5 alimentos para acalmar a ansiedade por comer

Além de incluir alimentos saudáveis ​​em nossa dieta, também devemos dispensar todos aqueles que podem favorecer a ingestão de mais calorias ou disparar nossa ansiedade. 

Para algumas pessoas, é difícil resistir a comer mais do que o necessário. Quando você consome mais calorias do que queima, engordar é inevitável. Quais alimentos saudáveis ​​são os mais recomendados para acalmar a ansiedade por comer?

Em primeiro lugar, é necessário fazer boas escolhas. Às vezes, além de se sentir com vontade de comer fora de hora, consumimos alimentos ricos em calorias. O resultado é negativo para o organismo.

Qual é a causa da ansiedade por comer?

O apetite descontrolado pode ter diferentes origens:

  • Dieta inadequada: ​​você pode estar comendo demais para os requisitos diários de calorias ou escolhendo alimentos que não geram satisfação.
  • Pular refeições: passar longos períodos sem comer pode alterar seu apetite.
  • Estresse: Algumas pessoas sentem que ter algo em sua boca pode aliviar seu estresse ou angústia. Quando isso é constante, pode acabar causando um transtorno alimentar.

Algumas recomendações para acalmar a ansiedade por comer

Reduzir os níveis de ansiedade não é impossível. É necessário mudar alguns hábitos na rotina diária e escolher bem. Ou seja, priorizar alimentos que ajudam a acalmar a ansiedade por comer

Siga um horário para refeições

Mulher fazendo refeição saudável

É uma maneira de evitar que o metabolismo diminua. Quando as pessoas passam muito tempo sem comer, o corpo economiza calorias e isso acaba gerando um ganho de peso.

  • Fazer três refeições principais em quantidades moderadas e dois lanches evita o apetite voraz, que é o outro grande problema de passar muito tempo sem comer.
  • Se a rotina diária o impede de comer corretamente, é melhor planejar as refeições com antecedência.

Dieta balanceada

É importante consumir quantidades moderadas de todos os grupos de alimentos, porque a falta de um deles pode causar deficiências nutricionais ou de energia.

Lembre-se de que vegetais e proteínas não devem faltar em nenhum regime alimentar.

Evite o junk food

Fast food

Ao falar de junk food, geralmente nos referimos a aqueles alimentos ricos em sal, açúcar e gorduras.

Os componentes deste tipo de alimento, como glutamato monossódico ou xarope de milho, ativam as mesmas áreas do cérebro que certas drogas.

Eles são viciantes, então quando você os consome, vai querer comer mais.

Alimentos saudáveis ​​que acalmam a ansiedade

Quando você sente ansiedade de comer, o pior que pode ser feito é colocar a primeira coisa que você encontra na boca, porque pode ser algo que desencadeia mais ansiedade ou causa ganho de peso.

A seguir, veremos algumas opções de alimentos saudáveis que ajudam a acalmar a ansiedade por comer.

Água

A sede pode ser confundida com fome ou ansiedade. Nosso corpo precisa se hidratar para funcionar corretamente. Além disso, beber água nos dá uma sensação de plenitude.

Oleaginosas

Oleaginosas

São sementes que contêm gorduras boas e saudáveis, mono e poliinsaturadas. Eles têm vitaminas, minerais e ômega 3.

Existe um mito de que as oleaginosas engordam pelas gorduras que contêm, mas isso não é verdade, desde que sejam consumidas naturalmente e não fritas ou combinadas com farinhas.

  • As nozes são uma excelente opção. Elas estão entre as oleaginosas com menos calorias, e também produzem uma sensação de plenitude.
  • O mesmo vale para amêndoas e pistache.
  • As avelãs são as mais recomendadas para aquelas pessoas mais atraídas por sabores doces.

Aveia com frutas

A aveia é um cereal rico em vitaminas e minerais. Contribui para as funções hepáticas e previne a constipação. Além disso, contém carboidratos de absorção lenta que ajudam a prolongar a sensação de saciedade.

  • Quando combinada com frutas vermelhas ou oleaginosas, fornece uma grande quantidade de vitamina C ao corpo.

Chocolate amargo

Para que o chocolate seja uma boa escolha, deve ter mais de 70% de cacau e de preferência não ter açúcar adicionado.

O chocolate amargo tem antioxidantes que previnem doenças cardiovasculares, reduzem os níveis de colesterol e regulam a pressão sanguínea.

Abacate

Abacate maduro

Oferece ácidos graxos importantes para o corpo. Por seu sabor delicioso, é ideal para substituir a manteiga, a margarina e a maionese.

  • É um excelente ingrediente nas saladas.
  • O abacate é rico em vitamina E, o que favorece a aparência da pele.
  • Além disso, contém carotenoides que protegem a pele e a visão dos raios do sol.
Recomendados para você