Se desintoxique em uma semana com sucos e caldos

· 1 de junho de 2014
Você não deve passar fome durante a desintoxicação, por isso pode aumentar as quantidades de comida. Lembre-se de mastigar bem os alimentos e comer sem pressa.

Se desintoxique! É importante depurar nosso organismo pelo menos uma vez ao ano, especialmente no outono e na primavera.

Para eliminar toxinas, melhorar o funcionamento de nossos órgãos, prevenir o envelhecimento e as doenças crônicas, equilibrar nosso peso e garantir o nosso bem-estar e qualidade de vida.

Neste artigo, explicaremos como fazer uma desintoxicação simples e natural durante uma semana. E isso será possível graças aos benefícios das frutas e  vegetais que entram como ingredientes dos sucos e caldos que te ensinaremos a fazer. Confira.

Preparando a dieta depurativa

Para que nosso corpo se desintoxique devemos preparar esta dieta depurativa e devemos ser flexíveis e nos adaptar às frutas e verduras da estação.

Assim, caso sejam dias de frio, optaremos majoritariamente por caldos que nos deem calor e, ao contrário, caso sejam dias de calor, priorizaremos os sucos refrescantes de frutas.

Além disso, as duas opções são depurativas e remineralizantes. Então, se possível, tentaremos combiná-las.

O ideal é que nós mesmos preparemos os sucos no liquidificador, mas se não temos um liquidificador, optaremos pelos sucos naturais orgânicos que podemos encontrar em lojas de produtos naturais.

Devemos nos certificar de que não adicionarão açúcar ou outras substâncias que interfiram na depuração.

Suco para se desintoxicarO que é uma crise curativa?

Antes de começar a depuração devemos conhecer o que é uma crise curativa.

Quando nosso organismo está saturado de toxinas (como acontece com a maioria das pessoas devido à má alimentação, maus hábitos, entre outros) é preciso iniciar uma desintoxicação.

Por isso, o organismo tem muita necessidade de eliminar toxinas e isso pode causar inicialmente desconfortos como, por exemplo, dor de cabeça, mucosidade, diarreia etc.

Além disso, também podem aparecer sintomas de doenças que já tivemos ou ainda serem agravadas algumas que estejamos sentindo no momento. Isso é normal, e, inclusive, é um sinal de que o corpo funciona corretamente.

De todos os modos, sempre é recomendável que um médico (homeopático, nutricionista) faça o nosso acompanhamento, especialmente se sofremos alguma doença. Além disso, se você toma alguma medicação também é necessário consultar um especialista.

Pode te interessar: Desintoxicação de um mês com limão, aipo e maçã verde

Se desintoxique: primeiro e o último dia do processo para se desintoxicar

Visto que a alimentação de muitas pessoas é pouco saudável e, precisamente, para evitar a crise curativa acentuada, o primeiro e o último dia serão de adaptação. Ou seja, simplesmente faremos o esforço de comer de modo saudável, sem consumir nenhum dos seguintes produtos:

  • Carne vermelha
  • Frituras
  • Açúcares
  • Pão, guloseimas, biscoitos e similares

Ao contrário, consumiremos exclusivamente:

  • Saladas com frutos secos
  • Sopas, gaspachos ou cremes de verduras
  • Legumes de fácil digestão: ervilhas ou lentilhas
  • Maçã, pera, abacaxi, mamão ou abacate
  • Arroz integral ou milho

Se desintoxique com sopas deliciosas

A dieta depurativa

A dieta depurativa à base de sucos e caldos, portanto, será realizada desde o segundo dia até o sexto dia da semana, ou seja, durante cinco dias; e será feita da seguinte maneira:

Não é imprescindível usar todos os ingredientes, mas sim aqueles que sejam próprios de nosso país, região etc., e da temporada na qual estejamos:

  1. Em jejum: dois copos de água quente com o suco de meio limão e uma colher de semente de linhaça.
  2. Se desintoxique no café da manhã: suco de maçã, pera, cenoura, abacaxi e gengibre. Tudo proporcional. Meia maçã, meia pera, meia cenoura, duas a três rodelas de abacaxi e uma colher de gengibre ralado ou moído. Três uvas passas.
  3. Se desintoxique no almoço: suco de couve, beterraba, maçã e cenoura. Arroz integral cozido com alga kombu.
  4. Se desintoxique no lanche da tarde: suco de couve, beterraba, maçã e cenoura. Uma maçã assada com canela e um punhado de frutos secos.
  5. Se desintoxique no jantar: caldo de couve, cenoura, cebola, alho, alho-poró, abóbora e alcachofra. Adicione, opcionalmente, algas ecológicas, um pouco de sal marinho, pimenta caiena e uma colher de semente de linhaça. Acompanhe este caldo com lentilhas ou um ovo cozido.

Leia também: Desintoxique seu corpo de todo o açúcar que consome

se desintoxique com sucos incríveis

Algumas dicas para se desintoxicar

  • Esta depuração não deve ser um sacrifício para passar fome, portanto, se estamos sofrendo com ela, aumentaremos as quantidades de comida, mas sempre buscando escolher os alimentos recomendamos, mastigando bastante e com tranquilidade.
  • Ao longo do dia podemos tomar também infusões depurativas de dente de leão, cardo mariano e cavalinha adoçadas com um pouco de mel, açúcar mascavo ou stévia.
  • É fundamental ir ao banheiro para que a depuração seja completa, devido a que, se apesar de consumir as sementes de linhaça, você tiver dificuldades, optaremos por uma lavagem de água morna diariamente.
  • Durante a depuração devemos evitar trabalhos de grande esforço ou exercício físico e situações de estresse. Por isso, escolha, preferencialmente, uma semana em que esteja tranquilo(a) e opte por exercícios suaves como alongamentos, respiração e caminhadas próximas de casa ou em um parque etc.

Imagens cortesia de Will Merydith, samuel gardiner, Breville USA e hepp.

  • Simoes, R. B., SANCHOTENE, M. C., RAGUZZONI, A. C. S., & RODRIGUES, P. R. (2016). DETOX E SUA REAL EFICÁCIA. 11ª Mostra de Iniciação Científica Júnior.
  • Boutenko, V. (2016). Detox total 7 dias: O plano simples com receitas de sucos e sopas para limpar seu corpo, emagrecer e se sentir melhor. Editora Gente Liv e Edit Ltd.