Descubra 6 protetores naturais do estômago

· 8 de novembro de 2015
A camomila é uma alternativa natural e muito eficaz no combate às dores de estômago e no alívio de possíveis desconfortos após as refeições. Pode ser usada como remédio ou como preventivo.

Um problema muito comum no nosso dia a dia é a acidez no estômago, o refluxo ou esses problemas incômodos que vão desde a gastrite até ao mal-estar geral no abdômen e no peito. Porém, antes de recorrer à automedicação, conheça esses 6 protetores naturais do estômago.

Muita gente recorre aos clássicos protetores do estômago, uma medicação que frequentemente tomamos sem prescrição médica e que, quando consumida de forma regular, pode causar problemas.

Por isso, não deixe de fazer uso dos protetores naturais do estômago.

É claro que, em primeiro lugar, devemos saber o que está causando o problema e, para isso, é sempre necessário contar com o conselho médico.

O que devemos fazer antes de recorrer aos protetores de estômagoProtetores-naturais-para-dor-de-estômago

Segundo a Sociedade Espanhola de Patologia Digestivao consumo de medicamentos que atuam como protetores de estômago aumenta a cada ano de forma considerável, entre 4 a 5%.

A que se deve este aumento? Parece que nos últimos tempos têm aparecido mais problemas de úlceras, de refluxo gastroesofágico, de acidez, etc… Doenças essencialmente relacionadas com a secreção do ácido clorídrico no estômago.

  • Um dado que parece claro é que não estamos nos alimentando bem. E isso, junto com o fato de cada vez sofrermos mais estresse, gera uma situação muito comum que nos faz procurar a ajuda dos fármacos em vez de tratar a causa do problema.
  • Para manter uma boa saúde digestiva, devemos ter cuidado com o tipo de alimentos que servimos em nossos pratos todos os dias.
  • O problema mais comum é, quase sempre, o refluxo gastroesofágico. E por isso, é essencial começarmos a aumentar o consumo de frutas e verduras frescas, inclusive de verduras cruas.

A razão? Elas contêm enzimas vivas que cuidam do tecido estomacal.

  • Outro dado a se levar em conta é que devemos restringir as dietas ricas em açúcares e doces processados. Eles irritam e inflamam o nosso organismo, não são fáceis de digerir e nunca são úteis para saciar a fome.
  • Levar uma vida ativa, onde fazemos um pouco de exercício, também é algo importante para combater o refluxo gastroesofágico. Caminhar, por exemplo, fortalece o nosso sistema imunológico e melhora a nossa saúde de um modo geral.
  • Também é bom tentar controlar suas emoções. Você já sabe que se costuma dizer que o estômago é o nosso segundo cérebro, e é comum que nele se concentrem os nervos, as ansiedades, etc.

Conheça: Como curar rapidamente a indigestão?

Os melhores protetores naturais do estômago

1. MaçãsMaçã-como-protetor-natural-do-estomgo

Certamente você já sabia. As maçãs são leves e muito digestivas. De fato, atuam como excelentes protetores naturais do estômago graças à sua ação anti-inflamatória.

  • Para que isso ocorra e a maçã atue como um bom remédio natural para a nossa saúde digestiva, é necessário que seja consumida com a casca.
  • A pectina presente na casca da maçã e a glicina de sua polpa são dois bons antiácidos que valem a pena levarmos em conta e consumir de forma regular. Mas tente conseguir maçãs de cultivo orgânico e não tratadas com pesticida.

2. O bicarbonato de sódio

Nem todo o mundo se sente bem com o bicarbonato de sódio, portanto, é conveniente consultar um médico.

Contudo, nada pode negar os grandes benefícios deste tratamento alcalino que não só ajuda a fazer a digestão, como  também cuida da saúde renal e hepática.

O bicarbonato de sódio é um dos mais eficazes protetores naturais do estômago, por isso, não hesite em misturar uma colher de chá desta substância num copo de água para tratar os seus problemas digestivos. Faça-o depois da refeição principal do dia.

Leia também: Conselhos e remédios naturais para tratar o refluxo gástrico

3. Suco de babosa

Um dos protetores naturais do estômago mais interessantes e econômicos que você pode experimentar é o suco de babosa.

É muito  adequado para reduzir inflamações, problemas intestinais, gástricos e, inclusive, combater o sempre doloroso refluxo gastroesofágico.

Para isso, você só terá que dissolver meia colher de chá (3 gramas) do gel da planta da babosa em um copo de água.

Aqueça um pouco para que se dissolva bem e beba à temperatura ambiente depois das suas refeições. Você verá que se sentirá melhor.

4. Vinagre orgânico de maçã

Você tem em casa vinagre de maçã? Cuide para que seja orgânico, pois dessa forma você terá certeza de que suas propriedades são as melhores e as mais naturais possíveis.

Você só terá que adicionar uma colher de chá (5 ml) de vinagre de maçã a um copo de água (200 ml) e beber antes da refeiçãoIsso a ajudará a fazer a digestão e a evitar o refluxo. 

5. Infusão de camomilaCamomila-como-protetor-natural-do-estomgo

Deliciosa, relaxante e muito saudável. A infusão de camomila e, especialmente, de suas flores secas, ajuda a resolver muitos problemas digestivos.

É um dos protetores naturais do estômago mais conhecido e capaz de cuidar e reforçar a saúde da mucosa gástrica. Lembre-se de que é importante beber esta infusão à temperatura ambiente; nunca fria nem muito quente.

6. Alcaçuz

Não nos referimos ao típico doce que as crianças costumam comer, mas à raiz tão saudável e de sabor intenso, que pode ajudar os ex-fumantes a regularem a síndrome da abstinência da nicotina.

Você encontrará a raiz de alcaçuz em lojas de produtos naturais, já preparada para infusões. Graças às suas propriedades naturais, o alcaçuz serve como um gel protetor na parede do estômago que o protege dos ácidos que aparecem durante a digestão.

Você verá como se sentirá bem se começar a se alimentar um pouco melhor e a adotar em sua vida, de forma regular, estes excelentes protetores naturais do estômago.