5 efeitos secundários e sintomas do câncer de ovário

· 21 de dezembro de 2017
Para detectar o câncer de ovário a tempo é de vital importância estar atenta a qualquer mudança que ocorra no nosso corpo e ir ao especialista para que ele faça os exames pertinentes.

Conheça neste artigo alguns dos sinais e sintomas do câncer de ovário e fique atenta se identificá-los. Consulte seu médico o antes possível se eles estiverem presentes em seu dia a dia.

O câncer é uma doença causada pelo desenvolvimento anormal das células. Elas se dividem, crescem e se disseminam sem controle algum em qualquer parte do corpo.

Enquanto as células normais se dividem e morrem em um período de tempo específico, as células cancerosas perdem a capacidade de morrer.

Isso faz com que elas se dividam sem limite, formando massas comumente chamadas de tumores. Essas massas podem chegar a destruir e substituir todo o tecido normal que se encontra ao seu redor.

Ainda que cada tipo de câncer apresente o mesmo processo de divisão celular anormal, cada um tem seus sintomas particulares.

Nesse artigo explicaremos alguns dos principais sintomas do câncer de ovário. Continue lendo para descobri-los!

Sinais e sintomas do câncer de ovário

O câncer de ovário é o quinto câncer mais comum entre as mulheres, sendo causa de mais mortes do que qualquer outro.

Este tipo de câncer decorre do crescimento das células anormais sobre o tecido que cobre o ovário.

Ele pode ser detectado graças a vários sintomas, que embora sejam mais notáveis quando a doença se encontra em um estado avançado, também podem ser identificados nas fases iniciais. São eles:

1. Inflamação

Inflamação abdominal

Um dos primeiros sintomas que as mulheres que sofrem com o câncer de ovário sentem é o inchaço ou a inflamação na região abdominal.

Ainda que este sintoma também possa ocorrer devido a outras doenças, é importante destacar que quando está associado ao câncer, costuma ser muito frequente e por períodos prolongados.

Se a inflamação abdominal for acompanhada de perda de peso, é provável que se trate de câncer.

2. Dor

Mulher sentindo dor nos ovários

Este é um dos sintomas mais importantes no diagnóstico de câncer de ovário, e isso se deve à frequência com que aparece, sem explicação alguma.

Esta dor pode ser de baixa, média ou alta intensidade, concentrando-se sobretudo na região da pelve, abdômen e nas costas.

Além disso, esta dor também pode ser sentida durante as relações sexuais.

3. Problemas gastrointestinais

Mulher com prisão de ventre

Geralmente as mulheres com câncer de ovário têm uma grande dificuldade de ingerir alimentos, pois saciam-se rapidamente na hora de comer.

Esta saciedade pode gerar uma notável perda de peso na mulher. Além disso, também é possível sofrer de problemas gastrointestinais como a diarréia e prisão de ventre.

4. Problemas ao urinar

Ter uma necessidade constante de urinar e fazer isso com muita frequência é outro sintoma que o câncer de ovário provoca.

No entanto, este sintoma pode estar associado a uma infecção urinária ou a uma fraqueza dos músculos da pelve.

Para determinar a causa este problema, é necessário ir a um ginecologista ou especialista.

5. Mudanças no ciclo menstrual

Mulher sentindo cólicas menstruais

Outro sintoma que uma mulher com câncer de ovário apresenta é a mudança no ciclo menstrual.

Isto de deve à presença dos tumores que podem chegar a provocar alterações hormonais e lesões no colo do útero.

Embora estes sintomas possam estar associados a outro tipo de doença, quando são causados pelo câncer de ovário eles tendem a ser persistentes, podendo ocorrer entre 7 e 12 vezes por mês.

Por essa razão, é de vital importância prestar atenção a qualquer sintoma ou mudança na sua saúde, pois isso poderia ajudar a detectar o câncer com maior rapidez.

Também é preciso considerar que a única maneira de determinar se os sintomas estão relacionados ou não com o câncer de ovário é indo diretamente a um especialista.

Ele será o responsável por fazer os exames necessários para o seu diagnóstico.