A influência do estresse no ciclo menstrual
O estresse no ciclo menstrual pode afetar e ter consequências negativas nas mulheres. Essa condição é um produto da fadiga mental que surge quando nos sobrecarregamos de tarefas e responsabilidades, causando alterações que afetam o desempenho na nossa rotina diária.
Alguns fatores que podem causar estresse são o excesso de trabalho, a casa, ou os filhos, etc., e costumam provocar sintomas como:
- Dores de cabeça
- Contraturas musculares
- Problemas intestinais ou cardíacos
- Diminuição das defesas do sistema imunológico
- Astenia (fadiga ou cansaço)
- Sonolência
Tipos de estresse
Para gerenciar efetivamente os efeitos dessa condição é necessário identificar que tipo de estresse você está vivenciando. Este é classificado de acordo com suas características e sintomas.
Estresse agudo
É a forma mais comum de estresse, sua duração é curta, e é causada por situações momentâneas que causam um sobre-excitamento temporário.
Entre os momentos que podem desencadeá-lo, encontramos:
- Um casamento
- Um acidente de carro
- A morte de algum ente querido
Leia também: 5 estratégias que toda mulher deve seguir para acabar com o estresse e a ansiedade
Estresse agudo episódico
É prejudicial e pode requerer ajuda médica. Geralmente ocorre em pessoas que são desorganizadas e levam uma vida muito agitada.
Elas estão constantemente envolvidas em situações que causam excesso de excitação.
Estresse crônico
É responsável por muitas alterações no nosso corpo, como as alterações no ciclo menstrual. É um estresse exaustivo que desgasta gradualmente à pessoa que o sofre.
Este surge quando a pessoa é pressionada ou sobrecarregada por alguma demanda, e passa a acreditar que não há saída para seus problemas.
Geralmente acontece em pessoas que têm problemas econômicos, famílias desestruturadas, que vivem em um casamento infeliz, trabalham em empregos desagradáveis, ou não gostam do curso que estudam.
Como acontece a influência do estresse no ciclo menstrual?
O estresse crônico é aquele que tem o maior impacto no período menstrual. Quando você está sob situações estressantes, o corpo produz excesso de adrenalina e cortisol. Estes são os hormônios típicos nessas condições.
- A adrenalina aumenta a sua energia, enquanto o cortisol aumenta as funções cerebrais e, ao mesmo tempo, reduz ou interrompe o funcionamento de outras que não considera primordiais.
Entre elas estão os processos digestivos e o ciclo menstrual. Confira a seguir alguns sintomas relacionados a esse tipo de estresse.
Ciclos irregulares
A duração média do ciclo menstrual tem um intervalo de duração de 28 a 31 dias. O estresse pode causar períodos menstruais irregulares.
- Polimenorreia: são ciclos menstruais muito curtos, com duração inferior a 21 dias.
- Oligomenorreia: são ciclos menstruais que duram mais de 35 dias.
- Amenorreia: ausência de menstruação por mais de 3 meses ou 3 ciclos menstruais típicos.
Aumentam as dores causadas pela síndrome pré-menstrual
Estar estressado durante a menstruação intensifica as dores da síndrome pré-menstrual. Esta começa após a ovulação, isto é, uma semana antes do sangramento menstrual.
Manifesta-se por sintomas como sensibilidade, irritabilidade, dor nos seios, inchaço, dores de cabeça e dor abdominal, entre outros.
Fadiga e sonolência
Devido ao aumento da dor causada pelo estresse no ciclo menstrual, as mulheres podem ter dificuldade para descansar e dormir bem à noite.
Por isso, é muito provável que passem os dias cansadas e sonolentas.
Veja também: Você sabia que o estresse pode ser a causa do atraso no ciclo menstrual?
Afeta a fertilidade
Devido a todas as mudanças que o estresse causa no ciclo menstrual, pode afetar a capacidade de engravidar. Isto se deve ao aumento do cortisol no cérebro.
Este hormônio diminui a produção de estrogênio e progesterona, gerando uma menstruação irregular e afetando a fertilidade.
Outras consequências devido à influência do estresse
O nível muito alto de estresse durante o ciclo menstrual pode causar danos muito sérios às mulheres, tais como:
- Perda de memória
- Baixa satisfação sexual
- Perda de cabelo
- Acne e manchas na pele
- Transtornos do sono
- Úlceras
- Comportamento violento
Conclusão
A influência do estresse no ciclo menstrual e no nosso corpo é realmente prejudicial. É aconselhável praticar esportes e técnicas de relaxamento para reduzir seu impacto.
Você já tentou vários métodos e ainda não consegue normalizar seu ciclo menstrual? Nesse caso, lembre-se de que o psicólogo é sempre uma boa escolha. Este profissional pode ajudá-la a se organizar e ensinará técnicas para identificar o estresse e gerenciá-lo.
Comer saudavelmente, adotar uma rotina diária de exercícios, e amar a si mesma são elementos-chave que ajudarão você a evitar o estresse e a agitação da vida.
Nunca se esqueça de que a sua saúde está em primeiro lugar. Sem bem-estar físico e mental, não será possível desempenhar as atividades adequadamente e não conseguirá fazer tudo aquilo que se propor.