados para o tipo de parede.
  • Um rolo de pintura com cabo extensível.
  • Uma escada segura ou qualquer banco que o ajudará a chegar a algum lugar.
  • Um cinto de utilidades ou cinto do pintor.
  • Um balde grande
  • Um pincel ou brocha específica para os cantos.
  • Proteção para pisos e portas, menos jornal.
  • Roupas velhas que você não se importe que fiquem sujas.

Leia este artigo: Na hora de pintar a casa, quais são as cores mais saudáveis a escolher?

Economizando nas despesas

Mesmo que você veja uma oferta ou tinta muito mais barata, não a compre se for de má qualidade. Sempre procure atentar para a qualidade de suas tintas, os acabamentos serão muito melhores e, se você optar por uma baixa qualidade, pode não obter o efeito desejado.

Se você estiver procurando economizar na quantidade de tinta, pode optar por alternativas mais baratas, como pintar uma parede, e em outra colocar papel de parede.

Usar plásticos ou jornais para proteger o piso

Se você estiver procurando proteger o chão ao pintar sua casa, não recomendamos a colocação de plásticos ou papéis de jornal. Estes podem ser removidos no primeiro contato, e mais tarde poderemos pisar sem perceber nas manchas de tinta que caem no chão, e sujar outras áreas da casa.

Para proteger a superfície o ideal é cobrir o chão com cobertores e panos velhos, e fixá-los bem nos cantos.

Não pensar nos móveis

Talvez sua intenção de pintar uma parede seja simples e, portanto, ao lidar com uma única parede, não se preocupa em cobrir uma peça de mobília próxima. No entanto, você tem que proteger os móveis de possíveis manchas, por isso é melhor cobri-los com plástico. Não economize nesses detalhes, pois sempre podem ocorrer acidentes com tintas.

Da mesma forma, cubra as janelas e portas. Em suma, qualquer objeto e superfície que possa ser manchado. Tenha em mente que não somos profissionais.

Escolher as cores que gostamos

Erros que você deve evitar ao pintar sua casa: escolher as cores que não gostamos

Talvez sua cor favorita seja vermelha ou fúcsia, no entanto, não seria uma boa opção para pintar nosso quarto ou sala de jantar. O ideal é fazer um teste de cores e procurar o tom que melhor se adapte à nossa decoração, e aos nossos móveis.

O ideal é sempre levar uma amostra e fazer testes, para não errar na escolha. Não há problema em cometer erros e mudar de ideia, só temos que ter certeza quando tomarmos a decisão.

Escolher o branco como única opção

Geralmente acontece que as pessoas não arriscam, e decidem de cara pintar sua casa com a cor branca. Esta pode ser uma boa escolha quando não somos profissionais, porque com tinta branca não precisamos de grandes acabamentos.

A cor branca ajuda a adicionar luz aos cômodos de sua casa, embora possa ser uma opção pobre e de baixo risco. Tente procurar um ocre, um amarelo claro, ou um tom que dê um toque mais pessoal à sua casa.

Pensar que a parede se consertará

Muitas vezes pensamos que com uma camada de tinta a umidade de nossa casa desaparecerá, ou a rachadura se recuperará. No entanto, é uma crença falsa; Primeiro, teremos que consertar a parede por dentro e, depois de pronta, pintá-la.

É aconselhável dar uma primeira demão de tinta de imprimação ou primária, embora pareça uma tarefa mais cara, ou sintamos preguiça.

Comece a pintar no meio da parede

Se for a sua primeira vez, não cometa o erro de começar a pintar no meio. A tinta sempre escorre, por isso o ideal é começar do canto superior e parar nos rodapés. Depois de seco, podemos continuar na parede, com movimentos para cima e para baixo.

Não respeitar os tempos

Pintar uma parede branca e mudar sua cor não é o mesmo que transformar uma parede de cor para um tom muito mais claro.

O ideal é respeitar os tempos de secagem e não ter pressa. Se não esperarmos o tempo suficiente, ou se não tivermos paciência, o acabamento pode ser muito ruim.

É melhor não correr e ter um bom trabalho feito. Da mesma forma acontece com a fita adesiva: ela geralmente é removida quando terminamos, e muitas vezes quando a tiramos antes do prazo, a tinta sai, e muitas imperfeições aparecem.

Por este motivo, deve ser removida pelo menos 24 horas mais tarde, e em paralelo.

Pintar o telhado de branco

Há uma falsa crença de que o teto tem que ser branco. Isso pode ajudar a fazer com que a sala pareça mais ampla, mas você pode usar outro tom que combine perfeitamente com a parede, e assim dar um toque pessoal e original ao teto.

Descubra: 7 erros no projeto de quartos pequenos que consomem muito espaço

Pintar cada cômodo de uma cor diferente

É possível que, se você tiver filhos pequenos e ao deixar-lhe escolher uma cor, peçam azul, verde, roxo ou rosa.

No entanto, uma boa ideia é deixar que a sua imaginação voe e se animar a experimentar uma cor diferente.

Digamos que os quartos das crianças sejam uma exceção. Por outro lado, seria conveniente manter uma decoração aconchegante e organizada.

Estas são algumas das falhas que geralmente são cometidas no momento que nos propormos a pintar a casa.

A partir de agora, preste atenção aos detalhes, aos tempos e aos materiais: uma tinta de qualidade nos garantirá 80% do trabalho.

Não hesite em compartilhar com seus conhecidos essas dicas, para que eles não comentam tais erros.