3 cremes naturais para remover calos dos pés

Por ser um ótimo hidratante, o aloe vera pode nos ajudar a suavizar a pele e favorecer a eliminação das camadas mortas, acabando com os calos.
3 cremes naturais para remover calos dos pés

Última atualização: 18 Setembro, 2021

Nossos pés sofrem as consequências da exposição constante a bactérias e outros fatores ambientais que afetam diretamente a qualidade da pele. A presença de calos é muito comum, mas existem alguns cremes naturais que podem nos ajudar a remover esses incômodos.

Você pode pensar que eles são um tipo de condição, mas a verdade é que eles são a defesa da pele contra a constante pressão e fricção que os pés sofrem ao caminhar ou usar sapatos muito apertados.

Esta não é uma doença grave e, em princípio, não traz complicações. No entanto, sua presença é bastante desagradável e até dolorosa ou incômoda.

A boa notícia é que existem fórmulas naturais que podem facilitar a sua remoção para devolver a beleza aos seus pés e melhorar o estado da sua pele. Descubra-as!

Cremes naturais para remover os calos dos pés

1. Creme natural de óleo de amêndoas

Banhos para amaciar os pés
Usando óleo de amêndoas e vinagre em banhos de pés, você pode desfrutar de um tratamento relaxante e revitalizante.

O óleo de amêndoas é um dos ingredientes hidratantes mais populares do mundo, usado para muitos fins cosméticos devido aos seus compostos nutricionais.

Além disso, ajuda a amolecer os calos para facilitar o processo de remoção e atua como um agente antimicrobiano, de acordo com um estudo realizado pelo West of Scotland Agricultural College (Reino Unido).

Além disso, este creme natural combina outros bons ingredientes que potencializam seus efeitos para obter melhores resultados.

Ingredientes

  • 5 colheres de sopa de lanolina (50 g)
  • 3 colheres de sopa de óleo de amêndoas doces (42 g)

Como fazer?

  • Em uma panela em banho-maria, derreta as colheres de sopa de lanolina.
  • Aqueça o óleo de amêndoas doces e a glicerina e acrescente a colher de chá de óleo essencial de lavanda.
  • Quando a mistura atingir uma temperatura alta, despeje-a junto com a lanolina derretida e mexa muito bem para obter uma mistura homogênea.
  • Coloque tudo em uma jarra de vidro e espere esfriar para ficar com uma consistência cremosa.

Modo de aplicação

  • Mergulhe os pés em água quente por 15 a 20 minutos, seque-os muito bem e aplique uma boa quantidade do creme.

2. Creme natural de alho e azeite

Um dos melhores ingredientes para cuidar da saúde dos pés é o alho. Este ingrediente tão utilizado na gastronomia tem uma forte ação antibiótica e antibacteriana que pode ajudar a eliminar bactérias causadoras de infecções e fungos. Isso é afirmado por esta pesquisa da Washington State University.

O alho, misturado com azeite e algumas gotas de limão, pode dar forma a um creme natural simples para amolecer os calos nos pés e até verrugas, como mostram alguns estudos.

Ingredientes

  • 1 dente de alho
  • 2 colheres de sopa de azeite (32 g)
  • 5 gotas de suco de limão
  • Gaze e esparadrapo

Como fazer?

  • Descasque e pique o alho em pequenas tiras ou amasse até formar uma pasta.
  • Em seguida, misture com o azeite e as gotas de limão até que fiquem bem integrados.

Modo de aplicação

  • Limpe muito bem a pele dos pés afetados, aplique o remédio e cubra com um curativo para agir durante a noite.

3. Creme de aloe vera e vitamina E

Creme de aloe vera

A planta de aloe vera contém um gel rico em vitaminas, minerais e muitos outros compostos nutricionais que, durante anos, serviram para aliviar problemas de saúde e fazer tratamentos de beleza graças às suas propriedades curativas. É o que sugere este estudo do Hospital Provincial de Clínica Cirúrgica de Ensino “Amalia Simoni Argilagos” (Cuba).

Usado como remédio para remover os calos dos pés, pode ser bastante eficaz pois possui uma poderosa ação hidratante que suaviza a pele e auxilia na remoção da pele morta.

Além disso, quando combinado no mesmo remédio com um pouco de vitamina E, nos ajudará a obter melhores resultados. Como alguns estudos mostram, ela não só favorece a regeneração da pele, mas pode nos ajudar a nos proteger dos fatores ambientais.

Ingredientes

  • ½ xícara de gel de aloe vera (100 g)
  • 1 cápsula de vitamina E

Como fazer?

Modo de aplicação

  • Limpe ou mergulhe os pés em água morna, seque-os muito bem e espalhe o produto com uma leve massagem até que fique bem impregnado.
  • Deixe secar.

Esses três cremes simples são naturais e podem nos ajudar a remover os calos e manter os pés saudáveis. No entanto, é bom esclarecer que seus resultados não são imediatos e requerem aplicações constantes.

No entanto, se depois de algum tempo você notar que o calo não desaparece e continuar a sentir desconforto, talvez seja preciso recorrer a soluções mais fortes. Às vezes, os calos são mais profundos do que parecem. Diante dessa situação, vá à farmácia e compre apenas produtos aprovados.

Pode interessar a você...
As melhores alternativas para acabar com os calos nos pés
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
As melhores alternativas para acabar com os calos nos pés

Os calos geralmente têm uma forma cônica e aparecem principalmente na parte superior dos dedos, mas também podem aparecer na sola do pé.