4 sinais indicativos de um ciclo menstrual irregular

· 9 de fevereiro de 2018
Embora possa ser devido a problemas de estresse, se apresentarmos irregularidades em nosso ciclo menstrual é importante ir ao ginecologista.

Desde a primeira menstruação a mulher deve observar seu ciclo menstrual e ter detalhes sobre as condições usuais do período. Conhecer o comportamento do seu corpo e da menstruação ajudará a identificar um ciclo menstrual irregular.

Em idade precoce, associado ao primeiro período, é comum ter um ciclo menstrual não controlado. Os ciclos normais são de 28 a 30 dias. Há até mulheres que têm ciclos de 32 dias.

Do mesmo modo, uma menstruação considerada normal dura de 3 a 7 dias. Uma variação superior a 10 dias é considerada uma anomalia. O mesmo acontece com os ciclos menstruais que adiantam ou atrasam mais de 5 dias.

Um ciclo menstrual irregular pode estar relacionado a diferentes variáveis. Alguns deles podem ser patológicos, mas na maioria dos casos se devem a problemas hormonais.

Por exemplo, na adolescência é comum ter ciclos menstruais irregulares. Isto acontece principalmente devido a alterações hormonais de idade. O mesmo acontece quando a mulher está perto da menopausa.

Características comuns do ciclo menstrual inadequado

Mulher com cólicas menstruais

A coisa mais importante ao detectar irregularidades é que a mulher conheça seu ciclo menstrual. Por exemplo, quantos dias o período dura, ou quanto de sangue é comum no seu caso.

Você também deve estar ciente de seu humor ou mudanças de humor. Queda de cabelo ou unhas fracas podem indicar problemas hormonais.

Existem 6 sintomas que podem dar sinais de algum tipo de transtorno ou patologia. Em qualquer dos casos, recomenda-se uma visita a um especialista.

1. Odor de peixe

Um cheiro característico da reprodução das bactérias na área vaginal é o dos peixes. Em geral, esse cheiro está relacionado a infecções. Daí a importância de ir ao ginecologista o mais rápido possível.

As infecções podem causar ciclos menstruais irregulares. Elas também podem se complicar com uma lesão de maior importância.

2. Atraso ou adiantamento significativo do ciclo menstrual

Um ciclo menstrual normal dura entre 28 e 32 dias.

  • É considerado adiantado quando o período ocorre a cada 24 dias em mulheres adultas. Em adolescentes, é considerado irregular se for a cada 21 dias.
  • Se, por outro lado, o ciclo ocorrer a cada 35 dias ou mais em mulheres adultas, é um atraso significativo. No caso das adolescentes, um atraso significativo é considerado a cada 45 dias ou mais.

3. Duração prolongada do período

O tempo que a menstruação demora também é uma variável importante. O comum é de 3 a 5 dias. Em alguns casos, ele se estende até 7 dias.

Quando a menstruação se estende por mais de uma semana você deve visitar o especialista. Pode haver algum transtorno físico que a influencie.

4. Menstruação intensa

Saúde feminina

É muito difícil calcular uma menstruação abundante. No entanto, todas as mulheres que conhecem seu corpo sabem o quanto de sangue é normal no seu caso. É importante prestar atenção ao aumento do fluxo de menstruação.

  • A necessidade de mudanças constantes de absorventes íntimos pode ser considerada um aumento no fluxo.
  • Uma mudança normal deve ocorrer 3 a 4 vezes por dia.

Sintomas associados ao período

Em algumas mulheres as dores abdominais e de cabeça são comuns durante o ciclo menstrual. Se a dor de cabeça acontece com uma enxaqueca aguda, ela pode ser um sintoma de um transtorno ou doença.

O mesmo se aplica à dor muscular intensa ou dor nas costas. As mudanças de humor radicais também chamam a atenção nesses casos.

Se a menstruação for acompanhada de febre e vômitos, você deve ir imediatamente ao ginecologista.

Presença de menstruação entre os ciclos

Os ciclos menstruais devem ser exatos. Um ciclo menstrual irregular pode apresentar sangramento entre os períodos. Se o sangramento for abundante, pode haver uma infecção.

Nessas circunstâncias é importante excluir gestações interrompidas ou doenças graves, como o câncer.

Possíveis causas de um ciclo menstrual irregular

Mulher com dor nos ovários

  • Os distúrbios hormonais são a causa mais comum de ciclos menstruais irregulares. Eles também estão associados com ovários policísticos (PCOS) ou problemas de ovulação.
  • Outra razão para um ciclo menstrual irregular pode ser um transtorno alimentar. A perda de menstruação está associada à anorexia e à bulimia.
  • As atletas de alto desempenho também têm ciclos irregulares. Em alguns casos, há perda total da menstruação. Isso não está apenas associado à atividade física, mas também ao estresse.
  • O estresse crônico e a depressão podem estar por trás de um ciclo menstrual inadequado.
  • O uso de contraceptivos e gravidez também são considerados desencadeantes de distúrbios menstruais.