Conheça todas as maneiras de comer e usar a aveia

· 14 de abril de 2015
A aveia é rica em nutrientes e fibras, e pode ser usada de inúmeras formas, em diversas receitas. Confira.

A aveia é um dos melhores cereais. É muito nutritiva, rica em fibras e ao mesmo tempo, um alimento ideal para manter um peso equilibrado.

Além disso, podemos consumi-la de múltiplas maneiras e ao mesmo tempo, usá-la para tratar de nossa saúde e nossa beleza diariamente.

//
//

Confira nesse artigo dicas de alimentação, saúde e cosmética com aveia. Você pode comê-la no café da manhã ou no jantar, beber, usar como máscara facial ou preparar um banho que te deixará com a pele muito bem nutrida.

Um super cereal!

Falamos de um cereal altamente nutritivo e, além disso, muito rico em fibras, vitaminas e minerais, que nos oferece os seguintes benefícios:

  • Energia e vitalidade;
  • Regula o sistema nervoso, combate a insônia, a ansiedade e o nervosismo;
  • É muito boa para dar a sensação de estômago saciado e reduz a ansiedade por comer doces;
  • Combate a prisão de ventre;
  • Reduz a hipertensão arterial, o colesterol e os triglicerídeos;
  • Regula os níveis de açúcar no sangue;
  • Aumenta as defesas do organismo;
  • Elimina a mucosidade em casos de doenças pulmonares;
  • Tem propriedades diuréticas;
  • Melhora a fertilidade e tem propriedades afrodisíacas;
  • Graças ao seu teor em mucilagem, é ideal para tratar doenças como, por exemplo, a gastrite, a colite, as úlceras gástricas, a acidez, etc.

aveia-JaBB-500x332

Alternativa ao leite

A bebida de aveia é uma das alternativas mais saudáveis, econômicas e deliciosas ao leite de vaca. Não apenas para as pessoas intolerantes à lactose, como também para quem quer uma alternativa que reúna todas as propriedades anteriores. Além disso, podemos comprá-la ou prepará-la em casa, e aqueles que não gostarem do sabor podem batê-la com um pouco de achocolatado, canela, banana, essência de baunilha, etc…

Pode te interessar: Os 5 melhores leites vegetais

Um café da manhã completo

O melhor momento do dia para consumir este cereal é no café da manhã. Te oferecemos diversas alternativas:

Bebida com aveia: assim como o arroz com leite, mas usando exclusivamente a aveia. Você pode cozinhar por alguns minutos o cereal em seu próprio caldo, adicionando-lhe canela e uma pitada de gengibre. Assim, é especialmente recomendado para os dias frios, já que oferece muita energia e calor.

Vitamina de aveia, banana, cacau e nozes: é altamente nutritiva e tem um sabor delicioso.

Café da manhã completo: ideal para não sentirmos fome em muitas horas. Misture 2 colheres de sopa de aveia moída com um pouco de queijo fresco, sementes, suco de limão, um punhado de frutos secos ou frutas desidratadas e uma colher de sopa de mel. Além disso, também podemos adicionar um pouco de fruta fresca.

vitamina-robin-lee-500x333

Que não falte no jantar

Graças às suas propriedades relaxantes, podemos adicionar uma pequena quantidade de aveia ao jantar para ajudarmos a combater a insônia e a melhorar nosso descanso.

Assim, a melhor maneira de fazer isso é preparando um creme de verduras e adicionando um pouco de aveia em flocos individualmente.

Além disso, podemos substituir os produtos lácteos ou a batata por aveia, que também deixará o prato consistente e cremoso.

Complemente a informação!

Sem dúvida alguma, a aveia é a rainha dos cereais, mas… Você sabia que também pode nos ajudar a perder pes?

Leia mais!

Máscara para peles delicadas

Pessoas com pele delicada, que se irrita e fica vermelha com facilidade, encontrarão um grande remédio na aveia, um cereal que oferecerá suavidade e proteção à pele.

Primeiramente, ferva duas colheres de sopa de aveia em flocos em um copo de água durante 10 minutos. Em seguida, deixe repousar e bata até obter um creme, que será aplicado no rosto como uma máscara. Deixe atuar por 15 minutos e, por fim, lave bem o rosto.

Veja também: Sabonete caseiro especial para peles delicadas e com dermatite

Banho para a dermatite

Este é um cereal que também contém mucilagem, composto que nos ajuda a suavizar a pele. É especialmente benéfica quando sofremos com coceiras. Se isso ocorrer em diferentes áreas do corpo, a melhor proposta é preparar um banho especial.

Coloque meio quilo de aveia em flocos para ferver por 3 minutos e depois bata bem a mistura. O resultado será um leite espesso de aveia, que adicionaremos à água do banho.

Esse banho pode ser completado usando uma “esponja de aveia”. Coloque três punhados de aveia em flocos dentro de uma tela porosa, tipo gaze, e amarre bem com uma fita. Essa bolsinha pode ser usada como esponja para massagear suavemente o corpo, já que em contato com a água quente irá soltando os nutrientes.

Imagens oferecidas por JaBB, robin lee e Dennis Wong

  • Gutkoski, L. C., & Pedó, I. (2000). Aveia: composição química, valor nutricional e processamento. Livraria Varela.
  • BORGES, J. T. D. S., PIROZI, M. R., DELLA LUCIA, S. M., PEREIRA, P. C., MORAES, A. R. F. E., & CASTRO, V. C. (2006). Utilização de farinha mista de aveia e trigo na elaboração de bolos. Boletim do Centro de Pesquisa de Processamento de Alimentos, 24(1).
  • Madrona, G. S., & de Almeida, A. M. (2010). Elaboração de biscoitos tipo cookie à base de okara e aveia. Revista Tecnológica, 17(1), 61-72.
  • Gutkoski, L. C., Bonamigo, J. D. A., Teixeira, D. D. F., & Pedó, I. (2007). Desenvolvimento de barras de cereais à base de aveia com alto teor de fibra alimentar. Ciência e Tecnologia de Alimentos, 27(2), 355-363.