Dicas caseiras para acabar com as estrias

· 4 de maio de 2014
As estrias aparecem por um rompimento da pele, por isso a recuperação demora um pouco. Para obter resultados, devemos aplicar estes remédios com regularidade e de maneira constante.

As estrias são um dos maiores incômodos estéticos para qualquer mulher. Todos nós sabemos que elas são prejudiciais à saúde, no entanto, criam um pouco de desconforto na hora usar um traje de banho, por exemplo.

Você sabia que há uma maneira de melhorar as estrias preparando loções com ingredientes encontrados em sua própria cozinha? Continue lendo e te mostraremos algumas dicas para suavizá-las e melhorar a sua aparência.

O que são as estrias?

As estrias são marcas na pele formadas pelo alongamento constante de suas fibras elásticas da pele. Quando determinado grau de tensão brusca é produzido, as camadas internas da pele são rompidas, produzindo em cicatrizes.

Existem dois tipos de estrias. O primeiro tipo é causado pela tensão ou perda da elasticidade. Dentro deste tipo entram as estrias decorrentes da gravidez, do crescimento na adolescência e de qualquer mudança de volume relativo à uma alteração hormonal.

O segundo tipo é causado pelo excesso de cortisol devido à necessidade de tomar corticoides em doses elevadas por um longo período de tempo.

Onde elas aparecem?

As estrias são mais comuns na área abdominal, nos seios, nos quadris e nas nádegas. Começam sendo linhas avermelhadas ou arroxeadas que se tornam um pouco mais claras que a cor da pele.

Estrias

O que fazer para não aparecerem?

Uma vez presentes, as estrias são difíceis de eliminar. Como bem diz o ditado: “é melhor prevenir do que remediar”. O que se pode fazer?

É necessário manter uma boa circulação sanguínea. Para contribuir com isso, você pode ingerir frutas vermelhas, como morangos, mirtilos e cerejas. Você também pode recorrer à drenagem linfática. Esta é uma técnica de massagem que permite ativar a eliminação de líquido acumulado em certos tecidos do corpo.

Outra maneira de prevenir as estrias é aumentando o nível de colágeno na pele. O colágeno é uma proteína que cumpre uma função essencial na formação dos diferentes componentes do corpo.

Seu nível pode ser aumentado através do consumo de alimentos que fornecem vitamina C (pimentões, kiwi, laranja, espinafre, tomate, goiaba, brócolis etc.).

Hidratar a pele é um bom método para preveni-las. Devemos utilizar cremes todos os dias para manter a elasticidade da pele.

Finalmente, procure controlar seu peso. As mudanças bruscas podem implicar uma maior quantidade de estrias.

Se já estiverem presentes, o que devo fazer?

Embora as estrias sejam difíceis de remover, há algumas dicas que podemos ensinar para melhorar seu aspecto.

Você deve saber que para esses tônicos apresentarem algum tipo de resultado é necessário aplicá-los de maneira regular e constante para obter resultados. As estrias aparecem por um rompimento da pele, se recuperar disso leva tempo, mas você não precisa se desesperar! Com o tempo, podem ser vistos certos resultados.

Vitamina E

Esta vitamina pode ser encontrada de duas maneiras. A primeira, adquirindo cápsulas de vitamina E em uma farmácia. O que você deve fazer é aplicar o óleo nas áreas afetadas pelas estrias. Isso deve ser realizado pelo menos uma vez por dia, após o banho. Pode ser removido com um pano úmido após 15 minutos.

A segunda maneira é ingerí-la através dos alimentos que ricos em vitamina E. Alguns deles são: azeite de oliva, óleo de avelã ou de soja. É necessário também aplicá-lo uma vez por dia, após o banho, removendo com pano úmido após 15 minutos.

A vitamina E é muito boa para todo tipo de afecções da pele, por ajudá-la a se fortalecer e a se tornar mais saudável.

Beterraba

Beterraba para combater as estrias

Você deve triturar a casca de uma beterraba com a casca de um pêssego. Se ficar uma pasta grossa, você pode acrescentar uma colher de sopa de óleo de amêndoas.

Você deve aplicar a pasta sobre as áreas afetadas por 15 minutos e, em seguida, retirar com água fria. Preste atenção à este detalhe, já que a água quente faz com que a pele se torne sensível, podendo piorar estrias.

Cenoura

Outro legume da sua cozinha que pode ser muito útil para este problema é a cenoura. O que você deve fazer é cozinhar algumas cenouras no vapor, fazer um purê destas e aplicá-lo diretamente na área afetada.

Tenha muito cuidado com a temperatura para não queimar a pele. Esta pasta leva um pouco mais de tempo para produzir seus efeitos, dessa forma, é necessário deixá-la pelo menos meia hora para que tenha algum resultado. Remova em seguida com pano umedecido em água fria.

Abacate

Pasta de abacate para combater as estrias

O abacate tem muitas propriedades e é usado no preparo de vários remédios caseiros com diferentes utilidades. Esta pasta é feita triturando a metade de um abacate misturada com uma colher de sopa de mel e outra de limão.

É necessário aplicar esta mistura realizando massagens circulares por 15 minutos todos os dias. Outra maneira de preparar a mistura é acrescentando uma colher de sopa de azeite de oliva para tornar a pasta um pouco mais líquida e mais fácil de aplicar.

Cavalinha

A cavalinha é uma planta silvestre amplamente utilizada para fins medicinais. Pode ser adquirida em lojas de alimentos à base de plantas. Possui um elevado teor de silício, que ajuda na regeneração das células.

A loção é preparada deixando macerar, por um mês, 100 gramas destas folhas com oito gotas de suco de limão e um litro de álcool 40%. Uma vez passado o mês, deve-se diluir a quantidade da preparação que será utilizada com 50% de água e aplicar nas áreas afetadas duas vezes por dia.

Açúcar e café

Esfoliação da pele para combater as estrias

Uma das bases de todos tratamento de pele é a esfoliação. É necessário remover as células mortas para que novas células possam surgir. Dois esfoliantes naturais que estão ao nosso alcance são o café e o açúcar. Eles podem ser combinados com qualquer um dos óleos mencionados anteriormente, por exemplo, o de oliva.

Creme caseiro de aloe vera

Ingredientes

  • 1/2 xícara de azeite de oliva virgem
  • ¼ de xícara de gel de aloe vera
  • 6 cápsulas de vitamina E
  • 4 cápsulas de vitamina A

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes utilizando uma batedeira.

Para o seu uso você deverá aplicar o creme sobre as áreas afetadas com uma massagem suave até que seja absorvido completamente. Você pode armazenar o creme em recipiente limpo e tapado na geladeira.

Exercício

Exercitar-se, especialmente em espaços abertos e ao ar livre, além de permitir que seus músculos se desenvolvam, ajuda na oxigenação das células. As atividades ao ar livre permitem uma elevada absorção de vitamina D, que é muito importante para as melhoras da pele.

As que você acaba de ler, são algumas das receitas caseiras mais eficazes para as estrias. Você se anima a experimentá-las? Você conhece alguma outra dica que tenha dado resultado e que você queira compartilhar com a gente?