7 conselhos para neutralizar um narcisista

Lidar com um narcisista não é fácil, especialmente quando se trata de alguém próximo a você. Descubra 7 medidas que você pode tomar para neutralizar algumas atitudes.
7 conselhos para neutralizar um narcisista

Última atualização: 04 Novembro, 2021

Lidar com uma pessoa com Transtorno da Personalidade Narcisista não é fácil. Estima-se que entre 1% e 15% da população o apresente. Neutralizar um narcisista requer muita ousadia, inteligência e, até certo ponto, um senso de alteridade.

Não se deve esquecer que, ao contrário da crença popular, o narcisismo não é uma simples máscara. É um transtorno mental em que a pessoa tem uma opinião desmesurada sobre si mesma, carece de empatia e exige atenção. Não é um construto inventado; os afetados realmente acreditam que são superiores.

Como neutralizar um narcisista?

Costuma-se pensar que, por trás de uma pessoa narcisista, está alguém frágil ou manipulável. Nada está mais longe da realidade. Embora existam narcisistas que se enquadram nesse perfil, também existem outros com um ego enorme que realmente idolatram a si mesmos. O perfil popular do transtorno é discutido por pesquisadores.

É por tudo isso que você deve ter muito cuidado ao lidar com essas pessoas. Como em muitas ocasiões essa personalidade gera conflitos e problemas, com certeza você vai querer se afastar. Descubra 7 medidas controlar um narcisista a seguir.

1. Aprenda a dizer não

Casal brigando
Ao discutir com um narcisista, é melhor saber como dar um basta com um sonoro “não” quando a situação ficar fora de controle.

Não é a palavra mágica que você deve aprender para neutralizar um narcisista. É o pilar que sustenta os outros conselhos, que você deve assimilar mais cedo ou mais tarde. O narcisista quer que todos ao seu redor aprovem seus comportamentos, suas opiniões e suas ações.

Eles usam diferentes técnicas para isso, da manipulação à comunicação. Se você aprender a dizer ‘não’ aos seus comportamentos, opiniões e ações, estará construindo uma barreira sólida que o separa dele. Você o impedirá de controlar ou manipular você, sem mencionar que não alimentará o ego dele.

Um narcisista tem fome de aprovação. Mesmo que ele não exija isso para prolongar sua personalidade, ele está sempre procurando por isso. Interromper a aprovação deles é como cortar a cabeça de uma cobra, atacando o problema pela raiz. Comece dizendo que você não merece um determinado tratamento e que não está disposto a tolerá-lo.

2. Não se concentre nele

Uma pessoa com esse transtorno sempre exige atenção. Não estamos falando daquela que se traduz em aplausos, pois por menor que seja, qualquer atenção é bem-vinda. Se você não prestar atenção ao que ele diz ou faz, estará fazendo o oposto do que ele espera que você faça.

Isso é muito mais fácil de escrever do que fazer, pois um narcisista é perito em chamar a sua atenção. Às vezes, você precisa aprender a lidar com a presença deles, o que significa que não pode ignorá-los completamente. O que você pode fazer, apesar disso, é reduzir ao mínimo a interação, bem como o interesse que você demonstra pelo que ele faz.

3. Não fique nervoso na presença deles

Alguém com esse transtorno tem autoestima elevada (inflada e distorcida, não genuína), um ego poderoso e uma confiança insuperável. Eles se dão muito bem na sociedade, têm habilidades de comunicação invejáveis e são especialistas em se destacar dos outros. É natural que você se sinta um pouco nervoso quando está na frente deles.

Eliminar o nervosismo, a ansiedade e os sentimentos de inferioridade é outra coisa que você deve fazer para neutralizar um narcisista. Se você demonstrar tudo isso, a personalidade dele será fortalecida e ele não terá medo de esmagá-lo. Nas poucas vezes em que você tiver que lidar com ele, seja firme, mantenha uma atitude calma e nunca se subestime.

4. Defina limites desde o início

Uma das técnicas para se proteger de um narcisista é estabelecer limites desde o primeiro minuto. Se você detectar no primeiro encontro que uma pessoa sofre desse distúrbio, não há nada como reduzi-lo imediatamente. Para isso, você pode levar em consideração o seguinte:

  • Não deixe que as prioridades deles superem as suas.
  • Não permita que ele supervalorize suas opiniões ou ações e faça o oposto com as suas.
  • Comunique explicitamente até onde ele pode ir (o que ele pode dizer na sua frente ou o que ele pode fazer).
  • Identifique os sinais de que ele está tentando manipular você.
  • Deixe-o saber que ele não é nem mais nem menos que os outros.
  • Afaste-se se sentir que a personalidade dele está absorvendo você ou esgotando você de alguma forma.

Estas são algumas ideias que você pode aplicar para neutralizar uma pessoa narcisista. Se você ainda não as aplicou, sempre há tempo para começar. Você só precisa ter confiança e determinação caso pense que a atitude dele está prejudicando a sua vida.

5. Não se deixe ser manipulado ou mudar de ideia

Manipulação emocional
Muitos narcisistas são adeptos da manipulação para alcançar seu próprio sucesso em detrimento dos outros. Saber identificar essas situações é fundamental.

A manipulação é uma das muitas facetas do Transtorno da Personalidade Narcisista. Entre muitas outras coisas, as pessoas fazem isso para demonstrar seu poder ou influência sobre os outros. Não o fazem de forma abrupta ou imponente no início, mas é algo que vão trabalhando aos poucos.

Em qualquer caso, um narcisista sempre tentará controlá-lo. Ele tentará modificar seus hábitos, suas opiniões, ideias e ações. Por exemplo, ele pode influenciá-lo a substituir seu estilo de vestir por um que ele considere melhor. Portanto, o que você precisa fazer é não mudar de ideia, especialmente diante daquelas coisas que vão contra seus princípios ou ideais.

6. Minimize suas realizações e habilidades

Outro truque para lidar com um narcisista é minimizar suas realizações ou habilidades. Sugerimos que você as ignore, exceto nas ocasiões em que forem estritamente necessárias. Se ele manifesta o lado mais extraordinário da sua personalidade nelas, você pode compensar reduzindo as suas conquistas.

Por exemplo, uma pessoa com esse transtorno fará você acreditar que ela é mais atraente, mais inteligente ou mais capaz de realizar uma tarefa. Você pode fazer com que saibam que suas opiniões são superestimadas, o que não significa negá-las. Dizer a ele que ele não é tão atraente, que você conhece pessoas mais inteligentes ou que você é mais adequado para uma determinada atividade o consumirá por dentro.

7. Demonstre as suas habilidades

Conectando-se com o acima, sugerimos outra dica para neutralizar um narcisista: demonstre suas as suas próprias habilidades. Indicamos que o nervosismo nunca deve invadir você na presença deles, o que não indica praticar falsa modéstia ou esconder suas habilidades.

Faça coisas em que você é superior a ele, dando-lhe uma dose de realidade. Se ele se vangloria de um determinado desempenho acadêmico, conquistas ou qualidades na vida, faça o mesmo. Somando esta com as outras recomendações, você vai conseguir neutralizar o narcisista.

Como discutimos no início, o narcisismo é um transtorno mental que pode ser ligeiramente melhorado com a ajuda de um profissional. No entanto, as expectativas devem ser realistas: é um problema complexo e muitas vezes requer um longo processo. Se você conhece alguém narcisista e gosta dessa pessoa, ajude-a a buscar apoio especializado.

Pode interessar a você...
Transtorno narcisista da personalidade
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Transtorno narcisista da personalidade

O transtorno narcisista da personalidade consiste em um sentido exagerado de egocentrismo, afeição por si mesmo e escassa empatia para com os demai...



  • Miller, J. D., Lynam, D. R., Hyatt, C. S., & Campbell, W. K. Controversies in narcissism. Annual review of clinical psychology. 2017: 13: 291-315.
  • Mitra, P., & Fluyau, D. Narcissistic Personality Disorder. 2020.