Dias férteis para engravidar: como identificá-los

13 de julho de 2019
Quando queremos ser mães, temos que fazer coincidir as relações sexuais com os dias férteis do ciclo menstrual. Com um calendário e o controle do ciclo é possível.

Identificar seus dias férteis para engravidar não é tão difícil. Conhecer o ciclo menstrual é a melhor via para conceber um bebê ou, caso contrário, evitar a gravidez.

Somente é possível conceber nos dias férteis do ciclo menstrual, o que se traduz em antes e durante a ovulação. O ciclo menstrual em muitas mulheres é regular, enquanto que em outras é irregular. Ainda assim, está formado por fases ou etapas a partir das quais é possível precisar quais são os dias férteis e ficar grávida.

Para que serve saber como é o ciclo menstrual?

Moça calculando seus dias férteis

O ciclo menstrual é diferente em cada mulher. Inclusive, pode variar de um mês para outro ante a presença de fatores externos como o estresse, o excesso de treinamento esportivo, anemia ou falta de ferro, obesidade ou baixo peso, entre outros.

Para determinar se você tem um ciclo menstrual regular ou irregular, deve fazer uma medição de quantos dias há entre uma menstruação e a seguinte, e depois ver como se repete esse número de dias por uns 3 ou 4 meses.

  • Para isso, deve marcar em um calendário o dia em que desceu sua menstruação. Chame-o de «Dia 1». Depois voltará a marcar o primeiro dia da seguinte menstruação da mesma forma. Conte quantos dias há entre uma menstruação e outra.
  • Se o número de dias entre um ciclo e outro é 28, tem um ciclo regular. No entanto, se o número de dias entre um ciclo e outro é de 21 a 35 dias, seu ciclo é irregular.

Assim que determinar como é o seu ciclo, poderá precisar quais são seus dias férteis e engravidar.

Leia também: Como aliviar a dor nas pernas na gravidez: 5 conselhos

Quando começa o ciclo menstrual?

O dia que começa a menstruação é o que marca o início do ciclo menstrual. A menstruação acontece quando o corpo elimina a camada grossa que recobriu o útero na espera de um óvulo fertilizado. Quando esse óvulo fertilizado não chega, esse tecido é eliminado através da vagina.

É um sangramento que dura entre 3 a 7 dias. O dia que a menstruação desce é o primeiro dia da fase folicular. O sangramento estimula o crescimento dos folículos que contêm os óvulos.

A fase folicular dura entre 13 a 14 dias nos ciclos regulares; também pode ter uma variação de 11 a 21 dias, naqueles ciclos que são irregulares. Esta fase culmina no dia em que a ovulação ocorre.

Quais são os dias férteis do ciclo menstrual?

Os dias férteis são os que coincidem com a fase ovulatória do ciclo menstrual. Esta fase é notoriamente mais curta: pode durar apenas de 16 a 32 horas.

A fase ovulatória apresenta, ainda, um drástico aumento do hormônio luteinizante (LH), o encarregado de estimular a liberação do óvulo. Estes são os dias em que se abre a possibilidade de fertilidade.

Caso mantenha relações sexuais nesses dias, é mais provável que engravide. Este período de fertilidade dura aproximadamente uns 6 dias. No entanto, ter relações não é garantia de concepção.

Para conseguir a gravidez também há que considerar a qualidade do esperma do parceiro. No entanto, as chances de conceber serão maiores 5 dias antes da ovulação e 24 horas depois.

Como saber quais são os dias férteis para engravidar?

Mulher que conseguiu engravidar bgraças aos dias férteis

Os sintomas que algumas mulheres costumam descrever como os mais comuns durante os dias da ovulação, podem variar de um ciclo para outro. Também existem mulheres que não experimentam nenhum sintoma. Confiar neles pode servir para algumas, mas não para outras.

Para determinar os dias férteis e engravidar, o aumento do LH é uma das variáveis mais confiáveis. Como muitos dos sintomas da ovulação na realidade se manifestam dias depois, são pouco seguros.

O aumento do LH, que é possível detectar mediante os exames de ovulação, se produz entre 24 e 36 horas prévias à liberação do óvulo. Por isso, é um dos indicadores mais efetivos para precisar os dias férteis e engravidar.

Veja também: Alimentos para a gravidez que você deveria incluir

Como o ciclo menstrual finaliza?

Logo depois da ovulação, começa a fase lútea do ciclo menstrual e é a que se mantém até que aparece novamente a menstruação. Nesses dias, o útero está preparado para receber o óvulo que foi fecundado durante os dias férteis.

Em um ciclo regular, esta fase começa aproximadamente 14 dias após o começo da menstruação e dura uns 14 dias mais. Portanto, se ao fim da fase lútea não aparece a menstruação, e está segura de ter tido relações sexuais durante seus dias férteis, é muito provável que esteja grávida. Parabéns! Confirme a feliz notícia com um exame de sangue.