Como preparar um arroz-doce baixo em calorias
Escrito e verificado por a nutricionista Eliana Delgado Villanueva
Você gostaria de aprender a preparar um arroz-doce baixo em calorias? Embora seja mais comum preparar a receita tradicional com açúcar e leite integral, você pode optar por outros ingredientes com um menor teor calórico.
Obviamente, isso não significa que você deva comer grandes quantidades da sobremesa. Para manter o conceito de dieta saudável, você deve moderar as porções e preparar essa receita apenas ocasionalmente. Desfrute desse delicioso arroz-doce após as refeições principais ou como parte de um lanche.
Arroz-doce baixo em calorias
Os ingredientes que usaremos na preparação deste arroz-doce baixo em calorias contêm nutrientes muito importantes para a saúde. Para começar, o arroz branco enriquecido pode fornecer tiamina, niacina, ferro e ácido fólico, como destaca um estudo publicado no Journal of the American Dietetic Association
Por outro lado, propomos o uso do leite desnatado, pois tem menos calorias e preserva a qualidade nutricional dos laticínios que, de acordo com uma publicação da revista Food & Nutrition Research, podem proteger contra várias doenças.
Propomos também o uso de raspas de frutas cítricas, canela e adoçante para dar um sabor mais agradável. Novamente, lembre-se de que a chave para se divertir sem arrependimentos é consumir porções moderadas.
Ingredientes
- Uma xícara de arroz branco (170 g)
- 4 xícaras de leite desnatado (1 litro)
- A raspa da casca de uma laranja
- A raspa de 1 limão (somente a parte amarela da casca)
- Adoçante
- 1 talo de canela ou canela em pó
Leia também: É importante incluir sobremesas em sua dieta, mas faça escolhas saudáveis
Como preparar o arroz-doce baixo em calorias?
- Em primeiro lugar, lave o arroz e escorra-o. Depois disso, coloque-o para ferver em um litro de água.
- Em seguida, adicione a canela, as cascas raladas e o adoçante.
- Deixe o arroz ferver até a água evaporar totalmente. Não deixe de mexer o arroz para não grudar na panela.
- Quando o arroz estiver cremoso e sem água, adicione o litro de leite desnatado. Agora, você só precisa deixar o leite ferver com o arroz.
- Quando começar a ferver, deixe repousar com a tampa por alguns minutos. Se você quiser consumi-lo frio, você pode colocá-lo na geladeira quando já estiver menos quente.
Com esta receita, uma porção da sobremesa terá em torno de 83 kcal. Além disso, terá um baixo teor de gordura, já que a canela e as raspas da casca da laranja e do limão não são calóricas.
Outras opções para um arroz-doce baixo em gordura
Existe outra versão da receita de arroz-doce que pode ser preparada por quem tem intolerância ou alergia à lactose. Também é ideal no contexto de uma dieta vegana ou vegetariana. Neste último caso, um leite de origem vegetal deve ser usado.
No entanto, aqueles que são intolerantes podem optar por leite sem lactose. A escolha dependerá do gosto de cada um. O mais importante é que você pode desfrutar de uma sobremesa saudável sem medo de ganhar peso.
Ingredientes
- Meia xícara de arroz integral (85 g)
- 3 xícaras de leite de aveia (750 ml)
- Duas colheres de estévia (30 ml)
- Uma casca de limão
- 1 talo de canela
- Canela em pó
Modo de preparo
- Em primeiro lugar, ferva o arroz integral com pouca água. Neste caso, não são necessárias grandes quantidades de água. Assim que estiver pronto, refresque-o com água fria debaixo da torneira.
- Em seguida, coloque o leite de aveia para ferver com o talo de canela e a casca de limão. Assim que começar a ferver, introduza o arroz no leite.
- Deixe ferver durante 30 minutos, sem deixar de mexer para não grudar na panela.
- Por fim, retire o arroz do fogo e coloque-o na geladeira para esfriar. Ao servir, adicione canela em pó por cima.
Pode te interessar: Flã de coco sem açúcar e sem leite
Como falamos anteriormente, você também pode usar outros tipos de leites baixos em gordura. Existem os leites sem lactose desnatado e os de origem vegetal, como o de soja ou de amêndoas.
Se você apresenta algum tipo de problema digestivo ao ingerir derivados da vaca, a melhor opção é, sem dúvida, o leite de origem vegetal, que é muito mais saudável e igualmente gostoso. Anime-se a experimentar esta receita!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Thorning TK, Raben A, Tholstrup T, Soedamah-Muthu SS, Givens I, Astrup A. Milk and dairy products: good or bad for human health? An assessment of the totality of scientific evidence. Food Nutr Res. 2016;60:32527. Published 2016 Nov 22. doi:10.3402/fnr.v60.32527
- Leon Guerrero, R. T., Gebhardt, S. E., Holden, J., Kretsch, M. J., Todd, K., Novotny, R., & Murphy, S. P. (2009). White Rice Sold in Hawaii, Guam, and Saipan Often Lacks Nutrient Enrichment. Journal of the American Dietetic Association, 109(10), 1738–1743. https://doi.org/10.1016/j.jada.2009.07.008
- Gaucheron, F. (2005). The minerals of milk. Reproduction Nutrition Development. https://doi.org/10.1051/rnd:2005030
- Steinmetz, K. A., Childs, M. T., Stimson, C., Kushi, L. H., McGovern, P. G., Potter, J. D., & Yamanaka, W. K. (1994). Effect of consumption of whole milk and skim milk on blood lipid profiles in healthy men. American Journal of Clinical Nutrition. https://doi.org/10.1093/ajcn/59.3.612
- Arrowsmith, S., Kendrick, A., & Wray, S. (2010). Drugs acting on the pregnant uterus. Obstetrics, Gynaecology and Reproductive Medicine. https://doi.org/10.1016/j.ogrm.2010.05.001
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.