Como preparar croquetes saudáveis de atum e aveia

A combinação de atum e aveia é simplesmente deliciosa. A melhor parte? Ela fornece nutrientes que são bons para o corpo. Não deixe de experimentar esta receita.
Como preparar croquetes saudáveis de atum e aveia

Última atualização: 19 fevereiro, 2022

Embora possa parecer estranho para muitos, é possível preparar croquetes de atum e aveia saudáveis. Na verdade, é uma receita que fornece uma quantidade interessante de nutrientes, o que estimula o bom funcionamento do organismo. Entre outras coisas, não são difíceis de preparar e são um prato de alta qualidade a nível organoléptico.

Agora, antes de entrar em detalhes, deve-se lembrar que a variedade na dieta é essencial. Quanto mais alimentos diferentes forem incluídos, menor será o risco de sofrer de um suprimento inadequado de nutrientes. Portanto, variar as refeições diárias com esse tipo de preparo é, sem dúvida, uma decisão sábia. Mãos à obra!

Croquetes de atum e aveia: uma receita saudável

Tanto o atum como a aveia destacam-se pela sua qualidade nutricional. Neste sentido, a sua combinação nesta receita contribui para um aporte adequado de hidratos de carbono, proteínas e gorduras saudáveis.

Ingredientes

  • 2 latas de atum em água (340 gramas).
  • 1 xícara de aveia natural (200 gramas).
  • 1/2 xícara de cenoura ralada (100 gramas).
  • 1 ramo de salsa picada.
  • 1/2 cebola picada.
  • 2 claras de ovo.
  • Azeite de oliva extra virgem.
  • Sal.
  • Pimenta.
Croquetes de atum e aveia: uma receita saudável
O atum e a aveia fazem desta receita uma opção nutritiva para acompanhar as suas refeições.

Passo a passo para preparar croquetes de atum e aveia

  • Para começar, coloque o interior das duas latas de atum em uma tigela. Em seguida, acrescente também a aveia, a salsinha e a cebola. Estes dois últimos ingredientes devem ser picados finamente.
  • Em seguida, adicione a cenoura ralada junto com as claras. Restam apenas sal e pimenta.
  • Mexa levemente a mistura e deixe descansar por meia hora para que os ingredientes fiquem bem integrados. Isso dará à aveia uma consistência suave.
  • Após o tempo recomendado, aqueça o azeite extra virgem em uma frigideira. Enquanto isso, forme os croquetes com a massa.
  • Cozinhe bem até dourar dos dois lados.
  • Quando estiverem prontos, coloque-os em um prato com papel absorvente para retirar o excesso de gordura.
  • Na hora de servir, pode preparar algum acompanhamento com legumes, embora também exista a opção de usar um molho para melhorar o sabor final.

Benefícios dos croquetes de atum e aveia

O consumo de croquetes de atum e aveia traz diversos benefícios para a saúde, desde que inseridos no contexto de uma alimentação variada e equilibrada. Embora a fritura não seja o método de cozimento mais adequado, nada acontecerá se você o usar de forma esporádica. Mas, é preciso sempre optar por um azeite de qualidade, como é o caso do azeite de oliva virgem extra.

Saúde muscular

O atum é uma das melhores fontes de proteína. Esses nutrientes são essenciais para garantir a saúde muscular ao longo dos anos. De fato, as evidências sugerem que sua contribuição ideal contribui para a prevenção de patologias como a sarcopenia, especialmente quando se exercita regularmente.

Patologias cardiovasculares

O atum contém ácidos graxos da série ômega 3. Esses nutrientes ajudam a manter a inflamação controlada dentro do corpo. Esse efeito está ligado a uma redução na incidência de patologias cardiovasculares, de acordo com um estudo publicado no FASEB Journal .

Agora, também será decisivo manter um equilíbrio entre a contribuição de ômega 3 e ômega 6 para garantir que a inflamação não desencadeie. No entanto, isso não acontece em muitas dietas, onde o nível de ômega 6 pode multiplicar o de ômega 3 por 10. Nesse cenário, o risco de adoecer aumenta.

Função digestiva

A aveia é o cereal mais completo. Tem uma quantidade significativa de fibra no interior dela. Essa substância consegue aumentar o volume do bolo fecal, o que causa um trânsito mais eficiente e menos problemas de constipação. Claro, será importante consumi-la com uma boa quantidade de água para que ela desenvolva todo o seu potencial.

Deve-se notar que parte da fibra contida na aveia fermenta a nível intestinal. Portanto, serve como substrato energético para as bactérias que habitam o trato digestivo. Essas substâncias são chamadas de beta-glucanas e demonstraram ser positivas para equilibrar a microbiota intestinal.

Benefícios dos croquetes de atum e aveia
A fibra fornecida pela aveia é benéfica para a saúde digestiva e para a microbiota intestinal.

Prepare croquetes de atum e aveia em casa

Como você pode ver, a preparação de croquetes de atum e aveia é simples. Você não precisa de muitos ingredientes ou muito tempo para alcançar um resultado fantástico. Elas podem ser incluídas na dieta com certa frequência, apesar de terem a fritura como método de cocção.

No entanto, se o que procura é cuidar da sua saúde, lembre-se de incluir esta preparação no quadro de um programa de alimentação equilibrada e saudável. Aliás, procure complementar a alimentação com outros hábitos saudáveis, como exercícios físicos. Tenha isso em mente!

This might interest you...
Substitutos veganos da carne: quais são as melhores opções?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Substitutos veganos da carne: quais são as melhores opções?

Os substitutos veganos da carne são ideais para preparar uma grande variedade de receitas sem sacrificar o sabor. Conheça as melhores opções.



  • Martone, A. M., Marzetti, E., Calvani, R., Picca, A., Tosato, M., Santoro, L., Di Giorgio, A., Nesci, A., Sisto, A., Santoliquido, A., & Landi, F. (2017). Exercise and Protein Intake: A Synergistic Approach against Sarcopenia. BioMed research international2017, 2672435. https://doi.org/10.1155/2017/2672435
  • Bäck, M., & Hansson, G. K. (2019). Omega-3 fatty acids, cardiovascular risk, and the resolution of inflammation. FASEB journal : official publication of the Federation of American Societies for Experimental Biology33(2), 1536–1539. https://doi.org/10.1096/fj.201802445R
  • Jayachandran, M., Chen, J., Chung, S., & Xu, B. (2018). A critical review on the impacts of β-glucans on gut microbiota and human health. The Journal of nutritional biochemistry61, 101–110. https://doi.org/10.1016/j.jnutbio.2018.06.010