Como preparar macarrão com camarões ao limão
O macarrão com camarões ao limão pode ser servido como prato único e principal dependendo da quantidade. Aliás, é apto para intolerantes ao glúten e à lactose, se escolhermos um macarrão apto para celíacos. Além disso, agrada tanto a crianças como a adultos e é uma boa maneira de incluir peixe na alimentação infantil.
Valores nutricionais
Benefícios do macarrão integral
As massas integrais são mais saudáveis que as refinadas pelo maior conteúdo de carboidratos complexos e fibra. Para que o prato fique ainda mais completo, recomenda-se substituir a massa tradicional por massa integral elaborada à base de farinha de trigo que não tenha sido refinada.
Quer saber mais sobre farinhas? Então leia: Pão branco ou integral: qual é a melhor opção?
A massa integral possui um elevado conteúdo de hidratos de carbono (75 g por cada 100 g do produto), portanto, é um alimento energético, ideal para consumir antes de realizar uma atividade de grande exigência física.
Estes macronutrientes são de absorção lenta, de modo que a energia vai sendo liberada de maneira progressiva ajudando a manter a sensação de saciedade durante mais tempo.
A quantidade de gordura presente neste alimento é muito baixa e está constituída por esteróis vegetais e sem colesterol, portanto, é um alimento saudável para as funções do coração e apto nas dietas adaptadas ao controle do colesterol. Além disso, possui uma grande quantidade de fibra vegetal que favorece o controle do colesterol e da glicose no sangue.
Benefícios dos camarões
Este crustáceo, apesar de que fornece altas quantidades de colesterol, é rico em minerais e em vitaminas essenciais. O camarão fornece 80 Kcal por cada porção de 100 gramas e possui alto conteúdo de água e de proteínas.
Possui níveis relativamente altos de colesterol pois, uma porção cobre a metade dos níveis de colesterol recomendados para uma dieta saudável e equilibrada. Entretanto, se o consumimos de maneira moderada e o combinamos com alimentos baixos em gorduras, como é o caso das massas, não haveria problemas em incluí-lo em um plano de alimentação saudável.
Os camarões contêm uma alta porcentagem de minerais essenciais como o iodo, o zinco, potássio e o fósforo. Possui também grandes quantidades de vitamina B12: uma porção destes crustáceos duplica a quantidade diária recomendada deste nutriente.
Não deixe de ler também: Inclua o peixe na sua alimentação
Macarrão com camarões ao limão
Você pode variar a receita adaptando-a a celíacos ou a outras pessoas com determinadas intolerâncias alimentares.
Uma vez que já conhecemos as características nutricionais dos principais ingredientes da receita, vamos então dar a lista dos produtos e o modo de preparo passo a passo.
Ingredientes (4 pessoas)
- 300 gramas de macarrão
- 250 gramas de camarões
- 3 limões
- 150 g de queijo cremoso tipo quark
- Manjericão
- Alho em pó
- Azeite de oliva extra virgem
- Sal
- Pimenta
Modo de preparo do macarrão com camarões ao limão
- Primeiramente, coloque uma frigideira no fogo médio com duas colheres de azeite de oliva extra virgem e quando estiver quente, acrescente os camarões previamente lavados e descascados.
- Cozinhe durante 7 a 10 minutos ou até que estejam dourados. Retire-os da frigideira e coloque sobre papel toalha para eliminar o excesso de gordura.
- Rale os limões sem chegar à parte branca e reserve para decorar depois. Corte os limões em pedaços pequenos.
- Logo depois, na mesma frigideira que utilizamos para preparar os camarões, acrescente os pedacinhos de limão e mexa para ajudar a que soltem o suco.
- Enquanto isso, coloque para ferver um litro de água com azeite e sal e cozinhe a massa de acordo com as indicações do fabricante, caso utilize massa comprada.
- Quando os limões já soltaram seu suco, retire-os com a ajuda de uma pinça de cozinha e acrescente o queijo cremoso tipo quark. Se quiser um molho mais suave você pode colocar umas duas colheres da água do cozimento da massa.
- Coloque a massa na frigideira com o molho e os camarões.
- Coloque sal e pimenta a gosto e acrescente o alho em pó, o manjericão e a raladura do limão. E já está pronto para saborear.
Variações do macarrão com camarões
Você também pode substituir o queijo cremoso por outro preparado com soja apto para veganos e para intolerantes à lactose. Aliás, você também pode escolher a massa que melhor se adapte às suas necessidades.
Esta receita vai muito bem com uma salada de verduras ou com creme de ervas para uma refeição nutritiva e equilibrada. Você pode variar como quiser. A imaginação e a criatividade são suas!
Gostou deste artigo? Então, continue na nossa página porque temos mais receitas e dicas para o seu bem-estar.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Varela Moreiras, G. (n.d.). Esteroles vegetales y colesterol: una apuesta de futuro. Retrieved May 18, 2019, from https://www.fen.org.es/index.php/firma/esteroles-vegetales-y–colesterol-una-apuesta-de-futuro
- Camarón. (n.d.). Retrieved from http://www.fen.org.es/mercadoFen/pdfs/camaron.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.