Cristiano Ronaldo aos 39 anos: a dieta que impulsiona o seu sucesso em campo
CR7 continua a ser uma referência desportiva para os jovens jogadores de futebol. E não é à toa! Embora tenha comemorado 39 anos em 5 de fevereiro de 2024, em 2023 foi o artilheiro em uma única temporada, entre todas as ligas do mundo, com 54 gols. Na sua idade, longe de pendurar as chuteiras, Cristiano Ronaldo segue mais ativo do que nunca em campo.
Parte da sua validade baseia-se nos hábitos alimentares e na dieta que o jogador segue à risca. Seu ex-chef pessoal, o italiano Giorgio Barone, deu pistas em diversas entrevistas que nos orientam sobre o menu da estrela portuguesa.
Você tem que cuidar do seu corpo como se estivesse cuidando de uma Ferrari.
Quais alimentos Cristiano Ronaldo inclui na sua dieta?
O craque do clube Al-Nassr e estrela da liga de futebol saudita sabe que uma parte fundamental de sua excelente condição física é a qualidade do que come. Assim, a sua alimentação é sempre cuidadosamente planeada por vários profissionais, que o acompanham em cada país que visita.
Giorgio Barone foi seu chef pessoal durante sua passagem pela Juventus. E embora se pudesse supor que o nível de vida do português implica refeições muito caras e pratos sofisticados, este não era o caso na Itália. Para surpresa de muitos, o chef revelou que os alimentos básicos com que preparou a dieta de Cristiano Ronaldo eram naturais, orgânicos e em conta.
Destacaram-se opções como frango, peixe, marisco, ovos e carne bovina. Todos eles são fontes de proteínas de alta qualidade biológica, devido ao seu alto aporte de aminoácidos essenciais.
Entre os cereais escolhia o arroz preto, que contém boa densidade nutricional, fibras e antioxidantes. Segundo artigo publicado pela revista Food Chemistry Advances, esse cereal tem efeitos positivos na constipação, anemia, inflamação sistêmica e obesidade.
Da mesma forma, selecionava gorduras saudáveis, como o abacate. A Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard comenta que a gordura do abacate é uma opção saudável porque não tem grande efeito sobre o colesterol no sangue. Além disso, a fruta tem baixo teor de carboidratos e alto teor de fibras.
Por outro lado, o chef usava regularmente óleo de coco. Este ingrediente contém antioxidantes, como polifenóis e flavonoides. Esses compostos têm efeitos anti-inflamatórios e protetores do cérebro, conforme relatado em estudo publicado no Journal of Food Science.
Quais alimentos não estão na dieta de Cristiano Ronaldo?
Barone acredita que o corpo deve ser cuidado como um bem muito precioso. Portanto, na dieta que preparou para o ídolo não apareceram os seguintes ingredientes:
- Açúcares simples e adicionados
- Carboidratos refinados
- Gordura trans
É claro que Giorgio Barone não está errado e a ciência apoia isso. O National Heart, Lung, and Blood Institute destaca que é necessário reduzir o consumo desses componentes para manter um peso saudável.
Por exemplo, o açúcar adicionado fornece calorias, mas não os nutrientes que o corpo necessita para um bom equilíbrio. Em vez disso, são recomendados açúcares naturais de frutas e vegetais. Claro, nas proporções certas, porque ainda podem fornecer energia em excesso.
Estes são os pratos favoritos da estrela
A dieta típica de Cristiano Ronaldo inclui 6 refeições por dia, que ele faz a cada 3 ou 4 horas. Assim, mantém os níveis de energia exigidos pelo seu desempenho inquestionável.
O português começa o dia com iogurte desnatado, ovos, queijo e presunto. No almoço, ele costuma saborear uma salada fresca com frango. Frutas e torradas com abacate estão entre os petiscos durante à tarde.
É comum que seus jantares sejam compostos por um cardápio de peixe com legumes. Entre os seus preferidos estão o robalo, o bacalhau, a dourada e o espadarte.
Um dos pratos mais pedidos de Ronaldo é o bacalhau com cebola, ovos mexidos e batatas finas. Outros escolhidos pela estrela e preparados por Giorgio Barone durante seus serviços foram os seguintes:
- Tartar de salmão com coco
- Crepe de mirtilo, pera e passas
A dieta de Ronaldo é fundamental aos 39 anos, mas não é o seu único segredo
Atleta de alto rendimento, Cristiano Ronaldo sabe aliar alimentação com boa hidratação. Ela dá prioridade à água e exclui bebidas açucaradas e alcoólicas.
Por outro lado, o treino constante estimula a definição dos músculos e a agilidade com que se movimenta em campo. Ele pode ser visto em suas redes sociais treinando com bicicleta ergométrica e esteira, trabalhando com pesos externos e realizando rotinas aeróbicas.
O português tem uma combinação interessante de resistência e força. É por isso que ele combina exercícios cardiovasculares com pesos. Ao incorporar algumas atividades ao ar livre, também simula situações de jogo.
Da mesma forma, dormir bem e descansar o suficiente é inevitável para ele. Assim também pensava o chef Barone, que afirmou: “O descanso é tão fundamental quanto o treino e a alimentação”.
Sem dúvida, disciplina, perseverança e manutenção de um estilo de vida holístico e saudável são fundamentais para Cristiano Ronaldo. A sua vitalidade aos 39 anos é fruto de boas decisões. Graças a elas, ele é um dos jogadores de futebol com menos histórico de lesões.
Você também pode seguir algumas dicas da estrela para incluir no seu plano alimentar. A opção por alimentos frescos e orgânicos, com alta densidade proteica e de fácil digestão que ele escolhe é algo que não custa tão caro e que contribui para um melhor estado de saúde.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Das, M., Dash, U., Mahanand, S. S., Nayak, P. K., & Kesavan, R. K. (2023). Black rice: A comprehensive review on its bioactive compounds, potential health benefits and food applications. Food Chemistry Advances, 3, 100462. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2772753X23002836
- Illam, S. P., Narayanankutty, A., Kandiyil, S. P., & Raghavamenon, A. C. (2021). Variations in natural polyphenols determine the anti‐inflammatory potential of virgin coconut oils. Journal of Food Science, 86(5), 1620-1628. https://ift.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/1750-3841.15705
- National Heart, Lung, and Blood Institute (NIH). (2016). Limit Fat and Sugar. Government of U. S. https://www.nhlbi.nih.gov/health/educational/wecan/eat-right/limit-fat-sugar.htm
- School of public health of Harvard. (2022). Avocados. Harvard Health Publishing. https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/avocados/