Os benefícios da cebola
Revisado e aprovado por a médica Maricela Jiménez López
Se você ainda não conhece os benefícios da cebola, esse artigo foi feito para você. Esse poderoso alimento é ideal para combater doenças muito comuns. Conheça os benefícios da cebola e seu poder curativo!
Melhora a circulação
Por apresentar um alto grau de quercetina, um importante flavonoide, a cebola favorece a circulação sanguínea. Além disso, seu teor de silício ajuda a prevenir trombose e o envelhecimento das veias e artérias.
Inclusive, ajuda a reduzir, também, o colesterol no sangue e a aumentar a capacidade do organismo de dissolver coágulos internos, o que previne a trombose coronária.
Previne a anemia
Outra propriedade é a de antianêmica, afinal, ela nos oferece fósforo, ferro e vitamina E. Desse modo, ajuda o organismo na reposição de sangue e regeneração dos glóbulos vermelhos.
Ajuda a aliviar o resfriado
Outro dos benefícios da cebola é o fato de ela ser rica em vitaminas A e C, ideais para aliviar sintomas de problemas respiratórios. Além disso,os óleos essenciais que possui, devido ao seu teor de enxofre, dão à cebola a capacidade de diminuir os sintomas de doenças como a bronquite, resfriado e constipações.
Recomendamos a seguinte leitura: 11 alimentos que afetam a digestão e causam constipação
Cebola ajuda a controlar a hipertensão
Outro elemento que a cebola contém e que exerce influências positivas em nossa saúde é o potássio. O potássio é o responsável pela capacidade que a cebola tem de ajudar na eliminação do excesso de líquidos e diminuição dos riscos de sofrermos de gota, hipertensão e cálculos renais.
Benefícios da cebola: propriedades depurativas e diuréticas
O potássio e o baixo teor em sódio fazem com que a cebola ajude a evitar a retenção de líquidos, liberando as toxinas do organismo. Além disso, é benéfica para os rins e para a próstata.
Recomendamos a seguinte leitura: Como combater a queda de cabelo com remédios à base de cebola
Previne doenças do sistema nervoso
Seu alto teor de vitamina B e potássio, elementos extremamente necessários para a transmissão e geração do impulso nervoso, além do magnésio, que melhora o funcionamento do sistema nervoso e muscular, é ideal para melhorar esse setor de nosso organismo.
Emagrecer e controlar o peso
A cebola é perfeita para incluirmos em nossa dieta, seja para emagrecimento ou por uma questão de cuidado com a saúde.
Devido ao seu baixo valor calórico e seu alto teor em fibra, é ideal numa dieta de emagrecimento, já que melhora o trânsito intestinal e depura, elimina as toxinas, evitando a retenção de líquidos.
Além disso, consumir cebola também nos oferece a sensação de saciedade.
Benefícios da cebola para mulheres grávidas e crianças
A cebola é ideal para esse grupo de pessoas. Por quê? A resposta é simples: seu alto teor de folatos ajuda no crescimento e bom desenvolvimento do feto nas primeiras semanas de gravidez.
Cebola é antioxidante
A cebola tem poderes antioxidantes. O motivo é seu alto teor de vitaminas A e C, enxofre e flavonoides, tais como a quercetina e a antocianina.
Melhora a asma e inflamações
A cebola também é um bom antiasmático e anti-inflamatório. Razão? Seu alto teor de componentes à base de enxofre.
Antisséptica
Se aplicada externamente, a cebola pode atuar como antisséptico natural e é capaz de diminuir inflamações renais.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Griffiths G, Trueman L, Crowther T, Thomas B, Smith B. Onions – A global benefit to health. Phytotherapy Research. 2002.
- Ma YL, Zhu DY, Thakur K, Wang CH, Wang H, Ren YF, et al. Antioxidant and antibacterial evaluation of polysaccharides sequentially extracted from onion (Allium cepa L.). Int J Biol Macromol. 2018;
- Vazquez-Prieto MA, Rodriguez Lanzi C, Lembo C, Galmarini CR, Miatello RM. Garlic and onion attenuates vascular inflammation and oxidative stress in fructose-fed rats. J Nutr Metab. 2011;
- González-Peña D, Checa A, de Ancos B, Wheelock CE, Sánchez-Moreno C. New insights into the effects of onion consumption on lipid mediators using a diet-induced model of hypercholesterolemia. Redox Biol. 2017;
- Goldman IL, Kopelberg M, Debaene JEP, Schwartz BS. Antiplatelet activity in onion (Allium cepa) is sulfur dependent. Thromb Haemost. 1996;
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.