Como deixar seus cílios mais bonitos e saudáveis?

· 16 de março de 2014
Faça com que os seus cílios cresçam mais fortes e saudáveis com óleo de rícino ou vaselina. Pisque com frequência para estimular a circulação na região.

Todas as mulheres querem exibir cílios mais bonitos, longos e saudáveis, com os quais é possível lançar aquele olhar mais iluminado.

Mas, em algumas ocasiões, os cílios começam a cair, ou soltam uma espécie de “caspa” que pode provocar coceira. Esses são pequenos problemas que nos impedem de tê-los em ótimo estado, como, sem dúvidas, gostaríamos.

Os cílios, além de favorecerem a estética, desempenham uma função muito importante em nossos olhos, da qual não podemos nos esquecer: os protegem da luz solar, filtrando seus raios, e evitando o impacto do pó de outros objetos estranhos suspensos no ar.

É claro que amamos exibir cílios longos e charmosos, mas devemos lembrar que seu papel também é imprescindível para nossa saúde. Portanto, quanto mais fortes e densos estiverem, melhor!

Quer saber como deixar os seus cílios mais saudáveis e esteticamente atraentes? Confira nosso artigo.

Principais causas dos problemas mais comuns nos cílios

Cuidados para cílios mais bonitos

Os dermatologistas afirmam que a vida média dos cílios é de cinco meses aproximadamente. Durante este período eles são completamente substituídos por novos.

Existem alguns fatores que impedem que novos cílios se desenvolvam para substituir os antigos. A seguir, citamos as principais causas pelas quais, em certas ocasiões, eles se tornam frágeis ou deixam de crescer.

Má alimentação

Sabemos a má alimentação faz com que nos faltem determinadas vitaminas e minerais essenciais. Portanto, esse é um dos motivos da fragilidade dos cílios, e do crescimento lento (ou não crescimento).

A queda dos cílios tem as mesmas causas que a queda dos cabelos. É preciso comer de maneira equilibrada, para vencermos os déficits em vitaminas B, A, E, H (biotina) e em ferro e magnésio. Por isso, tente adicionar à sua alimentação:

  • Verduras de folhas verdes, tais como espinafre, couve de bruxelas, brócolis,
  • Cereais, levedura de cerveja, frutos secos como as nozes, o pistache a as amêndoas,
  • Ácidos graxos (especialmente o ômega-3), facilmente encontrados no salmão.

Hábitos ruins ao se maquiar

Não usar um demaquilante à noite é, sem dúvidas, um erro grave. Muitas pessoas se esquecem de retirar a maquiagem quando deitam, e isso faz com que se acumule sujeira.

Os rímeis à prova d’água costumam ser mais prejudiciais, porque é muito difícil limpá-los por completo. Por isso, utilize um demaquilante adequado e limpe bem a região dos olhos, de dentro para fora e com muita delicadeza.

Uso de curvex

Geralmente nos maquiamos com pressa, isso faz com que não prestemos atenção no estado de nossos aparelhos para encurvar os cílios. A borracha que possuem em sua estrutura de metal costuma estragar com facilidade. Isso danifica os cílios, inclusive arrancando-os. Portanto, procure substituir a borracha sempre que possível.

Terçol

Trata-se de uma inflamação da pálpebra (blefarite) que ocorre devido a um abscesso produzido pela acumulação de gordura. É isso que faz com que surja a “bolha” característica do terçol. Além disso, o problema também pode ocorrer pelo contato com bactérias, especialmente quando tocamos os olhos com as mãos sujas.

Seborreia

Ocorre quando um excesso de gordura fica impregnado nas margens das pálpebras, fazendo com que os cílios grudem uns nos outros. Isso gera uma espécie de escama branca. É muito normal acontecer em pessoas mais jovens, devido a déficits nutricionais ou mudanças hormonais.

Não deixe de ler: 7 cuidados básicos para a higiene dos olhos

Remédios para deixar os cílios saudáveis e bonitos

Vitamina nutritiva

 

Suco para cílios mais bonitos

Se tomarmos um bom suco todas as manhãs, que contenha todos os nutrientes adequados, obteremos não apenas cílios, mas também cabelos mais fortes e brilhantes.

Para isso, misture duas cenouras, uma laranja, duas colheres de sopa de pólen de flores, uma colher de sopa de mel e duas nozes picadas com um pouco de pinhão. Bata tudo no liquidificador até obter um “suco” e beba-o imediatamente. Seu conteúdo de vitaminas e minerais é ideal para o organismo.

Fortaleça seus cílios

Óleo de mamona para cílios mais bonitos e saudáveis

Se você costuma se maquiar, lembre-se de aplicar primeiro uma máscara invisível, que geralmente é vendida com protetores nutritivos. Caso você não se maquie, é conveniente pentear os cílios todos os dias com um pente especial para isso.

Logo depois, passe neles uma fina capa de vaselina ou, inclusive, de óleo de mamonaIsso fará com que os cílios cresçam mais e de forma saudável. Porém, lembre-se: a dose deve ser muito pequena para que o excesso não favoreça o surgimento de conjuntivite.

Remédio de camomila

camomila para cílios mais bonitos

É ideal aplicá-lo à noite, pois ajudará a manter os cílios saudáveis e reluzentes. Para que o remédio funcione, é preciso usar a camomila natural, e não a vendida em sachês para preparar chás.

Basta adicionar duas ou três flores em uma xícara de água e ferver. Depois que esfriar, aplique-a com um algodão nas pálpebras, umedecendo-as bem.

Isso também pode interessar você: 6 propriedades medicinais da camomila

Pisque com frequência

Segundo os dermatologistas, piscar estimula a circulação das pálpebras e influencia o crescimento dos cílios.

Utilize uma máscara adequada

Tente, sempre que possível, utilizar um rímel com pantenol, pois dispõe de vitamina B5, ceramidas e fator de proteção solar. Os que são vendidos como watherproof (à prova de água) costumam ser mais perigosos pela dificuldade de remoção. Lembre-se de manter sempre o curvex limpo, já que ele também costuma ser uma fonte de bactérias.

E lembre que qualquer problema ocasionado aos olhos deve ser consultado com um oftalmologista.

As dicas foram úteis pra você? Sendo assim, continue antenado na nossa página com mais dicas para a sua saúde, beleza e bem-estar.

Criado, P. R., & Lima, A. A. P. R. (2010). Blepharitis and trichomegaly induced by cetuximab | Blefarite e tricomegalia induzidas pelo cetuximabe. Anais Brasileiros de Dermatologia. https://doi.org/10.1590/S0365-05962010000600025 Toribio, E. (2001). Conjuntivitis alérgica. @BULLET Enero-Febrero @BULLET Enero-Febrero @BULLET Enero-Febrero.