Dicas de alimentos saudáveis para fazer em casa

· 29 de novembro de 2014
Ao preparar nossas próprias refeições em casa, além de economizarmos dinheiro, nos asseguramos de que todos os seus ingredientes são naturais e não contêm conservantes nocivos.

Quando você compra sua refeição para almoçar no escritório, ou ao chegar em casa opta por um delivery ou fast food, já parou para pensar quanto gasta nessas refeições, que na maioria dos casos não são nada saudáveis? Hoje falaremos sobre dicas de alimentos saudáveis para fazer em casa.

Não perca!

Alimentos saudáveis para o café da manhã

Barras de granola

É um alimento de vitaminas e proteínas, que te proporciona energia já pela manhã. Você pode prepará-la colocando em um recipiente uma porção de aveia, outro de nozes, amêndoas e várias colheres de mel.

Se você gosta de outros ingredientes como a uva passas, não duvide em acrescentá-la. Misture bem todos os ingredientes e leve ao forno até que se solidifique como uma barra. Corte as barras do tamanho que preferir. Ótima opção de alimentos saudáveis para começar o dia.

Cereais

É frequente comer iogurte ou leite com cereais no café da manhã. Os flocos que você costuma comprar no mercado podem ser substituídos por nozes torradas, oleaginosas e aveia. E se quiser mais energia, consuma com morangos picados.

Descubra: Os melhores alimentos para saciar a fome

cereais

Geleias

Você sabia que pode preparar geleias de vários alimentos? Não é necessário comprá-las no mercado, e o mais importante, evitará os conservantes e os aditivos.

O morango é o mais tradicional, mas também há opções como as maçãs, laranja, pêssego, banana e pera. De fácil preparo, basta que coloque em uma panela a fruta escolhida, a mesma quantidade de água e açúcar e deixe ferver até que se espesse.

Alimentos saudáveis e caseiros para comer entre as refeições

Húmus

É uma deliciosa receita de origem árabe feita de grão-de-bico triturado junto com o alho, azeite de oliva, suco de limão, cominho, e pimentão.

O primeiro a fazer é deixar o grão-de-bico de molho toda a noite. No dia seguinte, cozinhe-o por duas horas.

Em seguida, misture com os demais ingredientes e um pouco da água do cozimento, até que se se torne uma pasta. É um creme perfeito para untar em torradas ou bolachas no café da tarde.

Creme de queijo

Você pode preparar seus próprios queijos sem nenhuma dificuldade. A ricota, por exemplo, é muito utilizada. Ela é conservada fresca na geladeira pronta para o seu consumo e quando você quiser. Uma boa opção de alimentos saudáveis para o meio da tarde.

queijo

Guacamole

Este molho mexicano é realmente fácil de fazer e não necessita ser cozido. Corte ao meio a metade de um abacate, retire a polpa e misture com cebola, cebolinha, pimentão-vermelho e verde e suco de limão.

Você pode acrescentar um fio de azeite e alho, de acordo com seu gosto. Faça uma torta de farinha integral como acompanhamento.

Leia também: Os benefícios da cebola

Panquecas

Seu preparo é tão fácil que nem vale a pena comprá-la no supermercado. Você deve misturar a farinha, o azeite, o sal e separar em pequenas doses e em seguida esticar a massa até que fique bem fina.

Leve à frigideira com um pouquinho de azeite, e assim que começar a dourar, vire a panqueca e deixe que também doure. Guarde-as no congelador e, quando tiver vontade de comê-las, basta descongelar.

panquecas

Petiscos de frutas

Quando consumir alguma fruta com as cascas, você pode preparar algumas guloseimas saudáveis para saciar a ansiedade de comer, sobretudo quando sentir vontade de comer doces ou quando faltar muito para almoçar ou jantar.

Você só precisa deixar que as cascas sequem. Use frutas como laranjas e toranjas, e quando quiser comê-las, acrescente limão, açúcar ou especiarias.

Manteiga

Você pode usar qualquer tipo de semente para preparar uma manteiga deliciosa e saudável. Uma das mais indicadas é a preparada com nozes, mas são varias as opções.

Pão

A boa notícia de fazer o pão caseiro é que você pode usar a farinha integral e acrescentar as sementes de sua preferência. Também poderá preparar o pão doce, adicionando uva-passa ou mel.

Sopa

A típica sopa instantânea que todos conhecemos (assim como os caldos prontos) não são nada recomendáveis para a nossa saúde porque contêm conservantes.

Para evita-las, corte todos os tipos de verduras (alho-poró, batata, abóbora e aipo). Quando estiverem bem cozidos, deixe esfriar e coloque-os em recipientes individuais para o congelamento.

Coloque no congelador e, quando sentir fome, basta descongelar, esquentar e consumi-la.

sopa de verduras

Receitas caseiras de alimentos saudáveis no almoço e jantar

Burrico

São parecidos com as panquecas, mas sua consistência é diferente. Você poderá colocar o recheio de sua preferência, desde verduras, carnes, frango ou queijos. Logo após seu preparo, embrulhe as panquecas com papel alumínio, congele e leve ao congelador.

Molho para as saladas

O azeite de oliva e o vinagre balsâmico não devem faltar na sua cozinha. Você pode misturar os dois com diferentes ingredientes e deixar marinar.

No caso do azeite, como folhas secas de louro, manjericão, alecrim, etc. Para o vinagre, nada melhor que umas cenouras, berinjela e cebolas.

receitas para uma alimentação saudável

Massas

É tão fácil… misture a farinha, os ovos, o azeite e o sal. Amasse todos os ingredientes e corte a massa da forma que preferir.

Nada melhor do que agradar toda a família. E o melhor é que você pode conservá-la na geladeira e servir quando quiser.

Molho de tomate

tomate

Os tomates em lata ou caixa não são bons para o nosso organismo.

Para evitar usá-los, siga essa receita: remova a pele dos tomates com água quente, corte-os em rodelas e acrescente orégano, manjericão, tomilho, romeiro e sal.

Em uma panela com um pouco de água, cozinhe todos os ingredientes.