Os melhores alimentos para saciar a fome

30 de janeiro de 2014
Visto que as frutas e as verduras contêm grandes quantidades de fibra e água, se ingerirmos uma salada antes do prato principal, nos saciaremos e o consumo de calorias será muito menor.

Existe uma variedade considerável de alimentos para saciar a fome rapidamente mesmo que consumidos em pouca quantidade.

Desta forma, o baixo consumo de calorias nos permite perder peso de forma natural e sem a necessidade de fazermos uma dieta rigorosa, a qual poderia inclusive nos causar problemas de saúde.

Alimentos que nos ajudam a reduzir o apetite

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia acompanhou um grupo de pessoas que recebeu uma farta alimentação (com baixa caloria) que as permitia sentir-se plenamente satisfeitas durante mais tempo.

Em contrapartida, outro grupo com pessoas que comiam menor quantidade de alimentos (com alto nível calórico), e que logo precisavam comer novamente, foi acompanhado.

Este estudo proporcionou a elaboração de uma dieta abundante com alimentos saciantes e com poucas calorias, para desta forma ajudar as pessoas a perderem peso.

Descubra: 7 truques para emagrecer rapidamente

Alimentos que podem saciar a fome durante mais tempo

O poder de saciar a fome das frutas e verduras

A combinação adequada de frutas e verduras nas saladas pode ser uma maneira muito eficaz de saciar a fome. Se comermos saladas antes dos pratos principais, tanto no almoço como no jantar, com certeza isso contribuirá muito para que a nossa ingestão de calorias seja bem menor.

Como todos já sabem, as frutas e verduras contêm grandes quantidades de fibra e de água, o que é de grande ajuda para que alguém se sinta mais satisfeito sem a necessidade de absorver muitas calorias.

Os nutricionistas, em geral, recomendam o consumo de frutas inteiras, isto é, com suas cascas, já que quase todas podem ser consumidas dessa forma.

Leia também: 7 mitos sobre ser saudável que os nutricionistas odeiam

Nas que não é possível, como é o caso dos cítricos, elas devem ser consumidas juntamente com o seu “bagaço”, por ser muito mais saudável do que tomar apenas o seu suco.

Os cereais integrais nos ajudam a comer menos

O arroz integral possui muito mais fibras do que o arroz tradicional.
O arroz integral possui muito mais fibras do que o arroz tradicional.

Os cereais integrais são ricos em fibra dietética, um grande complemento nutricional que ajuda na sensação de saciedade.

Por esta razão, recomenda-se comer pelo menos 2 g de fibra em cada refeição.

Por exemplo, nas refeições principais, o alimento que mais se consome é o arroz, no entanto, para se sentir mais saciedade por mais tempo é importante optar pelo integral, já que é mais saudável e possui menos calorias.

Os legumes

Todos os legumes contêm muita fibra e pouquíssima quantidade de gordura, por isso, comê-los diariamente, seja nas sopas ou como um delicioso prato principal, contribui bastante para a nossa sensação de saciedade.

Além disso, nos oferecem um alto valor nutricional, visto que possuem grande quantidade de proteínas, e também nos ajudam a nos sentirmos cheios por mais tempo, pois são decompostos muito lentamente no trato digestivo.