Como prevenir a queda de cabelo

· 28 de setembro de 2014
Uma alimentação deficiente pode fazer com que a estrutura capilar se debilite. O cansaço e a falta de sono são outros fatores que podem causar a queda de cabelo.

A queda de cabelo é um problema cada vez mais comum em homens e mulheres e pode estar relacionado com fatores diários que muitas vezes passam despercebidos.

Considera-se normal a queda de até 100 fios de cabelos por dia. Por isso, a preocupação costuma aparecer somente quando percebemos que o cabelo está caindo com muita frequência e em grandes quantidades.

Quando notamos a queda de cabelo, o primeiro passo é identificar a razão do problema capilar. Essa informação será importante para que possamos tomar as medidas necessárias.

As razões pelas quais os fios caem são fatores como o clima, o estresse, a anemia, alimentação inadequada, problemas genéticos, entre outros.

Portanto, hoje nesse espaço, descubra como prevenir e tratar esse problema.

Conselhos para manter o cabelo saudável e prevenir a queda

Se notar que seu cabelo está perdendo vitalidade e caindo com muita frequência, é importante suspender imediatamente o uso de chapinhas , secadores e qualquer outro tipo de tratamento que submeta o cabelo ao calor excessivo.

Esses elementos podem debilitar ainda mais a queda do cabelo, assim é altamente recomendável evitá-los.

Além disso, manter uma dieta equilibrada é muito importante para a saúde do cabelo. As deficiências nutricionais estão diretamente associadas à queda de cabelo; debilitando a estrutura e causando rompimento dos fios.

Portanto, recomenda-se uma dieta rica em vitamina A, vitamina B, biotina, vitamina C, cobre, ferro, zinco, proteínas e água.

Os penteados apertados nas mulheres também causam a queda de cabelo. Esse tipo de penteado produz um efeito secundário chamado tração que, por conseguinte, provoca a perda de cabelo.

Leia mais: 5 formas de evitar a queda de cabelo

Mais conselhos

Há dois fatores importantes para se ter um cabelo saudável: descanso e sono bom. Estudos comprovaram que as pessoas que dormem bem tendem a ter menos perda de cabelo.

A fadiga e o cansaço são outros outros dois fatores que podem produzir a queda.

Além disso, o uso de produtos químicos fortes pode debilitar muito o cabelo e o couro cabeludo, sendo essa outra grande causa da perda de cabelo.

O uso frequente de tintas e xampus quimicamente fortes também faz o cabelo perder a vitalidade. Nesse caso, recomenda-se evitar seu uso e optar por produtos mais naturais.

Algumas pessoas têm por hábito lavar os cabelos todos os dias. Com o cabelo em estado de queda, evite lavá-los diariamente, assim deixará que ele “descanse” da umidade e dos produtos utilizados.

Antes de pentear o cabelo ou realizar qualquer penteado, certifique-se de que esteja totalmente seco. O cabelo úmido provoca a abertura dos poros capilares e, por conseguinte, haverá mais queda.

A atividade física também auxilia na saúde do cabelo. A prática regular de exercícios físicos estimula a circulação do couro cabeludo. 

Evite todo o tipo de situação estressante e preocupações; esses fatores influenciam na queda do cabelo e podem, inclusive, se converter na principal causa.

Quando notar que o cabelo começar a cair fora da normalidade dos 100 fios diários, procure um dermatologista, pois ele identificará com precisão a causa do problema e recomendará o tratamento mais adequado.

Remédios naturais contra a queda de cabelo

Babosa

Babosa interna

Recomenda-se massagear o couro cabeludo com a polpa da babosa para deter a queda do cabelo.

Saiba mais: Melhore sua saúde visual com a babosa

Cebola e limão

Para prevenir a queda de cabelo, misture o suco de um limão com o suco de uma cebola, em seguida massageie o couro cabeludo. Por fim, deixe atuar por 15 minutos e enxágue.

Leite de coco

óleo de coco

Massagear a raiz do cabelo com leite de coco irá fortalecê-lo, evitará a queda e estimulará o crescimento e o brilho.

Óleo de fígado de peixe

O óleo de fígado de peixe previne e diminui notavelmente a queda. Basta aplicar o óleo diretamente no couro cabeludo pela noite, deixar atuar e enxaguar pela manhã.

Tomate

Tomate

O tomate ajudará a combater a queda do cabelo e a reduzir notavelmente o problema. Para isso, basta triturar um tomate com cravo e, em seguida, aplicar no couro cabeludo, deixando atuar por 10 minutos.

  • Deloche, C., Bastien, P., Chadoutaud, S., Galan, P., Bertrais, S., Hercberg, S., & de Lacharrière, O. (2007). Low iron stores: a risk factor for excessive hair loss in non-menopausal women. European Journal of Dermatology17(6), 507-512.
  • Palacios, H. J. (1995). U.S. Patent No. 5,431,881. Washington, DC: U.S. Patent and Trademark Office.
  • Reynolds, T., & Dweck, A. C. (1999). Aloe vera leaf gel: a review update. Journal of ethnopharmacology68(1-3), 3-37.